Estratégia

Planejamento Estratégico: Entenda a Importância para o Seu Negócio

By 25 de março de 2015 No Comments
planejamento estratégico

Compartilhe isso!

As organizações têm passado por constantes mudanças em seu modelo de gestão organizacional, como resposta ao aumento da competitividade e às flutuações na economia. Por isso, torna-se cada vez mais indispensável a adoção de uma visão abrangente do seu negócio que permita uma análise cuidadosa das ações e processos da empresa.

O planejamento estratégico é um dos processos gerenciais que podem oferecer a qualquer organização, independente do tamanho ou área de atuação, as ferramentas necessárias para o gerenciamento dos processos. O bom planejamento estratégico é responsável por impulsionar a sua empresa na direção mais favorável, auxiliando para que ela possa se antecipar às crises e ameaças por meio do diagnóstico de oportunidades e melhorias. Assim, separamos neste post algumas dicas para você aprender mais sobre a importância do planejamento estratégico para o seu negócio. Confira!

O que é o planejamento estratégico empresarial?

De modo genérico, o planejamento estratégico é um conjunto de compromissos e ações criados para que os planos desejados sejam implementados. Dentro da empresa, o planejamento estratégico funciona como um processo gerencial que vai apresentar, de maneira integrada, um amplo conjunto dos objetivos do seu negócio, definidos a partir da filosofia, da missão e da orientação de sua instituição. Entretanto, não considere o planejamento apenas como uma reunião das aspirações de uma empresa, pois ele inclui também tudo o que precisa ser feito para transformar essas aspirações em realidade.

As vantagens do planejamento estratégico

Aquelas empresas que investem na elaboração e manutenção do planejamento estratégico têm como vantagem a estruturação de metas claras, reconhecimento da área em que atuam, ordenação dos esforços e o estabelecimento de objetivos de longo prazo.

Além de ser uma poderosa ferramenta gerencial, outro benefício do planejamento estratégico é a possibilidade de efetivar planos de ação exclusivos, que diferenciam o seu negócio da concorrência, seja porque eles não conseguirão copiar, seja porque eles consideram custosos demais para imitar.

Por último, o planejamento estratégico serve ainda como um instrumento pedagógico a partir do momento em que ele estimula a ação, a criatividade e o raciocínio crítico dos colaboradores que atuam nos vários níveis da sua empresa.

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook