Estratégia

O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

By 11 de junho de 2019 No Comments
O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas

Compartilhe isso!

São as pessoas que fazem acontecer em sua empresa. Por isso, saber gerenciar os talentos de seu negócio é fundamental

Você sabe o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e como esse processo funciona?

Em seu nível mais básico, esse tipo de planejamento tem como objetivo garantir uma equipe adequada para atender às metas operacionais e estratégicas da sua empresa. Assim, combina as pessoas certas com as habilidades certas, no momento certo.

Devido às suas especificidades, cada organização terá um planejamento diferente. Isso vai depender de suas necessidades atuais e futuras. No entanto, há uma estrutura básica que você pode seguir para garantir que esteja no caminho certo.

Neste artigo vamos falar sobre o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas. Você verá também quais passos fundamentais você precisa seguir para criar um plano que te permita conduzir melhor os seus recursos humanos.

Leia também: Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas

O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas?

Planejar a gestão de pessoas de maneira estratégica é promover a conexão entre os colaboradores e as estratégias, objetivos e metas de uma organização.

Além disso, com essa prática é possível também:

  • Incentivar a inovação e a criatividade;
  • Aumentar a vantagem competitiva;
  • Desenvolver ajustes para a cultura organizacional;
  • Melhorar o desempenho dos negócios.

Para que esse planejamento seja bem sucedido, o setor de RH desempenha papel vital como parceiro estratégico na criação e implementação das políticas da empresa.

É ele o responsável, dentre outras atividades, por:

  • selecionar;
  • contratar;
  • treinar;
  • gratificar os funcionários.

Tudo isso sempre buscando sempre desenvolver atividades que gerem impacto no crescimento da organização.

Nesse sentido, confira esta definição que resume o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas:

Um conjunto de ações com o objetivo de desenvolver e reter funcionários para atender às necessidades dos planos de longo prazo da empresa, promovendo uma ponte entre as ambições organizacionais e a força de trabalho necessária para alcançar tais ambições.

A importância do planejamento estratégico de gestão de pessoas

É mais provável que as empresas tenham sucesso quando todas as equipes estão trabalhando com os mesmos objetivos. O planejamento estratégico de gestão de pessoas faz a análise dos funcionários e determina as ações necessárias para aumentar seu valor para a empresa.

Esse tipo de planejamento também utiliza os resultados dessa análise para desenvolver técnicas de RH capazes de identificar as fraquezas dos funcionários e promover melhorias.

Além disso, planejar a gestão de pessoas de maneira estratégica pode gerar benefícios como:

  • Maior satisfação no ambiente trabalho;
  • Melhorias na cultura organizacional;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Gerenciamento eficiente de recursos;
  • Maior proatividade, engajamento e produtividade.

Este post também deve interessar a você: É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?

Antes de conferir o passo a passo para fazer o planejamento estratégico de gestão pessoas, dê uma olhada nestas dicas de RH:

O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas

7 passos para o planejamento estratégico de gestão de pessoas

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e sua importância, é hora de conferir suas etapas fundamentais.

Em linhas gerais, este é um processo que começa com uma avaliação da equipe atual. Em seguida, passa a prever as futuras necessidades de pessoal com base nas metas do negócio.

A partir daí, você precisará alinhar a estratégia de sua organização ao planejamento e implementá-lo. Isso não apenas pensando na contratação de novos funcionários, mas também para reter e treinar adequadamente os colaboradores, com base nas mudanças que você julgar necessárias.

Passo 1 – Compreenda os objetivos da sua empresa

O sucesso da sua gestão de pessoas depende do quão bem alinhado o setor de RH está com os objetivos gerais da empresa.

Para isso, procure garantir uma comunicação interna clara das metas de sua empresa. Isso facilitará que o pessoal de RH formule uma estratégia eficaz de gerenciamento dos recursos humanos.

Passo 2 – Avalie a capacidade dos seus recursos humanos

Avaliar seus recursos humanos atuais permitirá que você entenda os funcionários que você tem e como eles contribuem para o cumprimento de suas metas e objetivos.

Por isso, é interessante que você faça um mapeamento das habilidades de cada colaborador. Assim, você conseguirá identificar quais funcionários são melhores e mais úteis em áreas específicas. Dessa forma, permitindo uma alocação mais eficiente.

Uma equipe estratégica de RH analisará o número de funcionários, bem como suas habilidades. Em seguida, trabalhará com a liderança para identificar maneiras de equipar melhor os funcionários para atender às necessidades de sua empresa.

Passo 3 – Faça uma estimativa das futuras necessidade de RH

Após uma análise dos funcionários e de suas respectivas habilidades em relação aos objetivos da sua empresa, é preciso fazer uma projeção para suas necessidades de RH. Isso deve ser feito levando em consideração os seguintes aspectos:

Demanda

Uma previsão precisa ser feita em relação ao número de funcionários com as habilidades que serão necessárias para que as necessidades futuras de sua empresa sejam atendidas.

Oferta

Olhar para os funcionários e habilidades que estão atualmente disponíveis para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos estratégicos.

A projeção das futuras necessidades de RH da sua empresa ajudam a determinar, dentre outras coisas:

  • Novos cargos e funções necessárias para garantir o futuro da empresa;
  • Competências exigidas dos funcionários atuais para assumir as responsabilidades de novos cargos e funções;
  • Se a experiência de seus funcionários está sendo suficientemente utilizada;
  • Se o pessoal e as práticas de RH atuais podem acompanhar o crescimento da empresa.

Passo 4 – Determine as ferramentas necessárias para execução do trabalho

O planejamento estratégico de gestão de pessoas precisa mostrar quais são as ferramentas necessárias para que os colaboradores consigam desempenhar suas funções com eficiência.

Por exemplo, uma auditoria de hardware e software pode ser realizada em conjunto com o departamento de TI. Assim, será possível identificar lacunas nas ferramentas que sua empresa precisa.

Passo 5 – Implemente a estratégia de gestão de pessoas

Depois de determinar as necessidades de pessoal da sua empresa, é hora de implementar a sua estratégia de gestão de pessoas

Recrutamento

Na fase de recrutamento, você inicia a busca por candidatos que correspondam às habilidades das quais a sua empresa precisa.

Essa fase pode envolver a publicação em sites de emprego e a busca em redes sociais como o LinkedIn por funcionários qualificados.

Incentive que os funcionários atuais recomendem pessoas que conheçam e que possam se encaixar bem na empresa

Seleção

Depois de se conectar com um grupo de candidatos qualificados, realize entrevistas e avaliações de habilidades para determinar o melhor ajuste para sua organização. Se você previu adequadamente a oferta e a demanda (Passo 3), não deve ter dificuldade em encontrar as pessoas certas para as funções certas.

Contratação

Decida os candidatos finais para as posições abertas e amplie as ofertas.

Treinamento e desenvolvimento

Depois de contratar seus novos funcionários, introduza-os às rotinas da empresa. Organize o treinamento para agilizar os procedimentos da sua empresa.

Incentive os novatos a continuar desenvolvendo suas habilidades para atender às necessidades de sua empresa à medida que elas forem mudando.

Veja mais: Critérios para promoção de funcionários: reconhecimento

Remuneração e benefícios

Mantenha seus funcionários atuais e recém-contratados satisfeitos. Para isso, ofereça salários competitivos e pacotes de benefícios, recompensando-os quando necessário.

Assim, ao manter bons funcionários, você economizará muito tempo e dinheiro para sua empresa em longo prazo.

Relações entre funcionários

Uma forte cultura empresarial é essencial para atrair os melhores talentos.

Além disso, certifique-se de que sua empresa esteja mantendo um ambiente de trabalho seguro para todos, com foco na saúde, segurança, qualidade de vida e bom relacionamento entre os colaboradores.

Passo 6 – Monitoramento e avaliação de desempenho

Para garantir o sucesso do seu planejamento estratégico de gestão de pessoas, é fundamental que você monitore e avalie a evolução do desempenho dos colaboradores e das ações que você está implementando.

Dessa forma, será possível identificar o que não tem dado certo e fazer os devidos ajustes.

Procure instituir análises de desempenho regulares para todos os funcionários. Assim, depois que o seu planejamento estiver em vigor por um determinado período de tempo, você poderá avaliar se ele ajudou a sua empresa a alcançar as metas de produção, lucro, volume de vendas, retenção e satisfação dos funcionários etc.

Se tudo estiver funcionando sem problemas, continue com o plano. No entanto, se houver obstáculos ao longo do caminho, você sempre poderá alterar diferentes aspectos para melhor atender às necessidades da sua empresa.

Agora que você já está por dentro sobre o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e como ele funciona, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu neste artigo?

Leia mais: Por que implantar RH na pequena empresa?

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial com foco nas pessoas, nas excelência e na satisfação dos clientes. Dessa forma, busca sempre agregar valor ao negócio e alcançar resultados.

Uma importante habilidade na gestão de recursos humanos é o gerenciamento de conflitos. Quer saber mais sobre este tema? Então, baixe nosso e-book gratuito: 8 dicas de como gerenciar conflitos

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook