Skip to main content

Compartilhe isso!

Será que a sua empresa é adepta ao pensamento sistêmico? Aliás, você tem ideia sobre o que é pensamento sistêmico nas organizações?

Esse modo de enxergar e conduzir uma empresa parte do princípio de que os diferentes departamentos encontram interligados. Isso significa que as decisões tomadas em um lugar podem impactar direta ou indiretamente um outro ponto do negócio.

Por exemplo, as ações de marketing exercem impacto no setor de vendas. Ou seja: no pensamento sistêmico, o desempenho e as ações de uma parte do negócio influenciam outras partes.

E para que você possa entender melhor sobre esse assunto, elaboramos aqui um artigo que vai explicar o que é pensamento sistêmico nas organizações e quais os benefícios de adotar essa visão mais holística sobre o modelo de negócio.

Além disso, continue a leitura para conferir também 6 dicas de como adotar o pensamento sistêmico da administração na sua empresa:

  1. Promova o alinhamento de objetivos e expectativas entre as lideranças da empresa;
  2. Conscientize os colaboradores sobre a importância do trabalho em conjunto e da integração entre os departamentos;
  3. Incentive a transparência em relação às tomadas de decisão;
  4. Faça reuniões periódicas entre gestores e colaboradores;
  5. Promova treinamentos para moldar o mindset dos colaboradores e das lideranças a respeito do pensamento sistêmico;
  6. Incorpore o pensamento sistêmico ao planejamento estratégico da organização.

Leia também: Visão sistêmica da empresa: O que é? Por que é importante? Quais os benefícios? Como colocar em prática?

O que é pensamento sistêmico nas organizações?

Podemos definir o que é pensamento sistêmico nas organizações como filosofia a partir da qual a empresa passa a ser encarada como um sistema vivo.

Essa forma de enxergar a organização baseia-se na ideia de que todos os elementos que a compõem encontram-se interrelacionados. Ou seja, as diferentes instâncias e departamentos da empresa exercem influência (direta ou indireta) umas sobre as outras.

Organizações adeptas ao pensamento sistêmico acreditam que tudo na empresa está conectado. Logo, as decisões não devem ser tomadas isoladamente, sem considerar o impacto que elas podem ter no todo.

Quer entender ainda melhor o que é pensamento sistémico? Então, confira este vídeo do professor Carlos Xavier:

Quais são os benefícios do pensamento sistêmico da administração?

As empresas que adotam o pensamento sistêmico são capazes de enxergar com mais clareza a relação que os diferentes setores têm entre si.

Isso permite que as tomadas de decisão sejam feitas a partir de uma visão mais macro sobre a organização, considerando as implicações que elas podem ter em outros aspectos do negócio.

Ao conduzir o modelo de negócio de maneira sistêmica, consegue-se reduzir significativamente erros e retrabalhos capazes de gerar duras consequências, principalmente no lado financeiro. A gestão de riscos se torna mais eficiente.

O pensamento sistêmico coloca como prioridade aquilo que é bom para a empresa como um todo. Quando as decisões não pensadas e tomadas de forma isolada, a empresa toda sai ganhando, e não apenas os departamentos mais estratégicos.

Essa visão mais holística permite antecipar cenários e ter maior controle sobre os resultados das ações e estratégias de negócio que são implementadas. Dessa forma, passa-se a ter uma orientação mais assertiva sobre que caminhos seguir rumo aos objetivos da organização.

Confira abaixo outros benefícios do pensamento sistêmico da administração:

  • Otimização dos esforços;
  • Maior eficiência da gestão estratégica;
  • Melhoria na gestão de conflitos internos;
  • Ambiente organizacional pautado na colaboração;
  • Redução de atritos entre os departamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal;
  • Maior sinergia;
  • Aumento da vantagem competitiva.

Confira também este esquema que mostra as diferenças entre o pensamento sistêmico e o pensamento tradicional:

 

6 dicas de como adotar o pensamento sistêmico da administração

Não é muito difícil encontrar empresas que insistem em tomar decisões de negócio importantes de forma isolada, desconsiderando o contexto organizacional e os impactos de cada decisão.

Se você não quer seguir esse exemplo, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.

Agora que você já sabe o que é pensamento sistêmico nas organizações e quais são os principais benefícios do pensamento sistêmico, é hora de conferir algumas dicas essenciais para adotar essa visão holística na sua empresa.

1. Promova o alinhamento de objetivos e expectativas entre as lideranças da empresa

Se cada líder tiver metas diferentes e não alinhadas, será impossível fazer o sistema funcionar adequadamente, por isso, é fundamental que todos estejam na mesma página.

2. Conscientize os colaboradores sobre a importância do trabalho em conjunto e da integração entre os departamentos

O segredo do bom funcionamento de um sistema é que suas partes estejam integradas, gerando sinergia para que o todo seja mais produtivo e eficiente.

3. Incentive a transparência em relação às tomadas de decisão

Evite a formação de “panelinhas” administrativas, com cada departamento segurando seus dados e informações como se fossem ativos de sua propriedade.

A tomada de decisões deve ser justificada com fatos e compartilhada com todos.

4. Faça reuniões periódicas entre gestores e colaboradores

Uma linha direta de comunicação vertical é fundamental para que líderes e liderados alinhem expectativas, objetivos e resultados.

5. Promova treinamentos para moldar o mindset dos colaboradores e das lideranças a respeito do pensamento sistêmico

Nem todos os colaboradores entendem o pensamento sistêmico, por isso, é muito importante que ele seja divulgado na empresa e “ensinado” para todos.

6. Incorpore o pensamento sistêmico ao planejamento estratégico da organização

Por fim, o pensamento sistêmico deve nortear as tomadas de decisão estratégicas, sem isso, ele não estará, de verdade, auxiliando a empresa  a ser mais eficiente e produtiva.

Veja mais: Passo a passo do planejamento estratégico empresarial em 7 etapas fundamentais

Bom, ficou claro o que é pensamento sistêmico nas organizações? Implemente esse modo de enxergar a empresa à cultura da sua organização e obtenha uma melhor desempenho.

A Setting é um empresa de consultoria com foco em resultados. Usamos a visão sistêmica em nossos projetos.

Entenda melhor nossa maneira de trabalhar baixando este infográfico gratuito: Como atuamos na sua empresa?

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook