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O que é Modelo Canvas: definição e como fazer um para o seu negócio

By 8 de agosto de 2019 No Comments
O que é Modelo Canvas

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Criar um plano de negócios não é uma tarefa simples. Aliás, é um processo que pode se alongar por muito tempo, se não for feito com critério. No entanto, ela pode ser facilitada com o uso de uma ferramenta bastante comum no meio corporativo: o Modelo Canvas.

Neste artigo você vai descobrir o que é Modelo Canvas e como fazer um Modelo Canvas para o seu negócio em 9 passos simples. Assim, você notará que essa metodologia é bastante ágil, ideal para quem quer ir direto ao assunto e colocar suas ideias em prática rapidamente.

Acompanhe este posts e descubra todos os segredos dessa metodologia!

Leia também: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: afinal, vale a pena todo esse trabalho?

O que é Modelo Canvas?

Criado em 2005 pelo teórico econômico suíço Alexander Osterwalder e pelo cientista da computação Yves Pigneur, o Business Model Canvas (BMC), ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para definir e comunicar com rapidez e facilidade uma ideia ou conceito de negócio.

Trata-se de uma representação gráfica dos 9 pilares de uma organização.

  • Propostas de valor (o que o seu produto faz e promete fazer);
  • Segmentos de clientes (para quem o seu produto se destina);
  • Atividades-chave (principais atividades que viabilizam a proposta de valor);
  • Recursos-chave (humanos, financeiros, físicos, intelectuais);
  • Canais (meio pelo qual a organização fornece sua proposta de valor);
  • Relacionamento com clientes (como a empresa se relacionará com sua base de clientes);
  • Principais parceiros (como terceiros se encaixam no plano);
  • Estrutura de custos (todos os custos relacionados aos negócio);
  • Fluxos de receita (como o produto fará dinheiro).

Já viu um quadro de modelo de negócios? Então, confira esta ilustração:

O que é Modelo Canvas

Fonte: ASID

Com o Canvas, você consegue visualizar melhor o seu plano de negócios. Por isso, consegue fazer as alterações necessárias com mais facilidade. Isso porque não precisa ficar indo e voltando em longas páginas de um documento escrito.

Muitos gestores definem o que é Modelo Canvas como uma ferramenta adequada tanto para a análise de seu modelo de negócios existente quanto para o design de uma nova ideia. Portanto, é uma ferramenta de gestão empresarial bastante versátil.

Ele pode te ajudar a entender um modelo de negócios de maneira direta, estruturada e coerente. Ilustrando, assim, todas as estruturas organizacionais.

Como fazer um Modelo Canvas?

Agora que você já sabe o que é Modelo Canvas, confira 9 passos básicos de como fazer um Modelo Canvas para o seu negócio.

1 – Crie a proposta de valor

A proposta de valor é fundamental para qualquer negócio. Ela destaca a experiência e os resultados que o produto e seu uso produzem.

Trata-se do conjunto de vantagens que o seu produto ou serviço oferece para determinado segmento de mercado, determinando as razões pelas quais o público deve escolher você e não o concorrente.

Boas perguntas a fazer ao definir a proposta de valor do seu negócio:

  • Qual problema você se propõe a resolver?
  • Qual valor central você entrega ao cliente?
  • Quais necessidades do cliente você está satisfazendo?

2 – Defina o seu segmento de clientes

Nesta etapa, você deve definir a que grupo (ou grupos) você vai direcionar as suas soluções.

Para isso, leve em consideração informações como faixa etária, sexo, classe social, faixa salarial, hábitos de consumo, preferências, ambições, necessidades etc.

Uma boa forma de fazer essa segmentação é a partir da criação de buyer personas, que são a representação do cliente ideal para a sua marca.

3 – Relações com o consumidor

Após estabelecer a sua Proposta de Valor e desenvolver suas personas para entender melhor os segmentos de clientes, fica a pergunta: como será o relacionamento com esses clientes?

Relacionamento com o cliente é definido como o modo com que uma empresa interage com seus clientes. Tendo isso em vista, questione-se:

  • Qual relacionamento o cliente-alvo espera que você estabeleça?
  • Como você pode integrar isso ao seu negócio em termos de custo e formato?

4 – Canais de comunicação

Os canais são definidos como os caminhos pelos quais o cliente entra em contato com sua empresa e se torna parte de seu ciclo de vendas. Isso geralmente é coberto pelo plano de marketing do seu negócio.

Boas perguntas a serem feitas para identificar os canais para alcançar seus clientes são:

  • Como vamos comunicar a nossa proposta de valor para o nosso segmento de clientes?
  • Quais redes sociais nossos clientes mais utilizam?
  • Nossos clientes preferem TV, rádio ou portais de notícia para se informarem?

Entender como alcançar seus clientes é crucial para o sucesso do seu negócio.

5 – Atividades-chave

Atividades-chave são aquelas fundamentais para produzir a proposta de valor da empresa.

Por isso, faça uma lista com as atividades mais relevantes para o seu negócio e os processos mais importantes que precisam ocorrer para que o seu modelo de negócios funcione.

  • Quais atividades sua proposta de valor exige?

6 – Recursos-chave

Agora é hora de pensar em quais recursos são fundamentais para executar as atividades listadas anteriormente. Dessa forma, será possível entregar a proposta de valor.

Por exemplo:

  • Infraestrutura;
  • Pessoal capacitado;
  • Dinheiro;
  • Patente;
  • Maquinário;
  • Veículos, etc.

7 – Parceiros-chave

Os parceiros-chave são outras empresas, fornecedores e demais interessados em te ajudar a fazer o seu negócio progredir. Afinal, é impossível empreender sem se relacionar com outras empresas e pessoas, além dos clientes.

Eles são figuras fundamentais para que você consiga entregar ao seu cliente o valor que você prometeu.

  • Quem são seus principais parceiros / fornecedores?
  • Quais são as motivações para as parcerias?

8 – Estrutura de custos

Sua estrutura de custos empresariais é definida como o custo monetário de operar como um negócio. Isso será fundamental para a gestão financeira de sua empresa, por isso, responda:

  • Quanto custa para alcançar suas atividades-chave de negócios?
  • Quais são os custos dos meus recursos e parcerias-chave?
  • Quanto custa para alcançar a proposta de valor para meus clientes?
  • Quais são os custos fixos e variáveis do meu negócio?

9 – Fluxos de receita

Os fluxos de receita são definidos como a maneira pela qual sua empresa converte sua proposta de valor em ganho financeiro.

  • Como seu negócio vai gerar receita?
  • Que valores seus clientes estão dispostos a pagar por suas soluções?

Gostou de saber o que é Modelo Canvas e como fazer? Então que tal implementar essa ferramenta na sua empresa?

Para ajudar você, confira este vídeo do SEBRAE, com mais dicas:

Saiba mais: Conheça (ou relembre) as principais ferramentas de gestão empresarial e como usar em seu negócio

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial com foco em geração de valo e resultados. Por isso, usa uma visão sistêmica, valorizando as pessoas e a excelência, com ética e transparência, para ajudar a formular as estratégias de seu negócio.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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