Estratégia

ERP Online: a tecnologia na sua empresa hoje!

By 12 de julho de 2018 No Comments
motivos-para-usar-erp

O número de pequenas e médias empresas que buscam tecnologias como forma de aperfeiçoar e automatizar seus processos internos aumenta a cada ano. Resultados da pesquisa do PortalERP divulgados em 2017 apontam que 44% das empresas desejavam investir na atualização de seus sistemas de gerenciamento ou na melhoria de processos.

Além disso, segundo pesquisa feita pelo IDG Research Services, companhias que utilizam um sistema de gestão têm uma produtividade 10% maior — em comparação àquelas que não utilizam ferramentas semelhantes — e têm crescimento 35% mais rápido.

Tanto empresas urbanas quanto rurais se beneficiam ao utilizarem a tecnologia como parceira do dia a dia. Softwares de gestão completos estão em pauta sempre que se discute planejamento e gerenciamento de atividades de forma eficiente e simplificada, seja em relação ao comércio ou à realização de serviços.

É um investimento que assegura a relação positiva entre custo x benefício e o desenvolvimento sustentável do negócio.

Neste artigo, abordamos a tecnologia do sistema ERP online como forma de garantir a otimização dos processos empresariais e alavancar os lucros futuros. Quer saber mais? Então continue acompanhando!

O que é ERP

ERP — Enterprise Resource Planning, no inglês — significa Sistema de Recursos Empresariais. Com esse sistema integrado o gestor pode acompanhar os diferentes setores da empresa de forma simplificada e ter acesso aos indicadores de desempenho do negócio.

Acompanhando os números da companhia por meio de um sistema simples e inteligente, o empreendedor pode garantir a organização dos processos e tomar decisões no presente visando o futuro. Afinal, o objetivo é fazer a empresa crescer  constantemente, não é?

O uso de planilhas ou de diferentes ferramentas para diferentes segmentos pode gerar alguns problemas. Utilizando planilhas, por exemplo, corre-se o risco de modificar os dados de forma errada e não ter os antigos registrados, o que pode causar uma série de transtornos para a equipe.

Esses métodos geralmente são utilizados por pequenas empresas e pode ser um perigo caso o negócio cresça significativamente — o risco tem relação com uma cultura empresarial já formada (toda uma equipe acostumada com processos não eficientes) e a transição problemática para o amadurecimento administrativo.

É importante ter informações precisas desde o início do empreendimento para que a equipe possa trabalhar com mais eficiência e o gestor possa tomar decisões pragmáticas, guiando o negócio na direção certa. É aí que entra o ERP.

Pensando na empresa

Uma firma abrange muitos pormenores que, somados, resultam no sucesso ou no fracasso do negócio. Mesmo que o gestor tenha os conhecimentos necessários e saiba delegar devidamente as funções dentro da corporação, é possível que determinada área da gestão ainda fique comprometida se não houver um sistema inteligente para registrar os dados.

Você sabe quais são as áreas que precisam ser controladas dentro de uma empresa para que não haja surpresas desagradáveis? Confira algumas:

Deve-se também considerar o gerenciamento do quadro de funcionários e os treinamentos de equipe para otimizar a produção e deixá-la alinhada com as diretrizes da empresa.

Além de optar por uma consultoria empresarial eficiente para gerar melhorias no contexto geral do seu negócio e auxiliar na implementação de uma nova estrutura, recomenda-se a utilização de softwares de gestão. Essa aliança resulta em organização e em diagnósticos e números precisos, os quais oferecem uma visão geral e exata do que precisa ser alterado ou mantido.

Benefícios de se utilizar o ERP online

Além dos benefícios já citados anteriormente, como controle das áreas financeira e de estoque, há outros, como:

  • substituir o uso do papel;
  • emitir notas fiscais rapidamente;
  • modalidade PVD para lojas;
  • opções para contratos;
  • relatórios;
  • controle de filiais;
  • controle de empresas de diferentes ramos;
  • controle de acesso ao sistema;
  • importação e exportação de planilhas;
  • sistema 100% online;
  • entre outros.

Percebe os inúmeros benefícios de utilizar a tecnologia a favor de sua empresa? Ao ter o controle sobre os itens elencados acima, a produtividade é melhorada e as perdas são reduzidas. Além disso, como já mencionado, a tomada de decisões é mais precisa e estratégica.

Ter os dados de diferentes setores da companhia ao alcance é um diferencial competitivo que permite, inclusive, direcionar investimentos para os segmentos cujos números estão abaixo do ideal. A análise concreta dos dados possibilita a construção de estratégias eficientes e a harmonização de todos os processos.

Decisões que se apoiam em números equivocados ou são feitas a curto-prazo podem prejudicar o andamento das finanças. Um software de gestão auxilia a administração geral do negócio, sendo necessário somente que se mantenha as informações devidamente atualizadas e que haja o conhecimento necessário do gestor para fazer a análise dos indicadores e agir baseando-se nos números obtidos.

E então, se interessou pelos benefícios de um sistema integrado que permitirá o total controle sobre as áreas mencionadas? Está pronto para introduzir a tecnologia na sua empresa hoje mesmo? Então não perca mais tempo e conheça o sistema ERP online!

Comentários no Facebook