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Sem se planejar, é impossível criar as condições que sua empresa precisa para crescer de forma sustentável no futuro, mas você sabe como  fazer um bom planejamento estratégico?

Se não, saiba que elaboramos um excelente passo a passo para planejamento estratégico para empresas que você precisa conhecer.

Para que um negócio dê certo, é necessário planejar todas as estratégias que devem adotadas, assim, a é possível conduzir a empresa a seus objetivos de longo prazo.

Nesse sentido, é redigido um documento que servirá como um guia, orientando gestores e equipes sobre os melhores caminhos e ações rumo ao sucesso da empresa.

A este documento dá-se o nome de planejamento estratégico. Ele servirá como base para a gestão do negócio e, portanto, é indispensável.

Neste artigo, você entender melhor o que é e como fazer um bom planejamento estratégico empresarial a partir de 7 passos essenciais.

Por isso, continue a leitura e saiba quais etapas você deve seguir na elaboração do seu PE.

Leia também: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

O que é planejamento estratégico empresarial?

Antes do nosso passo a passo para planejamento estratégico empresarial, é importante relembrarmos o conceito por trás dessa importante ferramenta de gestão empresarial.

Planejar de maneira estratégica significa, no contexto organizacional, estabelecer objetivos de médio e longo prazo e, dessa forma, definir as ações que deverão ser adotadas para alcançar esses objetivos.

É a partir do planejamento estratégico que se define também como os recursos dos quais a empresa dispõe serão alocados a fim de atingir os resultados pré-estabelecidos.

Uma das principais intenções por trás do planejamento estratégico é permitir que o gestor identifique as vantagens competitivas do negócio e, assim, as utilize como instrumento para se destacar no mercado e aumentar a lucratividade.

Na verdade, o planejamento estratégico pode ser definido também como um roteiro para direcionar recursos, esforços e iniciativas de maneira mais assertiva, orientando as tomadas de decisão.

Dessa forma, com um bom planejamento estratégico, fica mais fácil garantir que os resultados esperados sejam, de fato, alcançados. Por isso, veja a seguir o passo a passo para planejamento estratégico empresarial que preparamos para você.

Confira em nosso blog: Como apresentar um planejamento estratégico: 8 dicas que você precisa conhecer

Passo a passo: planejamento estratégico empresarial

Chegou a hora de conferir as etapas de como fazer um bom planejamento estratégico.

O passo a passo que você verá a seguir te ajudará na busca pelo sucesso do seu negócio.

1 – Estabeleça uma identidade e um posicionamento organizacional

A primeira etapa do nosso passo a passo para planejamento estratégico para empresas consiste em estabelecer uma identidade e um posicionamento organizacional.

Ou seja, é necessário estabelecer a Missão, a Visão e os Valores da empresa.

  • A Missão é a razão de ser da empresa, é o que justifica sua existência.
  • Já a Visão se refere ao sonho dos fundadores da empresa, aos objetivos de longo prazo.
  • Por fim, os Valores são os princípios inegociáveis da organização. São eles que sustentaram as ações e decisões de todos os integrantes da empresa

A Missão, a Visão e os Valores precisam ser redigidos de maneira clara e direta, além de estar ao alcance de todos os colaboradores.

Veja mais: Como fazer a missão de uma empresa e sua importância

2 – Conheça bem o perfil do seu público-alvo

Nesta etapa do passo a passo para planejamento estratégico empresarial, é de extrema importância conhecer o perfil do público ao qual seus produtos e serviços serão destinados.

Ou seja, quais são as características dos seus consumidores?

Para entender melhor o seu público-alvo, busque levantar informações sociodemográficas, tais como:

  • Faixa etária;
  • Proporção entre homens e mulheres;
  • Nível de escolaridade;
  • Gênero;
  • Profissões;
  • Localização geográfica.

Além dessas informações bastante objetivas, também é importante descobrir seu perfil comportamental, com informações como:

  • Principais necessidades e expectativas;
  • Crenças e valores;
  • Hábitos e padrões de consumo.

Para descobrir isso, você pode fazer uma pesquisa digital online. Seus custo é bastante acessível e os resultados são conseguidos com muito mais velocidade e são bastante confiáveis, também.

Por isso, procure na internet plataformas de pesquisa gratuitas, como Google Forms ou Survey Monkey e as utilize para conhecer melhor seu público-alvo.

A intenção desta segunda etapa do passo a passo para planejamento estratégico empresarial é permitir que a empresa saiba quem são seus consumidores e quais soluções ela pode desenvolver para melhor atendê-los.

Assim, fica mais fácil gerar engajamento com a marca, incentivar decisões de compra e aumentar a fidelização.

Leia também: Relacionamento com o cliente no Canvas: o que é e como estruturar

3 – Faça uma análise dos ambientes internos e externos à organização

Não há como fazer um bom planejamento estratégico se não houver uma análise completa dos ambientes interno e externos à organização.

Isso porque compreender os diferentes fatores de dentro e de fora que exercem influência sobre a empresa é fundamental para elaboração do PE.

Tendo isso em vista, separamos neste passo a passo para planejamento estratégico empresarial duas ferramentas que não podem ficar de fora nesse processo.

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta para entender melhor os ambientes externos e internos de uma organização. A intenção é identificar as Forças (Strengths), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats) relacionadas ao seu negócio.

Enquanto as Forças e as Fraquezas se referem ao ambiente interno, as Oportunidades e as Ameaças estão ligadas ao ambiente externo

Por exemplo:

  • S – Strengths (Forças) – equipes altamente engajadas, profissionais devidamente qualificados e capacitados, agilidade e eficiência dos processos internos, bom atendimento, produtos altamente diferenciados, etc.
  • W – Weaknesses  (Fraquezas) – aparato tecnológico obsoleto, líderes desmotivados, processos muito burocráticos, etc.
  • O – Opportunities (Oportunidades) – nichos de mercado ainda não explorados, diminuição da taxa de juros dos bancos, incentivos fiscais, etc.
  • T – Threats (Ameaças) – criação de novos tributos, entrada de novos, surgimento de novas leis, etc.

Confira no vídeo abaixo, da Casa do Concurseiro, mais dicas sobre como fazer a Análise SWOT:

Análise PESTEL

A Análise PESTEL é auxiliar à SWOT, porém, ela é focada no ambiente externo e preocupa-se em analisar 6 fatores essenciais:

  • Políticos
  • Econômicos
  • Sociais
  • Tecnológicos
  • Ecológicos
  • Legais

Para cada um desses fatores externos é necessário definir as oportunidades e as ameaças que os rondam, assim, você poderá completar a Matriz SWOT de forma bem completa.

Veja um exemplo da análise PESTEL:

Passo a passo: planejamento estratégico empresarial

Fonte: FEBRAEC

Leia mais: Quer saber como fazer uma análise SWOT da sua empresa? Confira o passo a passo

4 – Analise o mercado em que a empresa está inserida

Dando continuidade ao nosso passo a passo para planejamento estratégico para empresas, esta quarta etapa se dedica à análise do mercado em que a sua empresa está inserida.

Para isso, existem duas ferramentas muito importantes e que você deve usar de forma complementar.

As 5 Forças de Porter

Idealizada por Michael Porter, esta ferramenta se refere às 5 forças que interferem no nível de competitividade do mercado. Assim, sabendo as forças e fraquezas da concorrência e as características do mercado, você poderá traçar suas estratégias com mais assertividade.

Veja quais são as 5 forças competitivas de Porter:

  1. Rivalidade entre concorrentes
  2. Poder de barganha dos clientes
  3. Poder de barganha dos fornecedores
  4. Ameaça de produtos substitutos
  5. Ameaça de novos entrantes

Confira esta imagem que ilustra a dinâmica das 5 forças de porte, assim, vai ficar tudo mais claro para você:

Passo a passo do Planejamento Estratégico empresarial

Fonte: Empregado.net

Matriz de Ansoff

A Matriz de Ansoff serve para você entender a relação entre os seus produtos e o mercado. A partir dessa ferramenta, é possível decidir sobre 4 estratégias:

  • Penetração de mercado
  • Desenvolvimento de produto
  • Desenvolvimento ou ampliação de mercado
  • Diversificação

Saiba mais: Como a aplicação das 5 forças de Porter em uma empresa ajuda a definir estratégias

5 – Estabeleça suas metas e objetivos de negócio

Nesta etapa de como fazer um bom planejamento estratégico, é hora de estabelecer suas metas e objetivos de negócio. É aqui que será definido onde você quer chegar com a sua empresa.

Para este importante passo, é necessário que as suas metas e objetivos sigam alguns critérios. Ou seja, eles precisam ser:

  • Específicos
  • Mensuráveis
  • Alcançáveis
  • Relevantes
  • Baseados em um prazo bem definido

Assim, as chances de você conseguir alcançar o que deseja para a sua empresa aumentam de maneira significativa.

Se você quer saber mais sobre as “metas inteligentes” do passo a passo para planejamento estratégico empresarial, então, confira dicas no vídeo abaixo, da Siteware:

DICA: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

6 – Defina as estratégias e estabeleça um plano de ação

Estamos na etapa do passo a passo para planejamento estratégico para empresas que lida com o aspecto prático do PE.

Aqui deverão ser definidas as estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos na etapa anterior e o plano de ação.

Neste passo, é importante listar tudo o que vai ser feito, quando vai ser feito, por quem será feito, de que maneira será e onde vai ser feito. Além disso, é necessário colocar no papel quanto essas estratégias vão custar para empresa.

Um plano de ação bem feito é fundamental para a boa execução do planejamento estratégico, por isso, dê uma olhada neste vídeo do Sebrae:

Veja também: 5 passos para fazer a implementação do planejamento estratégico e atingir suas metas

7 – Monitore e avalie os resultados do seu planejamento estratégico

Chegamos, enfim, à última etapa do nosso passo a passo para planejamento estratégico para empresas.

O planejamento estratégico não precisa (e nem deve!) ser imutável. Dependendo de como os resultados da empresa reagirem a ele, você poderá efetuar ajustes e mudar as suas estratégias originais.

Na verdade, é muito importante mudar os rumos, se os resultados não estiverem como esperado, mas isso deve ser feito da forma correta, isto é: baseando-se em fatos, não em “achismos”.

Tendo isso em vista, desenvolva mecanismo de monitoramento e avaliação do seu planejamento estratégico. Assim, será possível saber se as metas estão sendo alcançadas ou se o PE precisa passar por uma reconfiguração.

Os indicadores-chave de desempenho atendem muito bem a essa finalidade de mensurar e acompanhar resultados para promover a melhoria contínua. Alguns dos mais utilizados são:

  • Retorno Sobre o Investimento (ROI);
  • Taxa de Conversão;
  • Taxa de Churn;
  • Net Promoter Score (NPS);
  • Rotatividade de funcionários;
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Customer Lifetime Value (CLV).

Os KPIs que você escolher para o seu planejamento estratégico devem estar em consonância com os seus objetivos de longo prazo.

Veja também: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: afinal, vale a pena todo esse trabalho?

Confira este resumo do passo a passo do planejamento estratégico empresarial:

passo a passo do planejamento empresarial

Passo a passo do planejamento estratégico empresarial

Conclusão: planejar é construir o futuro hoje!

Planejar é essencial para otimizar a gestão, fazer um uso mais inteligente dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos e acelerar o crescimento.

Neste passo a passo para planejamento estratégico empresarial, conseguimos esquematizar as etapas que você deverá seguir caso queira abrir uma empresa ou reformular todo o seu negócio atual.

Esperamos que com o nosso passo a passo para planejamento estratégico empresarial você consiga alcançar os seus objetivos de negócio e leve a sua empresa ao sucesso.

Saiba mais: Dificuldades no planejamento estratégico: confira as 8 maiores e saiba como superá-las

A Setting é uma empresa de consultoria com foco em atender às necessidades dos clientes, por isso, desenvolve estratégia que entregam valor e levam a resultados.

Assim, por meio de uma abordagem sistêmica baseada em fatos, transmite e troca conhecimentos de forma ética e transparente, trabalhando em conjunto com as empresas para que atinjam os seus objetivos estratégicos.

Quer mais dicas de como fazer um bom planejamento estratégico?

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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