Skip to main content

Compartilhe isso!

Você sabe o que é crescimento sustentável de uma empresa?

Se você respondeu que se trata de fomentar iniciativas voltadas à sustentabilidade do planeta, como gestão de resíduos, controle de emissão de poluentes e de gases do efeito estufa, saiba que acertou apenas em parte.

Como?

É isso mesmo! O crescimento sustentável de um empresa envolve muito mais que a parte ambiental. Esse, na verdade, é apenas um dos 3 pilares da sustentabilidade empresarial.

Quer saber quais são os outros pilares e entender definitivamente o que é crescimento sustentável de uma empresa?

Então, confira este texto. Ele esclarecerá essas e diversas outras questões referentes a esse tema.

Para ser sustentável, uma empresa precisa ser competitiva. Saiba mais sobre competitividade neste post: Competitividade empresarial: o que é e 5 dicas para tornar o seu negócio mais competitivo

O que é crescimento sustentável de uma empresa?

Você já deve ter ouvido falar que muitas empresas no Brasil não sobrevivem ao seu primeiro ano, que outras não passam dos 3 anos e que a grande maioria “acaba” antes de completar 5 anos.

Estudos divulgados pelo Portal G1 mostram que 60% das empresas abertas no ano de 2012 (teriam mais de 7 anos atualmente) fecharam antes de completar 5 anos.

Qual o motivo disso? Esses negócios não planejaram o crescimento sustentável da empresa.

Isso porque algumas empresas começam bem, crescendo rapidamente. Mas, depois, com a chagada da concorrência, esse crescimento não se sustenta e elas são superadas por outros empreendedores.

Você se lembra das “casas de bolo” e das “paleterias mexicanas” que viraram moda em algumas cidades brasileiras? Pois é, esses negócios, em muitos casos, não eram sustentáveis porque era muito fácil copiar seu jeito de trabalhar, seu modelo de negócio. Assim, em pouco tempo, a concorrência era tanta que só os melhores e mais bem planejados sobreviveram.

Assim, fica clara a importância do planejamento estratégico para qualquer um que quer abrir um negócio.

Ser economicamente viável não basta!

A conclusão que se chaga é que para conseguir o crescimento sustentável de um negócio, o primeiro passo é se planejar adequadamente para que ele se mantenha competitivo em longo prazo.

Os outros dois pilares do crescimento sustentável empresarial, além do econômico, são o social e o ambiental. Vamos falar dos 3, em mais detalhes, no próximo tópico!

Leia também: Como avaliar o crescimento de uma empresa? Confira 5 perspectivas

Antes de conferir em mais detalhes os 3 pilares da sustentabilidade empresarial, dê uma olha neste vídeo do Centro Sebrae de Sustentabilidade, assim, você fica por dentro do assunto antes de iniciar a leitura e entende a importância da sustentabilidade no planejamento estratégico da empresa:

Os 3 pilares do crescimento sustentável de uma empresa

Para realmente ficar claro para você o que é crescimento sustentável de uma empresa, é fundamental entender cada um de seus 3 pilares.

Vamos lá?

1. Pilar econômico

Já falamos um pouco sobre ele. O fato é que se uma empresa não puder se manter competitiva em longo prazo, ela não será sustentável. Assim, de nada adiantará manter ações de sustentabilidade ambiental e social se este pilar econômico não estiver de pé.

Dessa forma, seu negócio precisa de um bom planejamento estratégico antes de ser aberto. Além disso, sua gestão empresarial precisa seguir as boas práticas da administração de empresas.

Você precisa estar sempre de olho nas necessidades de seu público e buscar formas de atendê-las para gerar a satisfação dos clientes por meio de seus produtos ou serviços. Mas isso deve ser realizado com o menor custo possível e, além disso, sem deixar de oferecer a qualidade que seus clientes desejam obter.

Para isso, você deve analizar seus processos em busca de gargalos e desperdícios, que devem ser evitados. Assim que desenhar processos eficientes, sem gargalos, desperdícios e outros problemas, meça sua performance por meio dps chamados KPIs. (KPIs são índices numéricos que indicam se você está no caminho certo).

Caso não esteja alcançando o desempenho desejado, reveja continuamente seus processo em busca de melhorias. Assim, sua empresa terá a qualidade que seu público deseja, sem gastar muito para isso.

Confira alguns posts de nosso blog com dicas de como fazer isso:

2. Pilar social

Calam, a seguir vamos falar do pilar ambiental!

O pilar social da sustentabilidade empresarial se refere a todas as pessoas envolvidas com a empresa. Não apenas colaboradores, mas também acionistas, fornecedores, parceiros de negócio e principalmente a comunidade e o público-alvo.

Assim, o pilar social visa auxiliar essas pessoas a terem qualidade de vida e, assim, conseguirem se manter produtivas e motivadas na relação com a empresa.

Não confunda o pilar social com ações caridade e doações apara ONGs.

O pilar social vai além disso e deve proporcionar, por exemplo, salário digno e condições de trabalho adequadas aos trabalhadores, incluir socialmente as comunidades próximas da empresa, estimular a cooperação com parceiros e fornecedores etc.

Enfim, fomentar o desenvolvimento pessoal de todos os que se relacionam com a empresa.

3. Pilar ambiental

Por fim o pilar ambiente determina que a empresa faça a sua parte para contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Por sustentabilidade ambiental do planeta se entende fazer possível que as gerações atuais usufruam dos recursos naturais da Terra sem comprometer seu uso pelas gerações futuras.

Assim, a empresa deve dar sua contribuição para isso, evitando desperdícios, economizando energia e água, fazendo a correta destinação final de resíduos, diminuindo emissões de carbono, educando a coletividade sobre o tema etc.

Depois de conhecer os 3 pilares, ficou mais claro para você o que é crescimento sustentável de uma  empresa? Você pode saber ainda mais!

Você sabe o que é são negócios sustentáveis? Este é um tema do crescimento sustentável que vale q pena conhecer, por isso, confira mais este vídeo do Centro Sebrae de Sustentabilidade:

Se você precisa de ajuda para criar um planejamento estratégico que promova a sustentabilidade de seu negócio, pode contar com a ajuda da Setting.

Somos uma consultoria especializada em gerar resultados e agregar valor ao seu negócio.

Para isso, usamos uma visão sistêmica baseada em fatos, com foco no cliente, transparência na troca de informações e muita ética.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook