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Competitividade empresarial: o que é e 5 dicas para tornar o seu negócio mais competitivo

By 13 de agosto de 2019 No Comments
Competitividade empresarial

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Você sabe o que é competitividade empresarial? 

A globalização trouxe benefícios significativos para o mundo dos negócios. Por exemplo, ela deu a oportunidade de explorar novos mercados, de se beneficiar da queda de barreiras comerciais e de se adaptar mais rapidamente ao progresso tecnológico.

No entanto, a globalização aguçou também a concorrência entre as empresas. Como resultado, é cada vez mais difícil para as organizações alcançar, manter e melhorar a competitividade de seus negócios.

Neste artigo você vai entender melhor o que é competitividade empresarial e o que você pode fazer para se tornar mais competitivo e se destacar no mercado.

Leia também: Inteligência Competitiva: conceito, benefícios, ferramentas e 3 exemplos práticos para se inspirar

O que é competitividade empresarial?

Embora o termo competitividade seja comumente usado em campos como economia ou política, ele não possui uma definição padronizada. Pelo contrário, seu significado pode variar muito de acordo com o contexto e a percepção.

No caso da competitividade das empresas, podemos defini-la como a capacidade de as organizações produzirem bens ou serviços com uma relação qualidade-preço favorável que garanta uma boa rentabilidade, enquanto alcança a preferência do cliente em relação aos outros concorrentes.

A competitividade garante que a empresa seja sustentável e durável, podendo ser dividida em dois tipos:

  • Competitividade de preços: A capacidade de criar e oferecer produtos e serviços de qualidade a custos mais baixos do que os concorrentes.
  • Competitividade estrutural: A capacidade de impor seus produtos ou serviços independentemente do seu preço, graças, por exemplo, à sua qualidade, inovação, serviços relacionados ou imagem de marca.

Competitividade empresarial e seus vetores

A competitividade das empresas pode ser construída e medida levando-se em consideração diferentes aspectos. Isso significa que, para isso, é necessário que a organização crie uma estratégia que envolva a otimização constante de diferentes fatores, como:

Capital humano

A primeira fonte de criação de valor dentro da empresa é o capital humano. Em outras palavras, uma empresa competitiva é aquela capaz de atrair o melhor talento e mantê-lo motivado para que ele execute suas tarefas da melhor maneira possível. formando equipes de alta performance.

Aproveite e confira estas dicas de gestão de pessoas:

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Capacidade de Inovação

A empresa é capaz de antecipar o futuro e oferecer produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades do mercado? Esse é um fator central que define o nível de competitividade de um negócio.

Você conhece o conceito de inovação radical? Então, confira este infográfico:

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Relacionamento com os clientes

A capacidade de atrair e criar relacionamentos duradouros com os clientes é, sem dúvida, uma das principais qualidades que definem uma empresa competitiva.

Organização

Toda empresa possui em si um ecossistema complexo, composto de outros elementos diversos, como capital humano, processos e tecnologia.

A maneira como a empresa organiza e coordena todas essas partes define se seu desempenho é positivo ou negativo.

5 dicas de como otimizar a competitividade das empresas?

Em suma, uma empresa competitiva sabe antecipar cenários, tem membros eficientes, possui poucas ou nenhuma perda e é proativa. Então, você deve estar se perguntando: como faço para conseguir tudo isso na minha empresa?

Aqui estão algumas dicas.

1 – Defina bem sua proposta de valor

Além do gerenciamento inteligente da cadeia de suprimentos, as organizações precisam de uma proposta de valor atraente e bem definida. Isso significa algo que diferencia a empresa no mercado.

Em muitos casos, esse valor vem de uma combinação de elementos como características de atendimento ao cliente, suporte logístico, sistemas de informação e marca do produto.

 2 – Comunique-se com eficiência

Já dissemos que o capital humano é a principal fonte de criação de valor dentro da empresa. Levando isso em conta, é vital que todos os membros da empresa tenham os canais apropriados para enviar e receber informações relevantes. E a comunicação interna desempenha um importante papel nesse processo.

Isso permitirá que eles conheçam claramente suas responsabilidades e as dos outros; que mais tarde se traduzirá em um melhor fluxo de trabalho e maior produtividade.

3 – Defina uma boa estratégia de gerenciamento de risco

Quando se trata de competitividade e eficiência de uma empresa, altos riscos equivalem a altas recompensas. No entanto, essa fórmula também pode ser aplicada no caso oposto.

É por isso que qualquer novo projeto que você pretende desenvolver precisa de uma boa estratégia de gerenciamento de risco.

Isso ajudará você a identificar todos os possíveis cenários negativos que possam surgir como resultado da implementação de um projeto. Portanto, você poderá tomar medidas que garantam a redução de danos ou perdas caso o projeto não funcione.

Saiba mais: Conheça 5 ferramentas de gerenciamento de riscos e toque sua empresa com mais segurança

4 – Invista na tecnologia certa

A inovação anda de mãos dadas com a tecnologia. Se você deseja aproveitar os benefícios da padronização de processos, automação de tarefas e análise inteligente de dados, então você certamente deve investir em ferramentas tecnológicas de ponta.

A tecnologia representa um dos principais meios pelos quais você pode melhorar a competitividade e a eficiência de sua empresa.

5 – Atente-se aos seus clientes

Preste muito atenção em seus clientes e na forma com que a sua empresa se relaciona com eles. É importante que você desenvolva estratégias que ofereçam excelente qualidade de serviço para que você possa criar laços duradouros com eles.

Nesse caso, um software de CRM pode ser muito útil para ajudar você a atingir essa meta.

Gostou de saber mais sobre competitividade empresarial? Procure estar sempre atento a competitividade da sua empresa no mercado. Caso contrário, você estará colocando a longevidade do seu negócio em risco.

Leia mais: Como a aplicação das 5 forças de Porter em uma empresa ajuda a definir estratégias

A Setting é uma consultoria empresarial que usa uma visão sistêmica com foco na excelência e na valorização do cliente, sempre tomando decisões baseadas em fatos. Assim, entrega valor e alcança os resultados que sua empresa deseja, diante da concorrência.

Entenda mais de nosso método de atuação visualizando nosso infográfico gratuito: Como atuamos na sua empresa?

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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