Estratégia

Você sabe como validar sua ideia de negócio antes de investir?

By 1 de outubro de 2015 No Comments
Como validar uma ideia

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Mike Tyson tem uma célebre frase que diz:

“Todo mundo tem um plano, até levar um murro na cara.”

Para um lutador, essa frase é bastante literal. Mas quando você tem ideias de negócios, também pode tirar algo valioso dessa lição. É claro que o planejamento, o desenvolvimento e o plano de marketing são essenciais para lançar um novo produto no mercado.

Mas tão importante quanto essa fase é a validação da ideia, que nada mais é do que um teste que irá indicar se ela é mesmo um bom negócio ou não. A validação poupa tempo e dinheiro do empresário, pois o lançamento de um produto ou serviço requer muitos esforços e muito investimento.

Quer saber mais sobre a importância e como validar uma ideia de negócio antes de investir? Então descubra no post que preparamos hoje para você!

Como validar uma ideia e por isso é importante?

O mundo dos negócios é cheio de histórias sobre o desenvolvimento de produtos inovadores, mas que fracassam massivamente assim que são colocados no mercado e acabam tendo que ser retirados. Você deve ter ideia dos custos, do tempo e dos esforços que um lançamento demanda. E o que acontece se o produto não tiver o sucesso esperado? Prejuízo certo!

Por esse motivo, saber como validar uma ideia de negócio é imprescindível para que o empresário consiga sentir se o que ele quer oferecer realmente vai solucionar um problema ou suprir uma necessidade do mercado. Se você quer clientes felizes, não pode simplesmente oferecer um produto fechado e pronto sem saber se é daquilo que eles precisam.

E a validação tem, justamente, esse objetivo: saber se os seus planos de negócio estão coerentes com as necessidades do ambiente em que eles serão aplicados. E essa é uma informação valiosíssima para qualquer empresário!

Para passar por esse processo, é preciso ter em mente que a validação é um exercício de flexibilidade, agilidade e, não menos importante, de resiliência. Se você acha que está pronto para esta etapa tão importante de um negócio, a seguir você irá descobrir qual a melhor forma de validar essas ideias.

Mas afinal, como validar uma ideia de negócio?

Existem várias estratégias para validar ideias de negócio, e é claro que depende bastante do seu tipo de empreendimento. Mas existem algumas dicas que podem ajudar o empresário a compreender melhor as maneiras de colocar a validação em prática:

  • Criar uma landing page: landing pages correspondem a uma única página na internet (que não é um site), com informações direcionadas a instigar o cliente a deixar um contato ou testar um serviço. Ela precisa ser objetiva, interessante e com um campo para coletar as informações dos interessados.
  • Coletar opiniões: Sim, conversar com algumas pessoas estratégicas pode ser um bom termômetro para saber se elas acham a ideia interessante e viável. A coleta pode ser feita de maneira informal, num bate-papo com colegas ou por meio de pesquisas e entrevistas.
  • Vender o seu produto: seu produto ainda não está pronto ou bem estruturado? Nessa forma de validação, você o vende mesmo assim!  A ideia é mesmo inverter a ordem: quando alguém comprar, você começa a produzir.
  • Fazer um vídeo: você pode colocar o vídeo dentro da landing page a fim de aproveitar e captar as informações dos interessados. Para deixar o vídeo mais interessante e atrativo, você começa contando uma curta história (técnica de storytelling) e depois fala sobre seu produto.

E depois?

Se o retorno for positivo, você tem carta branca para continuar o seu negócio! É o momento de desenvolver bem o seu produto ou serviço para oferecer a melhor solução aos clientes agora que você já tem bastante informações em mãos.

Se o retorno foi negativo ou não tão bom quanto o esperado, você tem duas opções. Uma delas é perceber que realmente as suas ideias de negócio não têm espaço no mercado e partir para outra. A outra é analisar tudo o que não deu certo, replanejar e tentar novamente.

Ao validar suas ideias de negócio você diminui os riscos de lançar um serviço ou produto que não está de acordo com as necessidades ou o momento do mercado.

Agora que você sabe como validar uma ideia, conte-nos o quão úteis foram essas dicas para você. Ainda tem alguma dúvida ou quer fazer algum questionamento? Então deixe o seu comentário ou entre em contato com nossos consultores!

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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