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Para uma pessoa leiga no assunto, saber se um negócio é rentável pode parecer bem simples, pois só bastariam algumas observações básicas: a loja está cheia de clientes? O saldo da conta bancária da empresa está aumentando?

Se as respostas para esses questionamentos forem sim, então o negócio está gerando lucros. Mas será que esta é mesmo um aboa maneira de como saber se o negócio é lucrativo?

Claro que essa é uma conclusão simplista para você, empresário, que sabe que na prática não é assim que se determina a lucratividade de um negócio e a saúde financeira de uma empresa. Há vários fatores a se levar em consideração antes de concluir que seu negócio é rentável.

Vamos analisar a questão mais de perto no post de hoje, para que você tenha mais elementos e alternativas reais de como saber se o negócio é lucrativo. Acompanhe!

A saúde financeira da empresa: Como saber se o negócio é lucrativo?

Então, como saber, realmente, se seus negócios estão dando lucro?Comece calculando o total da receita de sua empresa: todo o dinheiro que entra em determinado período (por exemplo, um mês), desde resultado de vendas ou serviços, até ganhos em investimentos.

Feito isso, calcule o total de despesas da empresa: tudo o que você gasta para manter o seu negócio, como despesas com funcionários, impostos, manutenção de equipamentos, pagamento a fornecedores, compras, etc. Para que o resultado seja confiável, não se esqueça de computar até as pequenas despesas do mês. Subtraia o total de despesas do total da receita. O resultado dessa conta será o seu lucro líquido.

1- Como calcular a lucratividade de seu negócio

Depois de determinar o lucro líquido de seus negócios seguindo os passos acima, você poderá usar esse resultado para o cálculo do percentual de lucratividade de sua empresa. Veja qual é a fórmula para se chegar a esse percentual:

  • Lucratividade = (lucro líquido / total da receita) X 100

Quando o resultado da fórmula acima é um percentual acima de zero, isso significa que seu negócio deu lucro, e não prejuízo. Vamos ver um exemplo prático:

Supondo que seu lucro líquido mensal tenha sido R$ 30.500,00, e o total da receita no mesmo período tenha sido de R$ 375.000,00, teremos:

  • Lucratividade = 30.500,00 dividido por 375.000,00 multiplicado por 100 = 8,1%

Isso significa que em cada R$ 100,00 de receita você ficou com R$ 8,10 depois de pagar todas as despesas. Então, se sobrou dinheiro, você tem um negócio rentável.

2- E isso é um bom resultado ou não?

Segundo o SEBRAE, uma boa margem de lucro de uma pequena empresa de comércio ficará entre 5% e 10%, e para uma prestadora de serviços entre 15% e 20%. Então, se os números acima se referem a uma loja, os negócios estão indo bem, mas se for um salão de beleza, a lucratividade precisa aumentar.

Pesquise também a média de lucratividade das empresas no mesmo segmento que o seu, pois assim você poderá fazer uma comparação e saber se você está indo bem em relação a seus concorrentes.

Sem essa comparação, não há como saber se o negócio é lucrativo.

3- Como aumentar a lucratividade de sua empresa?

Muito pode ser feito para aumentar o percentual de lucratividade de seus negócios, como otimização de processos, redução de custos, medidas para fidelizar o cliente e, principalmente, implantar um sistema de gestão em sua empresa para buscar a otimização de processos para que sejam mais eficientes.

Você economiza seu tempo, pode remanejar funcionários para outras funções e ficar tranquilo por saber que pode contar com uma consultoria qualificada para auxiliar na gestão de sua empresa. Uma boa consultoria é como um médico clínico que, com muito conhecimento em gestão e uma visão detalhada da empresa, vai saber prescrever o que é melhor para você!

Agora que você já sabe como calcular sua lucratividade para saber se tem um negócio rentável, deixe seus comentários no blog. Conte-nos o que achou. Dúvidas e questionamentos também são bem-vindos.

Veja também: Saúde financeira da empresa: 7 indicadores para ter atenção

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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