Estratégia

Como fazer a missão de uma empresa e sua importância

By 28 de maio de 2014 No Comments
Como fazer a missão de uma empresa

Todos falam sobre a missão das empresas mas, na prática, elas acabam se transformando em quadrinhos para colocar na parede ou frases de efeito para aparecerem em sites.

Neste post você vai ver:

  • Como fazer a missão de uma empresa
  • O que é a missão
  • Para que serve
  • O que deve conter a missão
  • Como os valores apoiam a missão
  • Além de alguns exemplos

Como fazer a missão de uma empresa

O que é e para que serve?

A Missão Empresarial é a representação sucinta e clara do propósito de existência da organização.

Ela deve incorporar critérios socialmente mensuráveis e significativos que falem sobre conceitos tais como posicionamento moral e ético da organização, imagem pública, mercado alvo, produtos e serviços, domínio geográfico, e expectativas de crescimento e lucratividade.

O intuito da Declaração de Missão deve ser a primeira consideração do executivo ao avaliar uma decisão estratégica.

A declaração pode variar de muito simples até um conjunto bastante complexo de ideias.

O que deve conter na Declaração de Missão?

Usualmente, a Declaração de Missão deve representar a perspectiva mais ampla da missão da organização.

Você pode adotar a abordagem de fazer a Declaração de Missão bem específica, como fez o Bradesco:

  • Missão do BRADESCO – Contribuir para a realização das pessoas e para o desenvolvimento sustentável, mediante a oferta de soluções, produtos e serviços financeiros e de seguros, amplamente diversificados e acessíveis.

Ou você pode permitir mais espaço para interpretação gerencial, como por exemplo:

  • Missão do Grupo Pão de Açúcar – Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Declarações de Missão de Organizações conhecidas

Você que aprender como fazer a missão de uma empresa, nada melhor que ver alguns exemplos.

Essas são missões em uma linha mais abrangente, mas cada uma delas é apoiada por um conjunto de valores que estabelece os padrões de desempenho e direciona a implementação da missão.

  • Wal-Mart: “Vender por menos para as pessoas viverem melhor”
  • Coca-Cola: ”Refrescar o mundo / Inspirar momentos de otimismo / Criar valor e fazer a diferença”
  • McDonald’s: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores”
  • Lojas Renner: “Ser a melhor e maior fashion retailer das Américas para o segmento médio/alto dos consumidores com diferentes estilos, com moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados. Encantando e inovando, sempre de forma sustentável.”

 

Como os Valores apoiam a Missão Empresarial?

Os Valores de uma organização, mostram como elas conduzem as ações para o atingimento de suas missões. Por isso eles ajudam os consumidores a conhecerem um pouco mais a “personalidade” de suas empresas preferidas, conforme exemplos:

Valores do McDonald’s:

  •  A experiência dos consumidores está no centro de tudo o que fazemos
  • Temos um compromisso com as nossas pessoas
  • Acreditamos no Sistema McDonald’s: Franquiados, Companhia e Fornecedores
  • Gerimos e desenvolvemos o nosso negócio de forma ética
  • Retribuímos às nossas comunidades
  • Desenvolvemos o nosso negócio com rentabilidade
  • Procuramos melhorar continuamente

Valores do Walmart:

  • Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.
  • Atendimento ao cliente, superando as expectativas de nossos consumidores.
  • Busca pela excelência, inovando sempre na seleção e promoção de produtos e serviços.

 O que considerar na formulação da Missão Empresarial

Quando estiver formulando sua Declaração de Missão, lembre-se de fazê-la sucinta e clara, incorporar critérios mensuráveis e socialmente significativos e considerar a abordagem de escala majestosa.

Ao criar sua Declaração de Missão, considere a inclusão de alguns ou todos os seguintes conceitos:

  • Quem são os stakeholders da organização
  • O que tem valor para o cliente e a imagem pública desejada
  • A descrição do Mercado alvo
  • A descrição do produto ou serviço
  • Que necessidades técnicas, políticas e sociais devem ser satisfeitas e consideradas
  • O posicionamento ético e moral da organização
  • O estímulo estratégico chave para o negócio

Agora que você já sabe como fazer a missão de uma empresa, estude a sua e veja se está mesmo adequada ou, caso não tenha, cria uma imediatamente.

 

Fonte da obtenção das declarações de Missão e Valores contidos neste artigo em maio de 2017:

  • https://www.walmartbrasil.com.br/sobre/missao-e-valores/
  • https://www.bradescori.com.br/site/conteudo/interna/default.aspx?secaoId=770
  • http://www.mcdonalds.pt/mcdonalds/missao-valores/
  • http://extapps.mz-ir.com/grupopaodeacucar/RAO/2008/port/rs/05.htm
  • https://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/principios-e-valores
  • https://portal.lojasrenner.com.br/renner/conteudo/content.action?id=154&tela=I

Comentários no Facebook