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A análise competitiva de mercado é uma prática que serve para qualquer tipo de empresa: pequena, média, grande, iniciante ou já consolidada.

Por meio dela, é possível conhecer melhor o mercado em que o negócio está inserido, além de compreender o seu potencial competitivo e descobrir como explorá-lo de maneira eficiente.

Esse tipo de análise mercadológica fornece informações valiosas que permitem entender como os concorrentes atuam e se posicionam.

Assim, a empresa pode adotar estratégias mais assertivas e com base em dados concretos.

Mas como fazer uma análise competitiva de mercado?

Confira agora os 5 principais métodos.

5 métodos para análise competitiva de mercado

1 – As 5 Forças de Porter

O método das 5 Forças de Porter trata dos fatores competitivos mais relevantes. São eles:

Rivalidade entres os concorrentes

A concorrência apresenta rivalidade acirrada? A competição se dá por quais diferenciais: preço, produtos, tecnologia, marketing?

Poder de negociação dos clientes

O poder de negociação dos clientes vai depender da dinâmica de oferta e procura:

  • Poucas empresas + muita demanda = menor o poder de barganha
  • Muitas empresas + pouca demanda = maior o poder de barganha

Poder de negociação dos fornecedores

O poder de negociação dos fornecedores é determinado, entre outros fatores, pela quantidade de fornecedores disponíveis no mercado.

Quanto maior esse poder, mais controle eles têm sobre preços, prazos e outras cláusulas do contrato. Ou seja:

  • Poucos fornecedores + muitas empresas = maior o poder de barganha
  • Muitos fornecedores + poucas empresas = menor o poder de barganha

Ameaça de novos concorrentes

O surgimento de novos players e o lançamento de novos produtos podem representar uma diminuição da fatia de mercado que o seu negócio possui.

Dessa forma, quais barreiras podem ser utilizadas para impedir a entrada de novos concorrentes no mercado em que a sua empresa atua?

Ameaça de produtos substitutos

O quão único são os produtos e serviços que a sua empresa oferece?

Se há possibilidade de eles serem substituídos por produtos diferentes, mas que atendem às mesmas necessidades de seus clientes, significa que está na hora de inovar e de se diferenciar cada vez mais.

Um levantamento sobre as 5 Forças de Porter possibilita uma análise competitiva de mercado bastante ampla e é também uma boa forma de obter insights.

2 – Benchmarking Competitivo

Quais práticas adotadas pelos seus concorrentes têm dado certo para eles? Quanto eles investem em marketing? Quais suas estratégias de sucesso?

O Benchmarking Competitivo é um método que consiste em observar as estratégias de sucesso da concorrência e adaptá-las ao seu modelo de negócios.

Com isso, é possível otimizar processos, reduzir custos e aumentar o nível de competitividade.

Mas cuidado para não copiar o concorrente e perder a sua singularidade.

3 – Análise SWOT

A análise de SWOT (no português, FOFA) considera aspectos internos e externos da empresa. São eles:

  • Forças: quais são os pontos fortes e as vantagens competitivas do seu negócio?
  • Oportunidades: o que a análise do cenário externo à empresa mostra como uma oportunidade?
  • Fraquezas: quais são os pontos fracos e as desvantagens competitivas do seu negócio?
  • Ameaças: que fatores podem representar riscos para o sucesso do seu negócio?

De posse dessas informações sobre sua empresa, fica mais fácil propor ações estratégicas para alcançar melhores resultados, usando as forças e fortalecendo fraquezas para aproveitar oportunidades e se defender de ameaças.

4 – Pesquisa de Market Share

A pesquisa de Market Share é uma maneira de analisar o grau de competitividade da empresa.

Descobrir a participação da empresa no mercado em que ela atua permite ter uma visão mais ampla em relação ao quanto ainda é possível expandir.

5 – Pesquisas comparativas sobre a satisfação dos clientes da concorrência e de sua empresa

A satisfação dos clientes é um fator muito importante para a competitividade das empresas.

Tendo isso em vista, um estudo comparativo entre os índices de satisfação dos clientes de marcas que atuam na mesma área pode ser bastante útil.

Quanto mais satisfeitos os seus clientes estiverem, mais força competitiva o seu negócio tem.

Essa comparação pode ser encarada como um indicador da eficiência estratégia e como uma oportunidade para identificar os aspectos que precisam ser melhorados.

Esses foram os 5 principais métodos de análise competitiva de mercado. Agora que você já os conhece, que tal aplicá-los ao seu negócio?

Este artigo foi produzido pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma plataforma exclusiva para a realização de projetos de pesquisa de mercado totalmente automatizados, estão transformando a pesquisa de mercado no Brasil.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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