Skip to main content

Compartilhe isso!

A gestão é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa, e, por isso, também é um dos setores mais desafiadores no cenário atual. Uma boa administração garante que os lucros cresçam, mantêm os funcionários com um desempenho ideal em suas respectivas funções e faz investimentos estratégicos para manter a organização atualizada sobre as novas tecnologias do mercado.

Hoje em dia, uma das ferramentas de gerenciamento de maior destaque são os Sistemas de Gestão Integrada (SGI) que contribuem para a melhora na qualidade da informação e dos serviços da empresa. Quer saber mais sobre esse sistema e o que ele pode oferecer para a sua empresa? Continue lendo o post de hoje!

O que é um Sistema de Gestão Integrada?

O SGI é uma ferramenta de software que visa garantir a execução das políticas e demandas internas por meio da organização das operações. A atuação do Sistema é similar ao Planejamento de Recursos Empresarias (Enterprise Resource Planning, ou ERP), mas vai além da automação: ele identifica as necessidades da empresa e indica possíveis mudanças a serem realizadas para alcançar as taxas de crescimento desejadas.

Um bom Sistema de Gestão Integrada deve seguir as normas da ISO 9001 e da ISO 14001, que definem diretrizes para gestão de qualidade e gestão ambiental, respectivamente. Com essas certificações, um SGI garante uma gestão sustentável, além de contribuir para uma melhora geral noambiente organizacional.

Quais são as principais vantagens dos SGI?

  • Informações melhores: o sistema reúne informações de todos os setores da empresa, o que torna esses dados acessíveis a todas as pessoas autorizadas dentro da empresa. Com dados sempre atualizados, essa integração promove melhor comunicação entre as áreas, possibilita um planejamento mais estratégico e um maior controle sobre o estado da organização. Além disso, o sistema monitora as informações recebidas de modo a notificar os gestores e indicar possíveis ações a serem tomadas.
  • Processos padronizados: ao integrar as diferentes áreas da empresa, o sistema também padroniza os processos dos diferentes setores, como a atualização dos dados sobre o que está sendo feito por cada funcionário e avaliações de desempenho das diferentes funções. Essa padronização possibilita a melhor distribuição de tarefas entre os colaboradores, o que evita sobrecargas e melhora o clima da organização, de forma similar à gestão de processos.
  • Rapidez na tomada de decisões: com todas as informações reunidas em um só lugar, fica muito mais fácil tomar decisões bem informadas de forma rápida. Isso elimina os custos de monitorar múltiplos sistemas, de reunir as diversas informações que estavam separadas para fazer o planejamento ou o risco de tomar decisões urgentes com base na intuição devido à falta de dados bem organizados.
  • Redução de custos: ao implantar um SGI, elimina-se o custo de manutenção de diversos serviços e sistemas isolados, uma vez que haverá só um sistema para toda a organização. Além disso, deixa de ser necessário ter interfaces entre sistemas e processos de integração de dados, já que as informações já estarão todas integradas dentro do SGI.

Pensando em mudar a forma gerenciamento da sua organização? Quer implantar um Sistema de Gestão Integrada na sua empresa? Talvez seja a hora de contratar uma consultoria de gestão empresarial e ver quais mudanças podem impulsionar o seu negócio!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook