Gestão Empresarial

Dicas de segurança patrimonial em empresas para investir

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A segurança corporativa é fundamental para que um negócio proteja suas operações em todos os níveis: do físico até as informações. Na parte que lida com a proteção dos bens materiais da empresa existem dicas de segurança patrimonial em empresas estratégicas que auxiliam nesse trabalho. São elas:

  1. Implementação da computação em nuvem
  2. Contratação de serviços de portaria profissional
  3. Instalação de um sistema de controle de acesso
  4. Criação de uma rede de câmeras de vigilância
  5. Terceirização do serviço de segurança patrimonial

Antes de entender melhor cada uma das dicas, vamos explicar o que é segurança patrimonial e quais aspectos estão envolvidos nesse procedimento.

Continue lendo e confira!

O que é segurança patrimonial?

A segurança patrimonial é um serviço prestado por uma empresa privada para outras organizações com o objetivo de prevenir e eliminar ocorrências (roubos, incêndios, sabotagens) que possam resultar em prejuízos para a empresa. 

Alguns recursos utilizados para trazer segurança para os ambientes profissionais são:

Quando acontece um problema de segurança, toda a empresa é afetada e, em muitos casos, as atividades são paralisadas.

Em setores estratégicos da indústria isso pode significar uma perda enorme tanto de dinheiro quanto na produtividade da equipe. 

Por isso, a segurança patrimonial é tão estratégica, pois garante não só a integridade dos bens físicos — mercadorias, equipamentos, veículos —, mas também da equipe que circula em todas as dependências.

Cada empresa tem seu plano de contingência para segurança patrimonial que detalha todas as ações de combate e prevenção mais adequadas para aquele local específico.

As atividades das empresas do setor são reguladas através da Lei nº 7.102, de 1983 e também precisam da autorização da Polícia Federal para atuar.

Encontrou uma empresa de Segurança Patrimonial qualificada para prestar esse serviço? Confira algumas dicas de segurança patrimonial em empresas que podem ser úteis no seu negócio.

5 dicas de segurança patrimonial em empresas

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1. Implementação da computação em nuvem

Abrimos nossa lista de dicas de segurança patrimonial em empresas com um recurso muito atual que integra todos os setores de um negócio atualmente: a computação em nuvem.

O antigo arquivo morto perdeu espaço para a digitalização e hoje computadorizar o sistema da empresa permite mais eficiência operacional no dia a dia.

Mas a principal vantagem da computação em nuvem é preservar o histórico de arquivos e documentos importantes da empresa de roubos, incêndios e danos nos computadores.

Com um bom serviço de armazenamento em nuvem e um sistema de segurança de dados todas as informações ficam salvas e acessíveis de qualquer dispositivo e, principalmente, longe da invasão de hackers. 

2. Contratação de serviços de portaria profissional

A terceirização de portaria é um procedimento comum nas empresas, pois os pontos de entrada principais precisam de um filtro para que cada pessoa seja identificada e devidamente anunciada.

E porque essa é uma das dicas de segurança patrimonial em empresas valiosas de implementar?

Ao contratar uma empresa especializada nesse serviço, a empresa tem a certeza de que profissionais capacitados estarão à frente das tarefas e cumprirão os protocolos de segurança estabelecidos.

Existem diversos modelos de portaria que podem ser implementados de acordo com o trabalho da empresa e o volume de pessoas que circula diariamente nas dependências. Alguns exemplos são:

Independentemente do tipo de serviço de portaria que você contratar, tenha certeza que a equipe de profissionais é bem treinada e tem o suporte da empresa para realizar bem o serviço.  

3. Instalação de um sistema de controle de acesso

Um sistema de controle de acesso é uma dica de segurança patrimonial em empresas muito útil que ajuda a organizar desde o sistema de entrada na empresa até o controle a determinados setores e áreas. 

Alguns exemplos de equipamentos usados nesse sistema são:

  • instalação de guaritas com biometria de impressão digital;
  • fechaduras eletrônicas;
  • rede de câmeras com reconhecimento por vídeo.

Fazer esse controle permite que os porteiros tenham a certeza de que aquela pessoa faz parte da equipe e tenham o acesso liberado. E evita, claro, que estranhos exponham os funcionários a riscos.

O controle de acesso é fundamental, principalmente, na portaria e é uma ferramenta com a qual o serviço de portaria profissional deve contar.

Além da entrada principal, outros pontos de acesso a empresa também devem ter esse controle. Essa dica de segurança patrimonial é válida especialmente para empresas com um área de sede maior e várias entradas.

4. Criação de uma rede de câmeras de vigilância

A instalação de câmeras de vigilância é uma das dicas de segurança patrimonial em empresas que todo negócio investe.

A complexidade da rede varia de acordo com o tamanho da organização. As câmeras são posicionadas a partir de um estudo feito pela empresa de segurança patrimonial que observa os pontos de maior vulnerabilidade.

As câmeras podem monitorar todo o perímetro externo da empresa, tendo os monitores de retorno concentrados em uma sala, por exemplo, onde os vigilantes monitoram toda movimentação.

Vale destacar que as câmeras internas devem ser posicionadas adequadamente e apenas nas áreas comuns para garantir a privacidade dos funcionários. Placas de “Atenção, você está sendo filmado” também são necessárias nesses casos.

5. Terceirização do serviço de segurança patrimonial

Além de cada uma das dicas de segurança patrimonial em empresas acima poder ser terceirizada, todo estudo, análise e planejamento de segurança também pode ser feito por um fornecedor especializado. 

A terceirização de segurança patrimonial é uma decisão igualmente estratégica, já que traz uma equipe capacitada em soluções especializadas de segurança para estudar as necessidades da empresa.

O detalhe importante é contar com um fornecedor com experiência e boas referências no mercado tanto na prestação do serviço quanto no atendimento ao cliente.

Gostou das  dicas de segurança patrimonial em empresas? O seu negócio pode ganhar muito com esses recursos. Comece sua pesquisa e boa sorte!

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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