Skip to main content

Compartilhe isso!

Mais cedo ou mais tarde, a sua empresa enfrentará a necessidade de contratar um serviço de consultoria. Os consultores podem fornecer soluções para uma enorme variedade de problemas de negócios, utilizando habilidades, estratégias e técnicas que não existem na sua organização.

Afinal, não é viável contar com experts em todas as áreas dentro de sua empresa!

Há diferentes tipos de consultoria que trazem idéias diferentes para a mesa. Mas você sabe quando contratar uma consultoria empresarial?

Em geral, um consultor de negócios trabalha com você na estratégia, no planejamento e na solução de problemas.

Eles podem ajudá-lo a desenvolver uma habilidade comercial, aumentar o conhecimento, criar um modelo de negócios, desenvolver um plano de marketing, expandir as atividades da empresa, abrir uma filial, entrar em novos mercados globais, implementar novos sistemas de software ou tecnologias, planejar uma grande reorganização ou reestruturação em sua empresa, etc.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas de quando contratar uma consultoria empresarial. Confira e saiba se já está na hora de a sua empresa recorrer a esse tipo de serviço.

Veja também: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

Quando contratar uma consultoria empresarial?

1 – Quando você precisa acelerar a gestão de projetos

Quando sua organização tem um projeto que pode aumentar sua lucratividade, mas atualmente está parado por causa de falta de pessoal ou falta de experiência para concluir o projeto, este é o momento propício para contratar uma consultoria empresarial.

Um consultor de estratégia nessas horas lhe dará o foco e a produtividade necessários para concluir projetos importantes quando sua base atual de funcionários não puder ou não estiver disponível para concluir o projeto.

2 – Quando você precisa manter a flexibilidade da equipe

Uma consultoria pode ajudar muito a sua empresa a concluir os principais projetos sem ter que assumir um compromisso de longo prazo com novas contratações de pessoal.

Por exemplo, se você está experimentando um surto de crescimento, antes de contratar novos funcionários ou um gerente, você pode se fazer a seguinte pergunta:

“Estamos atualmente experimentando um aumento de vendas a longo prazo ou isso é apenas um pico que podemos acomodar no curto prazo?”.

Um consultor, então, vai te ajudar a responder esse questionamento e a gerenciar esse aumento nas vendas. Assim, você consegue economizar tempo e dinheiro.

3 – Quando é hora de uma nova perspectiva

Não há nada mais poderoso do que um novo ponto de vista.

Um consultor de negócios pode trazer uma nova perspectiva e novas idéias para um projeto ou até mesmo para a sua empresa de um modo geral, revitalizando certas metodologias de gestão.

Confira em nosso blog: Como funciona uma empresa de consultoria e quais as vantagens para seu negócio?

4 – Quando você precisa economizar dinheiro em determinado projeto

Pode ser consideravelmente menos caro contratar um serviço de consultoria para o seu projeto do que contratar uma nova equipe de colaboradores ou mesmo colocar um gerente ou funcionário atual no projeto.

A verdade é que consultores externos tendem a ser mais produtivos; ele entra, executa o trabalho e avança. Depois, deixa sua organização.

5 – Quando a sua empresa está crescendo muito

Muitos empreendedores querem saber como planejar o crescimento da empresa. Mas, quando isso acontece, quais devem ser os próximos passos a serem tomados?

Investir em novos nichos ou abrir filiais? Melhorar processos internos ou contratar novos funcionários para atender a alta demanda? Esse tipo de questionamento é comum quando o negócio começa a se desenvolver e a evoluir de patamar.

E é nesse momento de prosperidade que se deve contratar uma consultoria, pois alguém que está “de fora” pode projetar um olhar diferenciado e apresentar soluções estratégicas, auxiliando o gestor durante todo o processo.

6 – Quando seus clientes estão insatisfeitos

A insatisfação dos clientes é um problema grave para uma organização. Porém, com a consultoria certa, você pode contornar a situação e deixar os seus clientes mais felizes.

Nem sempre os gestores conseguem identificar os verdadeiros motivos que têm levado à insatisfação dos clientes e tão pouco sabem o que fazer para reverter esse quadro.

O consultor, então, observará o dia a dia da empresa, fará pesquisas com o público para, depois, analisar a situação e propor medidas de solução.

A qualidade dos produtos está ruim? A empresa não está atendendo as expectativas dos clientes? O atendimento enfrenta problemas? Todas essas e outras perguntas ajudarão o consultor a entender e resolver o problema.

Leia também: Trabalho de consultoria empresarial, prazer em conhecê-lo!

7 – Quando os colaboradores estão desmotivados

A nossa última dica de quando contratar uma consultoria empresarial aborda uma temática fundamental para as organizações.

A falta de motivação e de engajamento das equipes leva à baixa produtividade. Mas você sabe como motivar seus colaboradores?

Uma consultoria de recursos humanos pode te ajudar nessa tarefa. Ela vai ter como foco atividades que estimulem e melhorem o engajamento, o trabalho em equipe, o clima organizacional e a boa convivência.

Veja mais sobre os serviços de uma consultoria neste infográfico:

Como contratar uma consultoria

Essas foram as nossas 7 dicas de quando contratar uma consultoria empresarial. Vale lembrar que esse tipo de serviço consiste em trabalhos de médio ou longo prazo. Portanto, se você procura uma solução imediata, uma consultoria pode não ser ideal.

Saiba mais: O que faz e quanto custa uma consultoria empresarial?

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial capacitada para reestruturar negócios, formular e implementar estratégias, fazer mapeamento ee modelagem de processos e muito mais. Sempre com transparência e transferência de conhecimento.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook