Skip to main content

Compartilhe isso!

Você sabe qual a função de uma consultoria empresarial?

O objetivo desse tipo de serviço é, a partir da visão de um profissional especializado e externo à organização, identificar problemas e propor soluções eficientes para a empresa contratante.

Uma consultoria empresarial é capaz de potencializar o desempenho da organização e torná-la mais competitiva.

Se você está pensando em contratar esse serviço para o seu negócio, mas ainda está na dúvida quanto a isso, fica tranquilo que a gente te ajuda.

Nas próximas linhas você entender melhor qual a função de uma consultoria empresarial, além disso, vai ver de que maneira ela pode impulsionar os resultados da sua empresa.

Leia também: Quando contratar uma consultoria empresarial? Confira 7 dicas e saiba qual o momento certo para esse tipo de serviço

Qual a função de uma consultoria empresarial?

1 – Diagnóstico organizacional

Quando você contrata uma consultoria empresarial, a primeira coisa que o consultor vai fazer será o diagnóstico da sua empresa.

Ou seja, ele vai analisar a atual situação do negócio, seus pontos fortes e suas fragilidades, principais falhas processuais etc. A intenção é dar um parecer técnico sobre as coisas como estão hoje.

Confira em nosso blog: Tipos de diagnóstico organizacional: conheça os 4 principais e como fazer cada um na prática

2 – Mapeamento e otimização de processos

É também função de uma consultoria empresarial mapear todos os processos da empresa e, assim, otimizá-los.

No mapeamento, identifica-se todas as etapas de todos os processos a fim de encontrar gargalos que precisam ser estancados.

Veja mais: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

3 – Planejamento estratégico

Com o diagnóstico e o mapeamento em mãos, é hora de elaborar um planejamento estratégico.

Assim, nessa função, a consultoria empresarial vai traçar metas e estabelecer um plano de ação a ser seguido.

A intenção aqui é definir as estratégias a serem seguidas, bem como os responsáveis por cada uma das ações estabelecidas.

Veja também: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

4 – Estruturação da Governança Corporativa

A Governança Corporativa pode ser definida como um conjunto de normas, processos e costumes que regem a administração de uma empresa.

Uma consultoria empresarial pode atuar na estruturação do modelo de Governança Corporativa da sua empresa.

Saiba mais sobre esse conceito no vídeo abaixo, produzido pela Setting, com a especialista no assunto Sandra Guerra:

Leia mais: Você sabe o que é Conselho de Administração na Governança Corporativa?

5 – Gestão de riscos

Os serviços de consultoria empresarial incluem também a gestão de risco. Ela consiste na análise extensa e minuciosa de tudo aquilo que pode representar riscos para o seu negócio e prejudicá-lo de alguma maneira.

Assim, a consultoria identifica os riscos relacionados a determinadas decisões estratégicas e operacionais da organização e sugere mecanismo para lidar com eles da melhor maneira possível.

Vale a pena conferir: Como gestão de riscos e compliance podem tornar sua empresa mais sólida

6 – Apoio nas tomadas de decisão

O consultor empresarial vai usar sua expertise e as informações coletadas sobre a empresa para auxiliar o gestor em suas tomadas de decisão.

É função do consultor sugerir quais seriam os melhores caminhos a seguir a fim de potencializar os resultados do seu negócio.

DICA: Conheça 5 métodos de tomada de decisão e um passo a passo para usar em seu dia a dia

7 – Implementação de um programa de compliance

Um programa de compliance ajuda a empresa a alcançar um patamar mais elevado de maturidade. A partir de sua implementação, a empresa passa a estar em conformidade com as leis e regulamentos para o seu setor.

Isso ajuda a empresa a ganhar maior credibilidade no mercado e a atrair mais investidores.

Entenda mais sobre compliance no vídeo abaixo, da Zetra:

Leia também: O que é compliance nas empresas: veja na prática e conheça 4 vantagens ao implantar essa prática

8 – Avaliação dos resultados preliminares

Ou tarefa que responde qual a função de uma consultoria empresarial é a avaliação dos resultados preliminares das medidas implementadas.

Aqui a intenção é verificar se se as sugestões de mudanças feitas pelo consultor estão surtindo o efeito desejado. Para isso, recorre-se a indicadores-chave de desempenho.

Este post pode interessar a você: Dashboard para empresas: o que é e 4 exemplos para se inspirar

9 – Monitoramento dos resultados

Além de avaliar os primeiros resultados, a consultoria empresarial também deve acompanhar a evolução das medidas implementadas a médio e longo prazo.

O efeito das mudanças está de acordo com o desejado? Quais alterações precisam ser feitas? As metas precisam ser modificadas?

Esse monitoramento é importante para que os objetivos definidos pela consultoria e pelo empresário possam ser alcançados.

Confira mais detalhes: O que é gestão de indicadores: tudo que você precisa saber para ter a performance de seu negócio na palma de sua mão

Ficou claro qual a função de uma consultoria empresarial? Agora que você já está mais por dentro deste assunto, que tal contratar esse serviço para a sua empresa?

Quando bem executada, uma consultoria empresarial pode te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio e te ajudar a ocupar posição de destaque no seu mercado de atuação, explorando todo o potencial dos seus colaboradores.

Saiba mais: Como contratar uma consultoria? Não se apresse: siga nosso passo a passo

A Setting é um empresa de consultoria obstinada pela excelência e entrega de valor ao cliente, por isso usa uma visão holística amparada pela tomada de decisão baseada em fatos. Assim, pode ajudar seu negócio a alcançar os melhores resultados, de forma objetiva e completa.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook