Skip to main content

Compartilhe isso!

Hoje, a tecnologia move o mundo, especialmente as empresas de todos os tamanhos e áreas de mercado. Mas o uso estratégico das ferramentas disponíveis nem sempre é algo fácil de implementar sem a orientação de uma consultoria em TI. Mas o que é consultoria de TI?

O sigla TI vem de Tecnologia da Informação e inclui todos as soluções e recursos de computação usados para transmitir, acessar, armazenar, proteger e produzir informações digitais.

A rede de computadores do seu negócio, o software de gestão, os serviços de armazenamento na nuvem, dentre outros, são todos soluções de TI.

E por que a consultoria em TI é tão importante, uma vez que todas essas soluções estão a um clique de distância?

É exatamente sobre isso que vamos falamos ao longo deste post. Então continue lendo e entenda o que é consultoria em TI e os benefícios para as empresas que investem.

O que é consultoria de TI?

A consultoria de TI é um serviço prestado por um profissional capacitado que aconselha uma empresa sobre as melhores maneiras de otimizar sua infraestrutura existente com a ajuda de soluções de tecnologia.

Por exemplo, uma empresa deseja melhorar o seu sistema de backup e implementar um banco de dados na nuvem.

Um profissional de consultoria de TI especializado nesse tipo de solução orienta qual a melhor escolha para a realidade da empresa.

Além desse, outros serviços que um consultor de TI pode assessorar a implementação são:

  • criação de sites;
  • implementação de um software de gestão;
  • criação de infraestrutura de rede;
  • implementação de sistemas de ERP, dentre outros.

A consultoria em TI ajuda as empresas a entender e analisar todos os requisitos necessários para a implementação de uma determinada solução.

Além disso, aconselha sobre os melhores serviços disponíveis que determinado negócio precisa e dá indicações com base em sua experiência.

E também supervisiona todo o processo de implementação e os primeiros meses de funcionamento da solução escolhida.

A consultoria abrange da criação da estratégia geral de TI, passando pelo tipo de tecnologia que será implementado até como a solução vai contribuir para as metas do negócio e satisfação do cliente.

Entendido o que é consultoria de TI, vamos falar dos benefícios que essa assessoria agrega para os negócios.

 

6 benefícios de uma consultoria em TI

1. Contribuir para o foco da equipe nas suas funções

Quantas vezes você já não perdeu um tempo grande do seu trabalho tentando resolver um problema com a rede de internet, atualizando um programa ou configurando a impressora?

É frustrante ter que deixar suas atividades principais (e nas quais você é bom!) para tentar resolver essas questões técnicas.

Com a consultoria em TI, você e a equipe da sua empresa terão todo o tempo disponível para investir em suas funções principais e melhorar o desempenho e produtividade.

Com as soluções implementadas corretamente, evita-se os erros e, melhor, existe a quem recorrer em caso de qualquer problema.

2. Ter um especialista a disposição

Muitos profissionais de TI mantém sua assessoria após a fase de implementação. Contar com a expertise de um especialista é útil, principalmente na fase de adaptação da equipe.

Com um consultor a disposição, a equipe tem a tranquilidade de contar com a orientação correta para driblar qualquer dificuldade no trabalho, garantindo melhores resultados.

3. Aprimorar as operações da empresa

Com uma consultoria de TI, você ganha a visão de um profissional em relação a eficiência das operações da sua empresa e como elas podem melhorar.

Muitas vezes, com a implementação de uma solução tecnológica simples o trabalho da equipe muda e evolui muito mais rápido.

E além da equipe identificar essas mudanças positivas, os clientes também perceberão o progresso na maneira como o serviço é prestado.

Essa nova perspectiva será uma lufada de ar fresco para o seu negócio.

4. Obter um melhor custo benefício

Montar um setor de TI interno pode sair muito caso. Será preciso montar a estrutura de trabalho, contratar um profissional, pagar um salário, benefícios, etc.

Por isso, a consultoria de TI é um serviço eficiente se as demandas da sua empresa são mais pontuais e espaçadas e não precisam de intervenções constantes.

Você pode economizar investindo em projetos com um consultor capacitado e vai receber o investimento em lucro ao melhorar a maneira como a empresa trabalhar.

5. Criar segurança para suas informações do negócio

Um dos assuntos mais falados e também polêmicos atualmente é a segurança das informações disponíveis na internet.

As empresas lidam todos o dias com informações sigilosas de outras empresas, clientes e mesmo as suas. Por isso, não basta apenas implementar um banco de dados, por exemplo, é preciso garantir que seja um sistema com a segurança adequada.

A consultoria de TI faz uma auditoria na sua empresa para identificar pontos vulneráveis, cria um novo protocolo para a segurança de informação e ajuda a implementar soluções contra desastre como um sistema de backup, por exemplo.

A sabe aquele hábito péssimo de clicar em tudo sem ler ou entrar em qualquer site para baixar um programa?

A consultoria em TI pode envolver treinamentos para os funcionários sobre o que eles podem e o que não podem fazer para evitar vírus nas máquinas e vulnerabilidade no sistema.

6. Impulsionar a produtividade da equipe

Uma empresa que oferece as ferramentas necessárias para o bom trabalho da equipe está um passo à frente do sucesso.

Com uma infraestrutura sólida e organizada, a equipe sabe onde e como armazenar os arquivos, manter suas versões atualizadas sempre a mão e compartilhar com quem precisar e de onde estiver.

Uma consultoria de TI vai ajudar sua equipe a ser mais produtiva e conectada para se dedicar às metas de negócios e satisfação do cliente.

Tenha a melhor consultoria de TI na sua empresa

Viu como uma consultoria em TI pode ser estratégica para o seu negócio? Eleve o nível das suas operações e pare de deixar sua equipe em apertos diariamente.

Esse conteúdo foi escrito pela Encontre um Nerd. Uma empresa que resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona com uma consultoria de TI personalizada.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook