Consultoria

Consultoria para escolas: O que é? Como funciona? Vale a pena contratar?

By 29 de abril de 2021 No Comments
consultoria-para-escolas

Compartilhe isso!

Muitas organizações de ensino são geridas por excelentes professores, educadores ou pedagogos. E, nem sempre, sua especialidade é a gestão de negócios.

Por isso, é completamente normal que esses profissionais tenham que superar desafios e sair de sua área de conforto para desempenhar esse papel de liderança empresarial.

Mas, para contornar isso, já pensou em contratar uma consultoria especializada em educação para sua instituição de ensino?

Esse tipo de serviço tem como um de seus principais objetivos orientar a gestão das escolas em seus diferentes aspectos a fim de otimizar os processos e potencializar os resultados.

Ficou interessado? Então continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é e como funciona uma consultoria para escolas.

Confira também nas próximas linhas as vantagens que essa consultoria pode trazer para as instituições contratantes e veja se vale mesmo a pena investir nesse serviço.

Consultoria para escolas: o que é e como funciona?

A consultoria para escolas é um serviço oferecido por profissionais especializados que prestam apoio em todos os aspectos necessários da gestão do ensino para a garantia de um aprendizado de qualidade e para a correta gestão administrativa e financeira.

Esse tipo de consultoria busca também tornar a instituição de ensino mais competitiva, com processos otimizados e alunos mais satisfeitos. Além disso, os consultores buscam também tornar a escola mais rentável e bem estruturada.

Para isso, consultoria para escolas faz um diagnóstico da atual realidade da instituição de ensino. A intenção é, nesse primeiro momento, conhecer melhor os pontos fortes e principalmente aqueles pontos negativos que precisam ser melhorados.

Com uma noção mais detalhada sobre o presente cenário, é possível propor as medidas e estratégias a serem adotadas para potencializar os resultados.

Esses profissionais especializadas elaboram um planejamento estratégico de acordo com as necessidades identificadas.

A consultoria para escolas auxilia os gestores em suas tomadas de decisão nos âmbitos administrativos, financeiros e pedagógicos. Ela, além de encontrar soluções institucionais, ajuda a evitar que problemas se repitam e mostra também qual caminho é o mais seguro para se fortalecer no mercado e se destacar entre os concorrentes.

Por que contratar uma consultoria para escolas?

Agora que você já sabe o que é como funciona uma consultoria para escolas, fica a pergunta: será que mesmo a pena investir na contratação desse tipo de serviço?

Para te ajudar a decidir, separamos aqui alguns benefícios que uma consultoria educacional pode oferecer. Confira agora quais são eles:

1. Melhoria na qualidade da gestão e dos processos

O consultor de educação é capaz de identificar as principais dores e problemas da escola e propor melhorias efetivas, capazes de promover uma gestão de maior qualidade e processos de aprendizagem e de gerenciamento mais eficientes.

Por quê? Porque ele têm uma visão externa, um ponto de vista novo, isento e desconectado de algumas “verdades” que muitas vezes precisam ser renovadas  e que não ficam claras para quem convive com elas diariamente.

2. Implementação de metodologias mais eficazes

Uma consultoria especializada em educação consegue também apontar quais metodologias gerenciais e pedagógicas não são adequadas e substituí-las por outras mais eficazes, que impactem os resultados mais positivamente.

Isso acontece porque, muitas vezes, o consultor tem acesso ao grande leque de soluções que viu serem vitoriosas na prática.

Porém, isso deve ser feito com transparência e em alinhamento com os executivos da instituição de ensino.

3. Capacitação da liderança

Outra vantagem oferecida por esse tipo de consultoria é que ela ajuda a tornar os líderes educacionais mais capacitados para lidarem com os desafios da gestão, orientando-os sobre as atualizações do mercado e sobre como agregar valor à instituição de ensino.

Nesse sentido, promover certificação Google for Education pode ser um primeiro passo prático e rápido de se realizar.

4. Acesso a uma nova perspectiva sobre a instituição de ensino

Gestores que lidam diariamente com as mais variadas questões que envolvem a administração de uma escola podem acabar tendo uma visão limitada sobre os pontos positivos e as limitações da instituição. 

Nesse sentido, a presença de um consultor especializado dá acesso a uma nova perspectiva sobre a escola, otimizando a busca por melhores soluções.

5. Redução de custos

A consultoria para escola ajuda a identificar gargalos e a reduzir significativamente os custos operacionais e administrativos de uma instituição de ensino. 

Esse profissional auxilia na otimização dos gastos e na distribuição inteligente dos recursos financeiros.

6. Fortalecimento da imagem da escola

Contratar uma consultoria especializada em educação pode ser uma ótima forma de melhorar e fortalecer a imagem da escola no mercado, reforçando seus pontos fortes, seus valores e seu posicionamento.

7. Melhoria no relacionamento da escola com alunos e comunidade

Manter um bom relacionamento com professores, alunos e com a comunidade no entorno da escola é essencial para a reputação da instituição de ensino e para a retenção dos estudantes. 

Tendo isso em vista, a consultoria ajuda a definir que estratégias de relacionamento podem ser adotadas e como executá-las.

Ficou claro o que é, como funciona e os benefícios de uma consultoria para escolas?

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, que tal investir na contratação desse tipo de serviço para a sua instituição de ensino? Leia também: O Futuro da sala de Aula

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

More posts by Flavia Secaf

Comentários no Facebook