Skip to main content

Compartilhe isso!

No atual cenário mundial, é um fato que a concorrência nos mercados está cada vez mais acirrada.

Quando uma organização não consegue gerar uma boa vantagem competitiva sustentável, com certeza será deixada para trás.

Mas, na maioria das vezes, saber o que fazer para melhorar seus resultados exige uma ajuda especializada, que seja externa à organização.

Por quê?

Ideias novas, visão “de fora”, experiência em diversos ramos de atividade, especialistas em cada área e desprendimento de costumes já arraigados na empresa são só alguns fatores dessa equação.

Compreender como funciona uma empresa de consultoria pode ser a chave para alavancar seus negócios, contando com a colaboração desse tipo de empresa.

Como funciona uma empresa de consultoria

1- Como uma empresa de consultoria irá te ajudar?

Uma empresa de consultoria é aquela que prestará um serviço do interesse de sua empresa através de profissionais qualificados e especializados.

Imagine essa comparação: quando uma pessoa não está se sentindo bem ou deseja fazer um check up, ela procura um médico.

A mesma ideia vale para o mundo dos negócios: ao buscar uma consultoria, uma empresa está procurando solucionar problemas e recebendo um diagnóstico especializado de sua situação.

A organização previne ou resolve questões que podem trazer prejuízo à “saúde” de seus negócios.

Disposto a entender ainda mais como funciona uma empresa de consultoria?

2- Como funciona uma empresa de consultoria, afinal?

Mas, afinal, como funciona uma empresa de consultoria?

Quais as etapas que irão marcar a atuação dos consultores em seus negócios?

As 3 etapas principais de um processo de consultoria:

1- Diagnóstico da empresa

O primeiro passo de atuação de uma empresa de consultoria é uma avaliação profunda da situação de seus negócios.

Realiza-se um diagnóstico.

Serão detectados os setores de sua organização que precisam de uma maior atenção e quais áreas devem ser melhoradas.

2- Planejamento estratégico

Após detectar problemas e oportunidades de melhoria em seus negócios, chegou a etapa inicial de qualquer mudança: o planejamento estratégico.

Por meio de uma série de análises e ferramentas de planejamento, serão definidos seus objetivos e como manter o foco e o engajamento de todos para que sejam alcançados.

3- Acompanhamento e monitoramento

Definido o planejamento e suas metas, é preciso oferecer todo o suporte necessário para que os resultados correspondam às expectativas.

Por isso, a terceira etapa da consultoria é acompanhar e monitorar a execução da estratégia estabelecida, oferecendo auxílio à gestão.

3- Quais os benefícios em contratar esse serviço?

Agora que você entendeu como funciona uma empresa de consultoria, é preciso compreender as vantagens de optar por esse serviço.

As consequências dessa escolha irão influenciar diretamente no aumento de receita e na redução de custos de sua empresa, ao trazer benefícios como:

Investimentos certeiros

uma consultoria empresarial fornece informações concretas que auxiliaram a planejar corretamente os investimentos que resultem na melhoria da gestão de sua organização.

Marketing mais eficiente

É fornecido um planejamento de marketing mais eficiente, que aumenta a visibilidade de sua marca e auxilia a empresa no posicionamento adequado para atingir o público-alvo desejado.

Desenvolvimento sustentável

Atualmente, preocupar-se com sustentabilidade não é apenas uma obrigação, mas uma necessidade aos negócios que desejam ter longevidade no mercado.

Com uma consultoria empresarial, você saberá guiar suas atividades para que estejam de acordo com as mais diferentes dimensões da sustentabilidade empresarial:

  • Social;
  • Econômica;
  • Ambiental.

Reestruturar processos

O que está acontecendo de errado? Por que a produtividade da equipe de vendas está tão baixa? No que você deve apostar para ampliar seu marketshare?

Essas e muitas outras questões podem estar tirando o sono de qualquer gestor. E as respostas para solucionar ou até detectar problemas e oportunidades que estão passando despercebidos poderão ser encontradas com ajuda externa.

Por isso, uma consultoria poderá mapear e redirecionar os fluxos dos mais variados processos de um negócio – tudo para melhorar os resultados.

Reorganizar equipes

O sucesso de qualquer empresa só é possível graças a seus colaboradores.

Afinal, você nunca verá seus negócios prosperarem se uma equipe bem organizada e formada por profissionais competentes.

Uma consultoria será decisiva ao organizar suas equipes da maneira mais adequada, colocando as pessoas certas nas ocupações certas.

Boas empresas de consultoria oferecem até cursos específicos de gestão para suprir necessidades detectadas e que atendem as necessidades de capacitação dos colaboradores.

Melhorar processos de apoio

Elencar maneiras de otimizar os processos de apoio da empresa, como o setor de Recursos Humanos ou Administrativo-Financeiro, por exemplo, irá impactar na eficiência dessa áreas.

O efeitos se espalharam sobre a produtividade da empresa como um todo.

Liderança mais eficiente

Com um plano de negócios adequado, cenários e metas bem definidos, e demais vantagens, é possível compreender que as lideranças da empresa serão muito impactadas.

As posições de governança se mostrarão mais eficientes nos momentos de tomada de decisão, atuando de maneira mais certeira.

Procure ainda buscar por consultorias que forneçam opções de apoio à distância, o que trará mais segurança nos processos que envolvem a gestão de sua empresa.

Aumentar a produtividade

Reduzir custos, aprimorar a tomada de decisão, remover entraves de desenvolvimento, melhorar resultados.

Essas e outras mudanças acabam convergindo para um dos grandes objetivos de qualquer negócio: o crescimento de produtividade.

Ao tornar os processos da organização mais eficazes e eficientes, uma consultoria empresarial pode ser considerada como uma verdadeira ferramenta de produtividade.

A Setting é especializada em ajudar empresas a aprimorar processos e implantar um modelo organizacional eficiente para atingir sua metas.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook