Skip to main content

Compartilhe isso!

A produtividade é um atributo muito apreciado em qualquer tipo de empreendimento, pois ela significa conseguir mais resultados com menos custo e tempo. No entanto, nem sempre é fácil atingi-la. Especialmente com o passar do tempo, há uma grande probabilidade de que os funcionários acabem se acomodando e percam o entusiasmo e a capacidade de gerar o melhor de seu potencial para a empresa. O administrador, consciente dessa realidade, deve ter as atitudes certas para que isso não aconteça. E com as dicas certas é possível tornar sua equipe incrivelmente produtiva no ambiente empresarial. Quer descobrir quais são elas? Então confira no texto a seguir:

Reforce suas habilidades de liderança

Se você deseja tornar sua equipe motivada, você precisa começar a reforçar as suas próprias capacidades de liderança, se tornando um líder mais eficiente. É preciso passar confiança para seus comandados, tendo convicções fortes, mas sem permitir que isso o deixe com um ar de soberba ou arrogância. Procure compreender bem as necessidades dos seus liderados e busque sempre atender seus anseios, pois o grande líder é, acima de tudo, um doador. Foque também no seu desenvolvimento pessoal, pois não são apenas os seus funcionários que precisam de treinamento constante. Ainda que suas funções sejam muito mais comerciais e financeiras do que técnicas, estar atualizado é sempre uma obrigação. Procure ler livros sobre sua área, fazer cursos no seu campo e ler reportagens e artigos que agreguem valor para você.

Ofereça as melhores condições

Muitas vezes, o próprio ambiente de trabalho pode acabar minando a motivação de sua equipe. Se você quer torná-la mais produtiva, certifique-se de que a estrutura oferecida é adequada e garante o mínimo necessário para que você possa cobrar um serviço bem feito. Fique atento a pequenos detalhes pois, no somatório, isso pode ser muito relevante. A internet instalada é lenta e apresenta falhas? Os computadores estão ultrapassados? Faltam materiais básicos? O ar condicionado está dando vazão? Ninguém consegue ser eficiente quando o ambiente não permite. Faça as mudanças necessárias e invista nesse campo sem medo: o capital gasto muito provavelmente voltará multiplicado em forma de resultados!

Valorize seus funcionários

Valorizar os funcionários é sempre uma boa dica para tornar sua equipe produtiva. Tente deixá-los mais seguros, oferecendo planos de carreira, seguro saúde, dando liberdade para que invistam mais em determinados projetos e deixando os horários mais flexíveis. Que tal deixar sair mais cedo quem já atingiu sua meta ou se esforçou em dobro na execução de uma tarefa? Confiar é essencial para o sentimento de valorização comum e também para que todos se interessem ainda mais pelos resultados da empresa.

Treine sua equipe

Essa é uma questão que ganhar cada vez mais importância no mercado de trabalho, pois equipes bem treinadas oferecem resultados muito melhores em termos de produtividade. Muitos administradores podem se questionar até que ponto vale pagar por cursos e treinamentos, mas o fato é que eles realmente possuem um custo-benefício incrível. E não caia na tentação de apenas contratar palestras motivacionais ou um coach por apenas um dia: o treinamento é, acima de tudo, um processo progressivo e constante. Procure deixar seus colaboradores acima da média do mercado, pois isso vai garantir que sua empresa também supere seus adversários.

Essas são algumas formas de deixar sua equipe mais produtiva no ambiente empresarial. São dicas simples, mas que ajudam a diferenciar seus colaboradores e deixá-los mais preparados para enfrentar os problemas do dia a dia. E você, como prepara sua equipe para sempre alcançar o progresso? Possui alguma prática especial? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook