Skip to main content

Compartilhe isso!

Voce sabe porque fazer planejamento estratégico?

O planejamento estratégico tem como objetivo definir uma direção para a empresa. Ele envolve uma análise do passado, do presente e traça os caminhos que a organização precisará percorrer para conquistar seus objetivos no futuro.

Sem um planejamento estratégico, a sobrevivência de uma empresa, num mercado cada vez mais competitivo, é ameaçada. É através dele que a organização consegue se diferenciar da concorrência, aproveitar oportunidades perante as mudanças e alcançar os resultados almejados.

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor.

Se todos os benefícios apresentados até agora, não te convenceram, confira 5 bons motivos porque fazer planejamento estratégico.

Os 5 motivos porque fazer planejamento estratégico

1- Agilidade na tomada de decisões

Quando a organização tem um planejamento bem organizado, seus objetivos estão claros e ela tem conhecimento dos riscos e do que precisa ser feito para atingir suas metas. Logo, é muito mais fácil e rápido tomar decisões. Afinal, nada será decidido com o intuito de prejudicar o planejamento da empresa.

2- Melhor conhecimento dos seus concorrentes

Para elaborar o planejamento estratégico de uma empresa, é fundamental estudar o mercado em que ela está inserida. Isso é possível a partir da comparação entre as características do ambiente interno — suas forças e fraquezas — e as do ambiente externo – oportunidades e ameaças.

Além disso, para entender o posicionamento estratégico do negócio, também é muito importante pesquisar e se atualizar sempre sobre a situação do mercado, clientes, concorrentes e fornecedores.

3- Colaboradores motivados, integrados e comprometidos

Uma das funções do planejamento estratégico é definir os objetivos da organização e traçar os caminhos a seguir para alcançá-los. E para que ele seja eficiente, é fundamental a participação e colaboração de todos que compõem a empresa.

Quando todos trabalham por um objetivo em comum e têm seus papéis bem definidos, consequentemente, a comunicação melhora. Além disso, a motivação e o comprometimento dos envolvidos aumenta.

4- Consciência coletiva

Como foi dito no item anterior, quando todos trabalham por objetivos em comum, a integração é maior. Se os colaboradores reconhecem a importância do trabalho de cada um para o desenvolvimento da organização, o sentimento de pertencimento é muito maior. Logo, uma consciência coletiva, para que as metas da organização sejam alcançadas, é formada.

5- Melhor relacionamento da empresa com o ambiente interno e externo

Um planejamento estratégico bem elaborado, é fundamental para a identidade da empresa. É através dele que a organização conhece suas forças e fraquezas, que devem ser lembradas antes de qualquer ação. Quando a empresa tem de forma clara sua missão e seus valores, as chances de uma história de sucesso ser escrita é muito maior.

Consequentemente, se a empresa tem a sua identidade bem definida e a coloca a frente de suas decisões, como consequência, o relacionamento com o ambiente interno e externo se torna muito melhor. Tudo que é feito pela organização é estruturado de acordo com seus valores e pensado para no bem das partes envolvidas.

Entendeu porque fazer planejamento estratégico? Está convencido a desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa? Caso ainda esteja na dúvida, confira em nosso blog um post sobre importância do planejamento estratégico para as organizações.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook