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 Produtos e serviços de qualidade muito semelhantes disputam a atenção de clientes e consumidores todos os dias, criando uma competitividade acirrada em todos os mercados e trazendo à tona um desafio muito maior: o de fidelizar clientes.

Se as soluções são praticamente as mesmas — e você não pode mudar isso porque é a regra do mercado —, busque uma diferenciação quanto à satisfação do cliente. Um cliente satisfeito realiza mais compras, consome produtos e serviços de maior valor agregado, atrai novos compradores e ainda ajuda a fortalecer sua marca no mercado por meio de recomendações.

Mas como fidelizar seus clientes? No post de hoje, confira dicas certeiras para conquistá-los definitivamente. Continue a leitura!

Conheça seu cliente

Toda empresa deve investir em um bom sistema de Customer Relationship Management (CRM) para conhecer o perfil de seus clientes — e, com isso, criar produtos e serviços mais adequados a seu mercado consumidor. Inovando no principal negócio da sua empresa, você já terá um bom caminho andado rumo à fidelização de clientes!

Mas a gestão estratégica de dados vai além disso. Você também deverá criar estratégias de marketing personalizadas para cada público-alvo, aumentando a proximidade e estabelecendo conexões emocionais — o que é fundamental para fidelizar clientes.

Planeje a comunicação adequadamente

Manter uma comunicação alinhada aos objetivos estratégicos da empresa também contribui fortemente para fidelizar clientes, já que você comunicará sua mensagem principal em todos os canais de comunicação.

Se sua empresa tem como valor a fidelização e retenção de clientes, isso deverá estar em cada peça de comunicação criada pela empresa — fortalecendo seu posicionamento e, consequentemente, sua imagem junto ao seu público de interesse. Essa estratégia irá ajudar a estabelecer os vínculos emocionais citados no tópico anterior.

Valorize o contato entre cliente e empresa

De certa forma, fidelizar clientes é como namorar. Isso mesmo! Você desperta o interesse e, quando esse interesse passa a ser mútuo, vocês passam cada vez mais tempo juntos, não importa onde nem como. Comunicam-se por telefone, e-mail, mensagem, sinal de fumaça ou o que for necessário!

Nesse sentido, manter diversos pontos de contato entre empresa e clientes é fundamental para que você tenha a memória desses encontros sempre disponível. Se o cliente perguntou algo nas redes sociais, você tem esse registro e pode resgatá-lo quando ele aparecer na sua loja física, por exemplo. É a partir do convívio saudável que você vai construir uma relação de longo prazo com a sua audiência!

Apoie o cliente em cada fase do ciclo de vendas

Antigamente, o relacionamento entre empresa e cliente começava no momento da venda. O cliente não sabia muito bem o que procurava, e o vendedor empurrava aquilo que parecia ser o correto. Mas os tempos mudaram e, agora, a jornada do cliente começa muito antes!

O consumidor busca informações, fala com outras pessoas, analisa opções, investiga o histórico dos fornecedores e, só então, toma a decisão de compra. Ou seja, o papel da empresa se transformou — você precisa prestar uma espécie de consultoria para os seus clientes, para que eles tomem a melhor decisão de compra com base em dados e fatos concretos.

Essa consultoria começa quando o seu potencial cliente desconfia que tem uma necessidade e, então, passa a buscar mais informações. Se você estiver lá para fornecer essas informações, poderá apoiá-lo em cada fase do ciclo de vendas até que ele tome a decisão final.

Invista no planejamento estratégico

Deixamos esta dica para o final, mas a verdade é que tudo começa aqui! Se fidelizar clientes não é um dos objetivos estratégicos da sua empresa, nenhuma das ações anteriores funcionará perfeitamente.

A fidelização deve estar presente em cada ação desenvolvida dentro da sua empresa — e, para tanto, é fundamental que você crie o ambiente ideal para isso. Defina seu planejamento estratégico, instrua as pessoas, dissemine a cultura da fidelização, organize os processos em torno da satisfação do cliente e monitore o desempenho da sua equipe. Para ajudar você nesse processo, não hesite em contar com os serviços de uma consultoria de gestão empresarial.

Pronto para colocar nossas dicas em prática e fidelizar clientes com mais eficiência? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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