Wheaton Brasil
Perfil
O grupo Wheaton Brasil Vidros é uma empresa familiar de grande porte, cerca de 3.000 funcionários, líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos cosméticos e farmacêutico.
Tem como principais clientes Avon, Natura e Boticário no setor de cosméticos, e os laboratórios Aché, EMS e Eurofarma no setor farmacêutico.
Desafio
Desenvolver o planejamento estratégico e o modelo de gestão para aumentar a competitividade por meio da eliminação de gargalos da cadeia de valor com investimentos em processos, tecnologia e pessoas.
Selecionar e implementar um novo ERP para substituir o desenvolvido internamente, o que apoiaria a reestruturação dos processos.
A Solução
Com a colaboração e apoio conceitual da Setting foram desenvolvidos quatro projetos, de 2005 a 2008, para atender os desafios propostos.
Projetos realizados
Implementar o planejamento estratégico 2005-2006 conforme modelo BSC
Esse projeto envolveu implementar o planejamento estratégico por meio do seu detalhamento em objetivos de negócio e desenvolver o Mapa Estratégico, de forma a torna-lo tangível à gestão. Foram definidos os indicadores-chave de desempenho, as metas e atribuídas as responsabilidades por atingir os objetivos da corporação e de suas unidades de negócio. Como desdobramento, foram alinhadas e implementadas as iniciativas que conduziriam à execução das estratégias, bem como a forma de acompanhamento de seu desenvolvimento e comunicação, para manter o comprometimento dos envolvidos em toda a organização.
Resultados
Definidos mapas estratégicos para a Corporação e para a linha de negócio Doméstica, com 40 e 11 indicadores respectivamente. Foi também definido o inventário com 29 iniciativas estratégicas. Após análise estruturada de relevância e impacto foram selecionadas oito iniciativas para o portfólio das que deveriam ser executadas no ciclo do planejamento.
A TI julgou importante “fazer” e não “comprar” o sistema de gestão do desempenho estratégico. Ao longo do projeto foi mantido um processo de comunicação para garantir o engajamento da força de trabalho.
Apoiar o desenvolvimento e implementação do Modelo Estratégico de Gestão por Indicadores – BSC
Os propósitos desse projeto foram de contribuir na especificação funcional e apoiar a TI no desenvolvimento do sistema sisBSC; fechar as lacunas da construção do modelo BSC e acompanhar a implementação de seu uso efetivo; capacitar os gestores no uso do modelo; e estabelecer a gestão através do modelo, apoiando as estratégias da Wheaton
Resultados
O sistema foi desenvolvido satisfatoriamente. Os indicadores foram definidos em detalhes para sua incorporação à ferramenta e os gestores capacitados nos conceitos do BSC. Todo o projeto foi acompanhado por relatórios de escopo, cronograma e identificação de riscos.
Otimização de processos
Projeto típico para o escopo definido, pretendia racionalizar a cadeia de processos da empresa; analisar papéis e responsabilidades dos processos; definir indicadores chave para monitoramento dos processos; analisar a arquitetura e soluções atuais e definir os requerimentos de TI necessários para apoiar os processos; desenvolver planos de ação para as melhorias identificadas; e prover um Plano Mestre consolidando todos os planos de ação, contemplando os recursos planejados (pessoas, dinheiro e tempo).
Resultados
Esse projeto permitiu à Wheaton obter uma visão geral dos gargalos dos principais processos, com as áreas impactantes e impactadas; priorizar os principais pontos críticos e definição de projetos estratégico para saná-los; e identificar boas práticas de organizações de referência.
Ainda, permitiu significativa melhoria na condução dos processos, com maior integração entre áreas; redução de custos operacionais e de desperdícios com a otimização do fluxo da cadeia de suprimentos; e a obtenção de melhor tempo de resposta às demandas e de maior satisfação dos clientes.
Seleção do ERP e acompanhamento da implementação
Para a seleção inicial foi estruturada uma RFI – Request for Information, enviada aos provedores de ERP e avaliação das informações recebidas. Em seguida aos provedores qualificados foi enviada uma RFP – Request for Proposal. Durante a análise das informações foram feitas visitas a clientes referenciais dos provedores, o que contribuiu para a busca de boas práticas de mercado, e avaliação e seleção dos provedores qualificados para a escolha final com base nos atributos: custos, riscos, serviços e requerimentos funcionais.
Resultados
Foi adquirido o ERP da Oracle, e selecionado o parceiro Innovative para a implementação. Os diversos processos da Wheaton foram conectados aos sistemas da Oracle conforme planejamento que identificou cinco grandes grupos:
- Procure to Pay;
- S&OP;
- Order to Cash;
- Produção; e
- Demais processos gerenciais.
A implementação levou um ano, e o Go Live aconteceu na modalidade de Big Bang.
Mais cases:
A Setting une conhecimento e competência
para otimizar o seu negócio