Category

Processos

Gestão por processos, um diferencial competitivo sustentável que toda empresa deve construir

By | Processos | No Comments

Diferenciais competitivos são cada vez menos sustentáveis. Assim que sua empresa os constrói, passa a ser imitada pelos concorrentes e lá se vai o diferencial pelo ralo. Ainda bem que o inverso também acontece, e copiamos aquilo que percebemos que é bom e satisfaz os clientes que queremos conquistar. Mas há um tipo de diferencial que é difícil de ser copiado. Trata-se dos ativos intangíveis que incorporamos ao nosso negócio. A gestão por processos é um ativo intangível deste tipo. Por mais que observemos como uma empresa conduz seus processos, só enxergamos parte da realidade e não o todo.

O que é a Gestão por Processos

Gestão por Processos é, antes de tudo, reconhecer que qualquer organização é um conjunto de processos interconectados, que dependem uns dos outros para a criação sustentável de valor, para todas as partes interessadas. Para tanto, os processos precisam ser definidos, implementados e gerenciados, de forma integrada, o que acaba sendo um grande desafio para as empresas.

A saída de um processo é a entrada do outro e, como diz a antiga máxima de sistemas, “entra lixo, sai lixo. ” Na verdade, nem sempre é assim, mas desde que o processo que vai transformar lixo em algo aproveitável se esforce para tanto. E isso custa eficiência e eficácia do sistema como um todo, o consumo de recursos e, pior ainda, a insatisfação dos clientes.

A Gestão por Processos demanda equilíbrio

Cada processo isoladamente e a gestão por processos, como um todo, demandam equilíbrio no desenvolvimento dos processos propriamente ditos, das pessoas que vão executar e monitorar esses processos e da tecnologia que vai apoiar sua execução e registrar o seu efetivo desempenho.

Otimizar os processos e implementar novas tecnologia, sem capacitar e comunicar adequadamente as pessoas resulta em robotização, com perda de comprometimento e vontade de trabalhar.

Treinar as pessoas e implementar novas tecnologias sem mapear e otimizar os processos pode “melhorar a eficiência da bagunça” e provocar uma anarquia automatizada.

Ter pessoas preparadas e competentes e processos ágeis sem apoio da tecnologia adequada resulta em frustração, avanços pequenos, trabalhos manuais e sentimento de impotência.

Mudanças efetivas somente se materializam por meio de melhorias equilibradas em desenvolvimento de pessoas, processos e tecnologias.

A plataforma integrada de Gestão por Processos

O avanço da tecnologia tem nos trazidos novas e entusiasmantes possibilidades na Gestão por Processos. Podemos classificar essas possibilidades em três estágios, crescentes e termos de amadurecimento organizacional:

  1. Promover a colaboração entre as pessoas;
  2. Organizar o negócio, padronizar como os processos são executados e manter informações em bancos de dados apropriados e seguros; e,
  3. Promover a automação dos processos, quando a eficácia não se baseia somente em pessoas, mas também em velocidade, economia de mão de obra e maior qualidade de execução.

O Pipefy, é uma dessas plataformas integradas de gestão por processos. Por meio dela a organização mapeia e otimiza seus processos sem impactar a área de TI da empresa.

A notação tipo Kanban que o Pipefy adota para representar os processos, etapas e atividades, promove a compreensão da lógica subjacente dos mesmos, comunica o fluxo de trabalho de forma intuitiva, define SLA’s entre as etapas dos processos, e promove o aprendizado organizacional por meio da capacitação das pessoas e melhoria contínua dos processos.

Um amplo conjunto de modelos básicos de processos está disponível e esses modelos podem ser personalizados para atender as mais diversas necessidades das empresas.

Além disso, oferece integração nativa ou via aplicativos aos mais diversos bancos de dados, para que as informações hoje existentes nas empresas possam ser incorporadas aos processos implementados no Pipefy.

Setting Consultoria, um Pipefy Certified Partner

A partir de agora, por meio da plataforma Pipefy, podemos ajudar nossos clientes a mapear seus processos gerenciais e operacionais rapidamente, otimizar o que for necessário, implementar os processos otimizados e interconectar esses processos aos bancos de dados existentes e dessa forma, implementar a efetiva gestão por processos nas suas organizações.

Conte conosco para acelerar a criação de seus diferenciais competitivos sustentáveis por meio da gestão por processos.

Como criar processos em uma empresa? Confira o passo a passo

By | Processos | No Comments
Como criar processos em uma empresa

No mundo corporativo, os processos são uma série de atividades que visam alcançar determinado objetivo.

Tratam-se de várias etapas estabelecidas pela empresa para que ela chegue aos resultados desejados.

Os processos empresariais definem as rotinas e os fluxos de trabalho, tornando-os mais uniformes e assertivos.

Uma fabricante de carros, por exemplo, conta com diversos profissionais que se distribuem em diversas funções fundamentais para a entrega do produto final.

Read More

Como criar indicadores de desempenho para melhorar seus resultados?

By | Processos | No Comments
Como criar indicadores de desempenho

Saber como criar um bom planejamento é uma verdadeira necessidade para toda empresa.

E conseguir definir metas é um dos primeiros passos antes de dar início a qualquer projeto ou tarefa de uma organização.

Afinal, para conseguir chegar onde se deseja, é preciso ter certeza de qual será esse objetivo, certo?

Mas, para ter sucesso em seus projetos, há ainda outro fator essencial: ser capaz de mensurar o desempenho das atividades.

Se um gestor não consegue realizar um acompanhamento certeiro do andamento das tarefas de sua empresa, a chance de não identificar possíveis problemas a tempo de repará-los aumenta drasticamente.

Read More