Skip to main content

Compartilhe isso!

Administrar uma empresa é uma tarefa complicada que demanda atenção do empresário em diversas áreas. Não basta formalizar um negócio, abrir as portas e comercializar os seus produtos ou serviços.

Uma empresa exige que sejam feitos controle de estoque, gestão de pessoal, gestão financeira, comunicação e marketing, dentre outros. Em meio a tantas obrigações, um empresário pode ficar perdido e estes são alguns dos motivos porque contratar uma consultoria empresarial.

Porém, muitos empresários acabam se mostrando resistentes na hora de contratar uma consultoria de apoio a gestão empresarial. Isso acontece porque muitos desses empresários acreditam que sempre poderão resolver os problemas dos seus negócios ou conseguir bons resultados com os métodos que estão acostumados a utilizar.

Mas as práticas de gestão e o mercado mudam e, muitas vezes, os gestores não acompanham ou não estão abertos a essas mudanças. E a empresa será diretamente impactada por essa decisão.

Uma consultoria pode ser o auxilio ou prover a mudança necessária para que os negócios possam deslanchar. Mas para isso é importante que o empresário sinta a necessidade de contar com esse tipo de serviço. Os benefícios que eles podem trazer podem ser significativos e vão desde os modelos de gerenciamento até posicionamento de mercado e aumento da cartela de clientes.

5 razões porque contratar uma consultoria empresarial

Nem sempre é fácil realizar uma boa gestão empresarial, não é mesmo? Por mais que a gente busque conhecimento, invista em procedimentos e equipamentos e treine a equipe, sempre surgem situações difíceis de resolver ou até mesmo de identificar o problema.

Diante de cenários como esses, confira alguns bons motivos porque contratar uma consultoria empresarial. Você vai ver  que se trata de um investimento interessante, por causa do retorno que proporciona em curto e longo prazo.

1- Capacidade geral de analisar o negócio

Uma consultoria de apoio a gestão empresarial é um serviço que auxilia o empresário a analisar a empresa, solucionar problemas e estruturar os seus processos administrativos. Esse tipo de serviço pode ser prestado por profissionais autônomos ou empresas especializadas.

Assim, pode-se afirmar que uma consultoria é um trabalho que busca solucionar ou evitar problemas administrativo-operacionais.

Entre os benefícios de contar com esse serviço especializado estão a redução de custos nas empresas, pois há uma revisão nos gastos e, se for o caso, o corte de despesas e processos desnecessários; aumento da receita, que pode vir com o aumento das vendas, da cartela de clientes e na economia com despesas; melhora administrativa, com a implantação de sistemas e processos de gestão eficientes; dentre outros.

2- Diminuição da taxa de rotatividade

Quando a empresa apresenta alto índice de rotatividade, ou turnover, significa que o gerenciamento de pessoas não está sendo realizado da maneira eficiente e que a empresa deixou de ser atrativa na visão de muitos profissionais. Isso pode levar a problemas maiores se não for resolvido em tempo hábil, além de gerar muitos custos para a empresa (desligamento, contratação, treinamentos e etc).

A consultoria empresarial auxilia na identificação do problema e no planejamento da recuperação dos funcionários. Isso se dá por meio de ações como fortalecimento da cultura, melhoria do clima organizacional, análise da ergonomia, entre outras.

3- Aumentar a produtividade

produtividade representa a capacidade dos colaboradores de produzirem em um determinado intervalo de tempo. Quando essa capacidade fica abaixo do esperado, os processos internos e de atendimento ao cliente são diretamente afetados, impactando no rendimento.

Os recursos humanos não são fáceis de serem gerenciados por causa dos diferentes perfis, costumes, crenças, objetivos e demais fatores subjetivos inerentes à cada pessoa. Por isso, o investimento em consultoria empresarial surge como alternativa para melhorar também a gestão de pessoas.

A realização de melhoria no processo de contratação e reavaliação dos procedimentos operacionais são ações que fazem parte de uma consultoria e proporcionam aumento comprovado da produtividade, o que já seria um excelente motivo porque contratar uma consultoria empresarial.

4- Dar direcionamento estratégico ao negócio

Toda organização que pretende ter sucesso em suas ações precisa ter um planejamento dos objetivos e metas a serem cumpridas. Entretanto, se a empresa não realizar esse planejamento de maneira estratégica, dificilmente conseguirá obter os resultados esperados.

A falta de resultados interfere também no gerenciamento de pessoas, pois os colaboradores começam a perder a confiança no gestor e passam a desacreditar na capacidade de crescimento da organização.

Uma estratégia bem elaborada demanda tempo e um estudo de mercado, análise de dados, capacitação da equipe e vários outros itens. Se você não possui domínio dessas competências, a sugestão é investir na consultoria empresarial para evitar que sua empresa perca dinheiro e deixe de aproveitar as oportunidades de crescimento.

5- Pôr as finanças em ordem

Outra falha muito comum encontrada nas empresas e que indica a necessidade de um apoio a gestão empresarial é o descontrole nas finanças. Quando existe essa demanda na organização, o gestor deve agir imediatamente, pois a falta de controle do capital pode levar a empresa a atrasar pagamentos, impede que investimentos sejam realizados, diminui o poder de compra e, na pior das hipóteses, leva à falência.

Com a ajuda da consultoria, você estará preparado para realizar uma boa gestão financeira em seu negócio e apto a conduzir a organização para o crescimento e aumento da lucratividade.

Quando devo contratar uma consultoria?

Você já viu porque contratar uma consultoria empresarial, mas quando é o moneto certo de buscar esta apoio a gestão?

São várias as situações que podem levar uma empresa a precisar de uma consultoria de gestão empresarial. Em todas elas existe a necessidade de impulsionar o negócio, conseguir maior abrangência de mercado e mais eficiência nos processos produtivos e operacionais da companhia. O empresário precisa compreender essa necessidade para que possa buscar ajuda especializada.

Entre esses fatores podemos citar as mudanças de mercado, que levam a empresa a avaliar os impactos no negócio e readequar à nova realidade; elaborar um planejamento estratégico para alavancar os negócios; implementação de projetos de expansão que demandam mão de obra especializada; adaptação dos processos gerenciais para que o negócio possa se tornar mais eficiente; e até mesmo implantar uma ferramenta gerencial para aumentar a lucratividade.

Qual a melhor hora para investir em uma consultoria?

Na hora de contratar uma consultoria em busca de apoio a gestão empresarial, o empresário deve saber os motivos que o levaram a buscar esse tipo de serviço. O consultor, para ter resultados em seu trabalho, precisa entender quais os problemas para poder oferecer as melhores soluções e, para isso, é preciso ter um contato interativo e próximo entre o empresário que contrata e o consultor.

Gostou deste artigo sobre porque contratar uma consultoria empresarial? Então siga o nosso perfil no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos.

Jorge Secaf Neto

Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro e Consultor Sênior em organizações que buscam transformação. Tem seus principais interesses profissionais vinculados à educação executiva de forma continuada, e à busca pela excelência em Governança e Gestão organizacional.

Comentários no Facebook