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Como você responderia a pergunta do título? Já pensou em um planejamento de carreira e se questionou quais seus projetos futuros?

Se você já refletiu sobre o assunto, talvez tenha percebido vários planos arquitetados em sua mente. O problema é que você ainda não sabe o que fazer para colocá-los em prática. Com isso, o futuro gera muito mais ansiedade do que boas expectativas.

Para ajudá-lo a mudar esse cenário, selecionamos algumas dicas que vão auxiliar na definição do que você precisa fazer para atingir seus objetivos e quais os primeiros passos para planejar sua vida profissional. Vamos lá!

Entenda o que é um planejamento de carreira

O planejamento de carreira pode ser definido como um conjunto de metas para alcançar determinados objetivos em médio e longo prazo. Com ele, é possível definir os direcionamentos para crescer profissionalmente.

Infelizmente, nem todo mundo entende a importância disso. Mas o imediatismo e a falta de organização dificultarão (e muito!) o êxito de seus objetivos, podendo trazer consequências frustrantes.

Lembre-se de que um sólido planejamento conseguirá mantê-lo com os pés no chão, sem ilusões e metas absurdas. Ele ajudará você a se preparar e enfrentar melhor as dificuldades, além de entender o que é preciso fazer para concretizar seus planos.

Defina suas metas

Essa dica é também uma das mais importantes: tenha em mente quais são os propósitos da sua carreira. É evidente que, para escolher qual caminho seguir, você precisa saber onde quer chegar, certo?

Por isso, antes de mais nada, reflita sobre suas prioridades futuras. Qual cargo você deseja ter em 10 anos? Qual mercado deseja atender? Pretende expandir seu negócio e aumentar os lucros? Deseja criar uma carreira estruturada e ter mais tempo para curtir a família?

Essas e outras questões ajudam a dar o primeiro passo para definir seus objetivos e pensar em estratégias para fazê-los acontecer. Ainda que você não atinja todos eles, é fundamental visualizar suas metas e todos os cenários possíveis que possa ter de lidar.

Elabore estratégias

Após definir seus objetivos, comece a pensar no que você pode fazer para chegar lá. Esse é o início do seu planejamento de carreira.

Por exemplo: se você pretende atingir determinado cargo em um período de tempo, avalie quais cursos deve fazer para se aprimorar. Deseja aumentar os lucros da empresa? Então reflita e defina quais medidas pode tomar para que isso aconteça – investir em novas máquinas e colaboradores, expandir o mercado, buscar consultoria, melhorar a gestão de processos, entre outros.

Nesta etapa, pode ser que você precise fazer alguns investimentos financeiros ou até mesmo pessoais para seguir suas estratégias.

Se você tem uma empresa e pretende dar um salto significativo em 10 anos, certamente precisará melhorar suas perspectivas e encontrar formas de mapear resultados. Estude os problemas e dificuldades, consulte seus colaboradores sobre perspectivas de carreira e também a demanda dos clientes.

Tudo isso ajudará a entender o que você precisa para crescer no mercado. Considere, inclusive, investir em consultoria especializada para auxiliar na gestão de seu empreendimento.

Seja realista

Ao avaliar o cenário atual de sua carreira (ou de seu negócio), você pode perceber que a situação é mais difícil do que imaginava. Pode ocorrer, ainda, que você tenha metas muito altas para o que realmente consegue atingir, considerando o momento atual.

É importante ser realista e honesto consigo mesmo. Molde seu planejamento para trabalhar com cenários reais. Inflar suas expectativas pode gerar frustração e arrependimentos.

Não é necessário abandonar grandes objetivos, mas tenha em mente que você precisará de um esforço extra para alcançá-los e também precisará se adequar às necessidades que suas estratégias vão gerar.

Lembre-se: paciência e persistência são fundamentais para um bom planejamento de carreira. Visualizar o futuro profissional é importante, mas atenha-se aos seus objetivos e trace estratégias para alcançá-los. Dessa forma, o caminho que você terá de percorrer para chegar onde quer será muito mais claro, desafiador e empolgante.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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