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Conseguir montar uma equipe de alta performance é um dos principais desafios para um gestor.

No entanto, poder contar com um time de profissionais capazes de alcançar um desempenho realmente expressivo pode representar uma importante vantagem competitiva para o negócio.

Pensando nisso, elaboramos aqui um conteúdo para explicar o que é e quais são as qualidades de uma equipe de alta performance.

Continue a leitura deste artigo e descubra que características e habilidades os seus colaboradores precisam desenvolver para atingir resultados cada vez melhores:

  1. Capacidade de autogerenciamento;
  2. Liderança bem definida;
  3. Multidisciplinaridade;
  4. Capacidade de antecipar cenários;
  5. Proatividade;
  6. Comunicação clara e eficiente;
  7. Ambiente colaborativo;
  8. Criatividade;
  9. Habilidade para resolução de conflitos;
  10. Facilidade para se adaptar;
  11. Segurança psicológica.

Leia também: Equipes de alto desempenho: o que são, características, benefícios e como desenvolver

O que é uma equipe de alta performance?

Uma equipe de alta performance é formada por profissionais devidamente capacitados e focados na conquista de resultados positivamente expressivos e constantes.

O alto desempenho de um time é observado quando os membros possuem as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenharem suas funções.

Além disso, em uma equipe de alta performance, os profissionais estão seriamente comprometidos com as metas e objetivos estabelecidos e buscam alinhar seus valores, bagagem, skills e ideias.

Leia mais: Liderança em tempos de crise: como motivar equipes em momentos difíceis

Liderar uma equipe de alto desempenho pode ser um desfio, confira algumas dicas:

Equipes de alto desempenho

11 qualidades de uma equipe de alta performance

Para que você possa contar com um time que tenha um desempenho acima da médio, é necessário que os profissionais desenvolvam algumas características essenciais.

Veja a seguir quais são as 11 principais qualidades de uma equipe de alta performance.

1 – Capacidade de autogerenciamento

Em uma equipe de alta performance, os profissionais precisam ser capazes de gerenciar a si mesmos. Ou seja, é necessário que eles tenham a capacidade de organizar suas próprias tarefas e também o tempo dedicado a elas.

2 – Liderança bem definida

É de extrema importância que os profissionais tenham clareza em relação a quem eles devem seguir e a quem cabem as decisões finais.

Quando há dúvidas em relação à figura do líder, a equipe tende a ficar sem um norte; e isso pode prejudicar o seu desempenho.

Confira em nosso blog: Os desafios da liderança empresarial: 5 principais obstáculos que (quase) todo líder precisa enfrentar

3 – Multidisciplinaridade

Uma equipe de alta performance precisa ser multidisciplinar. Isso significa que é necessário haver uma pluralidade de competências, culturas e formações entre os profissionais que a compõem.

As habilidades dos indivíduos precisam se complementar para que a equipe atinja um desempenho expressivo.

4 – Capacidade de antecipar cenários

Também configura entre as qualidades de uma equipe de alta performance a capacidade de fazer projeções e antecipar cenários. Dessa forma, evitam-se problemas e situações que podem colocar em risco os resultados coletivos.

5 – Proatividade

Os membros de uma equipe de alta performance são proativos. Eles tomam a frente das situações, sugerem soluções e não esperam receber ordens daquele que ocupa a posição de liderança. Ao ver algo que precisa ser feito, a equipe vai lá e faz.

6 – Comunicação clara e eficiente

Outra qualidade das equipes de alta performance se refere à comunicação clara e eficiente entre os profissionais. Os membros se comunicam de forma direta, objetiva e frequente, pois sabem que erros de comunicação podem gerar danos graves para o desempenho da equipe.

Confira também: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

7 – Ambiente colaborativo

Em um equipe de alta performance, há um forte estímulo à colaboração entre os profissionais. Um ajuda o outro e contribui com suas experiências e habilidades.

Isso favorece a entrega de resultados mais consistentes.

8 – Criatividade

Os profissionais são incentivados a “pensar fora da caixa”, a encontrar soluções criativas e inovadores para a equipe. Dessa forma, cria-se um ambiente pautado no desenvolvimento de novas ideias.

9 – Habilidade para resolução de conflitos

Quando duas ou mais pessoas se reúnem, há grandes chances de se instaurar algum tipo de conflito. A questão é como eles são resolvidos.

Em equipes de alta performance, os colaboradores têm maturidade suficiente para identificar as causas de um determinado conflito e chegar a um consenso, colocando os objetivos da equipe como prioridade.

Saiba mais: O que é gestão de conflitos e como usar 4 passos práticos para solucionar impasses na empresas

10 – Facilidade para se adaptar

Também é uma qualidade desse tipo de equipe ser capaz de se adaptar a diferentes situações (muitas vezes imprevisíveis) e ao novo.

11 – Segurança psicológica

Os profissionais se sentem seguros psicologicamente para expressarem seus pontos de vista, dar sugestões e se posicionar sem inibições ou receios.

Veja mais: Como tornar sua equipe incrivelmente produtiva no ambiente empresarial

E já que estamos falando em gerenciamento e talentos, confira também algumas boas estratégias para a gestão de pessoas em sua empresa:

Como fazer gestão de pessoasBom, essas são as 11 principais qualidade de uma equipe de alta performance. Procure desenvolvê-las com os seus colaboradores e obtenha resultados cada vez melhores.

Veja também: As 7 regras de como liderar uma equipe de vendas com sucesso

A Setting é uma empresa de consultoria focada em resultados, por isso, usa uma metodologia sistêmica, tomando decisões baseadas em fatos, com o objetivo de entregar valor ao sue negócio.

Se você quer melhorar o desempenho de sua equipe, pode contar com a ajuda de profissionais especializados.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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