Skip to main content

Compartilhe isso!

Quando uma empresa tem recebimentos suficientes para pagar todos os seus custos e despesas, dizemos que está no ponto de equilíbrio.

Mas você sabe como calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa?

O principal objetivo de todo modelo de negócio é se tornar lucrativo. Mas, para que isso aconteça, é necessário antes que a receita gerada pela empresa cubra todos os custos fixos e variáveis.

Quando isso acontece, dizemos que a empresa atingiu o seu ponto de equilíbrio. O que ela faturar depois disso é lucro.

Quer saber mais sobre esse importante indicador? Então continue a leitura para entender melhor o que é e qual a importância do ponto de equilíbrio empresarial.

Além disso, vamos te ensinar como fazer o cálculo dessa métrica.

Veja também: 7 conceitos básicos de finanças corporativas que todo empreendedor precisa saber

O que é ponto de equilíbrio de uma empresa?

Podemos definir o que é ponto de equilíbrio de uma empresa como o momento em que o faturamento do modelo de negócio foi suficiente para bancar todos as despesas (fixas e variáveis) durante um período específico de análise.

Também conhecido como Break Even Point (BEP), o ponto de equilíbrio empresarial ocorre quando a receita e as despesas se igualam. Esse indicador mostra quanto uma empresa deve faturar de suas vendas para conseguir cobrir todos os seus custos operacionais.

Ao atingir o ponto de equilíbrio, a empresa não tem lucro nem prejuízo. O que a empresa faturar para além do BEP será contabilizado como lucro.

Vale conferir em nosso blog: Passo a passo: como fazer projeção financeira na sua empresa?

Qual a importância do ponto de equilíbrio empresarial?

O ponto de equilíbrio empresarial é um indicador financeiro extremamente importante para qualquer modelo de negócio que deseja se manter competitivo e economicamente viável.

Por meio do BEP, é possível identificar o mínimo que a empresa precisa faturar em suas vendas para conseguir fechar os custos que financiam suas operações.

Ou seja, calcular o ponto de equilíbrio é necessário para evitar que a empresa saia no prejuízo, comprometendo a sua sustentabilidade financeira e sua adequação ao mercado em que atua.

A importância do Break Even Point também reside na possibilidade de monitorar a saúde financeira do empreendimento e o seu potencial de gerar lucros. Além disso, é possível ser mais assertivo na hora de determinar o preço dos produtos e serviços comercializados.

Leia mais: Como administrar o dinheiro de uma pequena empresa? 8 boas práticas para uma gestão financeira mais eficiente

Calcular o ponto de equilíbrio vai ajudar sua empresa a controlar os ciclos operacionais e financeiros, saiba mais sobre eles neste infográfico:

ciclo operacional financeiro

Leia também: Ciclo operacional e financeiro: guia definitivo com conceito, importância, cálculo e exemplos

Como calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa?

Agora que você já entendeu o conceito e a importância do Break Even Point para a gestão financeira de um negócio, é hora de descobrir como calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa.

As variações do ponto de equilíbrio

Basicamente, existem três variações do BEP: o contábil, o financeiro e o econômico. A diferença entre essas variações você vai descobrir na fórmula para o cálculo de cada uma delas.

O que é a margem de contribuição?

Antes de entrarmos nas fórmulas, é preciso que você entenda o que é a margem de contribuição.

Essencial para calcular o ponto de equilíbrio, a margem de contribuição se refere a quanto cada uma das vendas efetuadas contribui para cobrir as despesas da empresa.

O cálculo da margem de contribuição é feito a partir da seguinte fórmula:

  • Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

Ponto de equilíbrio contábil

Para calcular o ponto de equilíbrio contábil, você deverá aplicar a seguinte fórmula:

  • Ponto de equilíbrio contábil = custos e despesas fixas / margem de contribuição

Ponto de equilíbrio financeiro

Já o ponto de equilíbrio financeiro é calculado a partir da aplicação da fórmula abaixo:

  • Ponto de equilíbrio financeiro = despesas e custos fixos – despesas não desembolsáveis / margem de contribuição

As despesas não desembolsáveis se referem aos valores que reduzem o lucro da empresa, mas que não significam uma saída de caixa, como é o caso de depreciação de ativos e amortização.

Ponto de equilíbrio econômico

Por fim, calcula-se o ponto de equilíbrio de equilíbrio econômico utilizando a seguinte fórmula:

  • Ponto de equilíbrio econômico = custos e despesas fixas + custo de oportunidade / margem de contribuição

O custo de oportunidade é o valor que a empresa renuncia ao tomar uma decisão. Ou seja, é uma quantia que ela deixa de ganhar ao escolher uma outra opção.

Por exemplo, se você tivesse investido o dinheiro utilizado para financiar a sua empresa em uma ação no mercado financeiro, você estaria lucrando R$ 20 mil por mês.

Quer entender um pouco melhor como calcular o ponto de equilíbrio do seu negócio? Então, confira este vídeo do Sebrae:

Leia também: Cálculo turnover: um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse indicador e 10 dicas de como mantê-lo sob controle

Bom, ficou claro o que é ponto de equilíbrio empresarial?

Agora que você já sabe mais sobre esse importante indicador, não deixe de calcular e monitorar o BEP da sua empresa.

A Setting é uma empresa de consultoria plenamente capacitada para auxiliar seu negócio em diversas áreas de gestão, inclusive na financeira.

Para isso, emprega uma metodologia sistêmica, baseando a tomada de decisão em fatos e, assim, entrega valor e resultados.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook