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Saber mensurar o desempenho dos seus negócios tem sido um dos principais desafios de muitos empreendedores. Há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração ao medir e avaliar os resultados da empresa.

Faz parte da gestão estratégica certificar-se de que a performance do seu empreendimento está de acordo com os objetivos organizacionais.

Dessa forma, é possível utilizar essas informações para monitorar a evolução dos resultados e tê-las como referência para os processos de tomada de decisão e criação de novas estratégias.

Mas você sabe o que são indicadores de avaliação de desempenho? Vem com a gente e descubra também por que eles são importantes e como eles podem ajudar o seu negócio.

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são ferramentas que auxiliam empresários e gestores a encontrarem caminhos que os levem ao alcance de suas metas e objetivos.

Os KPIs permitem que as empresas gerenciem suas atividades e meçam os resultados obtidos de maneira eficaz e eficiente. Dependendo do aspecto que se deseja abordar, essa mensuração pode ter caráter quantitativo ou qualitativo.

A utilização dos KPIs pode tanto medir os processos numericamente quanto avaliar a qualidade com a qual esses processos são realizados.

Dessa forma, essa ferramenta de avaliação de performance é crucial para as tomadas de decisão que definirão os rumos da empresa.

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

Ok. Agora você já sabe o que são indicadores de desempenho. Mas por que eles são importantes?

Além de fundamental para guiar a empresa nas tomadas de decisão, desenvolver os KPIs é também uma oportunidade que o gestor tem de conhecer melhor o seu negócio.

Só se pode administrar aquilo de que se tem conhecimento. Por essa perspectiva, estabelecer indicadores de desempenho ajuda a obter um embasamento sólido para que se possa ser mais assertivo em relação às ações da empresa.

Através dos KPIs, é possível identificar falhas que prejudicam o andamento de processos e comprometem o alcance de metas e objetivos.

Confira 6 indicadores de desempenho

Saber o que são indicadores de desempenho e sua importância para os negócios pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado. Veja agora 6 dos principais KPIs e entenda como eles funcionam na prática.

1- Indicador de produtividade

Geralmente é utilizado para fazer a avaliação de desempenho de funcionários e colaboradores. Esse indicador faz uma relação entre trabalho, recursos gastos e resultados alcançados.

2- Indicador de qualidade

Os indicadores de qualidade servem para identificar desvios e inconformidades relativas ao processo produtivo. Esse indicador pode ser utilizado, por exemplo, para medir o nível de produtos danificados e compará-lo ao nível aceitável.

Assim, será possível adotar medidas para se detectar os pontos do processo que precisam de melhorias.

3- Indicador de sucesso de vendas

Se o seu negócio tem atuação na área comercial, saiba que esse indicador pode ser bastante útil. Ele mostra a relação entre as vendas concretizadas e as oportunidades de negociação em um determinado período de tempo.

Esse índice ajudará o gestor a compreender e avaliar como é feita a abordagem aos clientes. Se o resultado estiver sendo negativo, talvez seja a hora de pensar em novas estratégias que minimizem os pontos fracos no procedimento de vendas.

3- Indicador de lucratividade

Ao pensar sobre o que são indicadores de desempenho, é bem provável que “lucro” seja a primeira palavra que você pensa. De fato, a lucratividade é a principal preocupação dos gestores e é ela que os motiva a garantir que a empresa apresente um bom desempenho.

Se as receitas forem maior que os gastos, você está no lucro. Isso significa que a sua empresa está no caminho certo e apta a se manter no mercado.

Mas não se apoie apenas em números. Há vários outros fatores que, se não tiverem a devida atenção, podem prejudicar o seu negócio mesmo quando as margens de lucro forem positivas.

4- Indicador de Churn Rate

Churn Rate, no mundo corporativo, pode ser traduzido como “evasão de clientes”. Esse indicador é importante para que a empresa tenha ciência da quantidade de clientes que ela perdeu em determinado período.

Para fazer o cálculo em porcentagem do Churn Rate, é preciso dividir o número de clientes evadidos pelo total de clientes que se tinha no começo do período escolhido.

Se a empresa, por exemplo, tinha 100 clientes e perdeu 10 em um ano, a taxa de Churn Rate será 0,1%. Especialistas recomendam que esse valor jamais ultrapasse 7%.

5- Indicador de satisfação dos clientes

Esse indicador está ligado ao tópico anterior. Para evitar que haja evasão de clientes, é preciso mantê-los satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos.

Fazer uma boa pesquisa de satisfação é uma excelente maneira de se obter indicador. Dessa forma, é possível identificar as demandas do público e bolar estratégias de fidelização.

Gostou de descobrir o que são indicadores de desempenho? Com essas ferramentas de gestão é possível conhecer melhor os aspectos que envolvem a sua empresa e pensar ações capazes de potencializar a produtividade.

Fazer um diagnóstico empresarial pode ser uma boa maneira de entender quais processos precisam de melhores indicadores em sua empresa.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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