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Marketing digital para PMEs: 5 dicas para ter mais resultado

By 23 de março de 2021 No Comments
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Quer ter sucesso com o seu Marketing Digital para PMEs? Então siga essas dicas:

  • Conheça muito bem o seu público;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Encontre o equilíbrio para suas publicações;
  • Invista em um bom relacionamento com sua audiência;
  • Escolha o canal certo para investir seus recursos.

O Marketing Digital para PMEs é atualmente uma das melhores estratégias para o crescimento do seu negócio, seja para ganhar mais visibilidade no mercado em que sua empresa atua ou para conquistar mais clientes, o que consequentemente resultará em um aumento nas vendas.

Mas é claro que, para gerar resultados, ele não pode ser feito de qualquer jeito. É necessário ter conhecimento e estratégia para trilhar o caminho do sucesso.

Pensando nisso, preparamos este artigo com valiosas dicas de marketing digital para PMEs. Assim você pode iniciar com o pé direito em meio a um mercado lotado de gente em busca dos mesmo objetivos: se destacar e vender mais!

5 dicas de Marketing Digital para PMEs

Sabemos muito bem que as pequenas e médias empresas muitas vezes estão lutando contra gigantes em busca de seu lugar ao sol em um mercado extremamente competitivo. 

Os grandes players do mercado podem investir grandes quantias em seu marketing digital, enquanto as PMEs têm sua verba limitada para divulgação. Por isso, não podem se dar ao luxo de errar. Então aqui vão algumas dicas essenciais para acertar em cheio na hora de divulgar o seu negócio na internet.

1 – Conheça muito bem o seu público

Ao fazer marketing digital para pequenas e médias empresas, você precisa saber com quem está lidando. Neste sentido, algumas perguntas que podem te ajudar a conhecer melhor sua audiência são:

  • Quem é seu público?
  • Qual é a faixa etária, nível de escolaridade, nível sócio-econômico? 
  • Quais são seus interesses e suas dores?
  • O que esperam da sua empresa? 

Essas são apenas algumas perguntas iniciais, que podem servir de base para a sua investigação. Para ter um perfil mais completo, você pode até mesmo utilizar um gerador de personas.

“Mas por que conhecer o público é tão importante?”

A resposta é até bem simples: você precisa saber com que está falando para saber como deve se portar. Afinal, você não fala com um senhor de 75 anos da mesma forma que fala com um jovem de 17, não é mesmo?

Ao criar uma persona você terá uma noção mais precisa de como se aproximar, que tipo de linguagem e tom utilizar, quais temas abordar, etc. 

2 – Produza conteúdos relevantes

O marketing digital para PMEs deve andar de mãos dadas com o marketing de conteúdo. 

Produzir conteúdos relevantes é fundamental para atrair a atenção das pessoas e gerar engajamento, afinal, dificilmente alguém irá querer interagir com um post raso e desinteressante. Entenda que se você ficar apenas divulgando seus produtos ou serviços, rapidamente irá cansar sua audiência, que não terá motivos para te seguir. 

Ao invés disso, procure abordar temas que sejam do interesse do seu público e, ao mesmo tempo, estejam relacionados ao que sua empresa faz. Aproveite esse espaço para mostrar ao público que sua empresa realmente entende do que faz.

Quer alguns exemplos? Se você vende perfumes, pode falar sobre as diferentes fragrâncias que compõem a pirâmide olfativa. Se trabalha com aluguel de equipamentos de limpeza, pode dar dicas de como se livrar do mosquito da dengue.

Para potencializar sua estratégia, crie um calendário editorial para definir os conteúdos que deverão ser abordados em cada publicação. Assim você terá maior capacidade de planejamento e evita ter que pensar em temas de última hora.

3 – Encontre o equilíbrio para suas publicações

Outro ponto relevante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital para PMEs é encontrar a frequência ideal para as publicações. Quando em excesso, aumentam os custos/trabalho, e podem até mesmo incomodar a audiência. Por outro lado, quando insuficientes, dificilmente irão gerar o engajamento desejado.

Tenha em mente que o alcance de um post depende muito do algoritmo das redes. Quanto maior for o engajamento, maior é a relevância atribuída pelo algoritmo à sua publicação, com isso, seu conteúdo é distribuído para mais pessoas, aumentando suas chances de atrair novos clientes.

Portanto, o ideal é buscar um equilíbrio. Faça testes e observe como sua audiência reage. Publique em dias e horários diferentes e explore novos temas e formatos. Assim você descobre o horário ideal para suas publicações e os assuntos que geram mais engajamento, aí basta alimentar seu calendário editorial e ser feliz! 😃

4 – Invista em um bom relacionamento com sua audiência

Ao contrário do que muitos pensam, uma estratégia de marketing digital nas redes sociais não se resume à publicação de posts. Pelo contrário! Postar um conteúdo, seja em um blog ou qualquer outra plataforma, é apenas o primeiro passo. 

Um dos grandes diferenciais do marketing digital — principalmente quando pensamos nas redes sociais — é a possibilidade de interação entre uma marca ou perfil e sua audiência, que permite construir uma relação de confiança. 

Ao consumir seu conteúdo, as pessoas irão querer, interagir, elogiar, criticar, tirar dúvidas, etc., e você precisa corresponder a isso, encorajando a participação. Quanto mais presente você for, maior será o engajamento, que como vimos, é fundamental para que sua marca atinja um público ainda maior.

Aqui entramos naquilo que é conhecido como marketing de relacionamento, uma estratégia extremamente importante e eficiente para conquistar a confiança e garantir a satisfação de seu público. Para se aprofundar neste assunto, não deixe de conferir o vídeo abaixo:

5 – Escolha o canal certo para investir seus recursos

Você já deve ter percebido que há um grande número de plataformas disponíveis para fazer marketing digital para PMEs, não é mesmo? Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube, Blog, etc. Cada canal tem suas particularidades, atraem públicos diferentes e possuem vantagens e desvantagens.

Embora não seja regra, alguns são mais apropriados do que outros para determinados tipos de conteúdo. O Instagram, por exemplo, é uma ferramenta incrível no marketing digital para PME, afinal, é uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

No entanto, estamos falando de uma plataforma focada em vídeos e imagens, por isso é importante conseguir expor o seu trabalho de forma visual. Neste sentido, divulgar produtos acaba sendo mais fácil do que alguns tipos de serviços, mas basta ter criatividade para conseguir ótimos resultados.

Uma dica muito importante aqui é caprichar na qualidade das imagens, afinal, em meio a tantas publicações, você precisa ser capaz de capturar a atenção dos usuários. Para garantir imagens de ótima qualidade para seus posts, você pode utilizar a Trakto, a plataforma de edição online mais fácil e prática da internet.

Viu como é fácil fazer Marketing Digital para PME?

O marketing digital para pequenas e médias empresas é uma ótima oportunidade para que seu negócio consiga se destacar no mercado. No entanto, para ter sucesso com verba limitada, sua estratégia precisa ser certeira. 

Com conhecimento e dedicação é possível ir longe, garantindo a visibilidade necessária para que seu negócio consiga atrair novos clientes e aumentar suas vendas de forma consistente. Então, siga essas dicas e espere ótimos resultados!Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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