Gestão Empresarial

5 dicas para você se tornar um Empreendedor mais Produtivo

By 4 de janeiro de 2021 No Comments
empreendedor-produtivo

Compartilhe isso!

Quer ser um Empreendedor Produtivo? Siga essas dicas:

  • Aprenda a definir prioridades;
  • Mantenha suas tarefas organizadas;
  • Elimine as distrações;
  • Otimize seu tempo;
  • Aprenda a delegar funções.

Qual é o segredo da produtividade? O que preciso fazer para me tornar um empreendedor produtivo? Se você tem se esforçado dia e noite e não tem visto grandes resultados, é bem provável que esteja falhando em algum ponto. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas essenciais para quem está buscando aumentar sua produtividade enquanto empreendedor. São dicas simples, mas que certamente irão gerar bons resultados se você as aplicar em sua rotina. Confira:

5 dicas para você se tornar um empreendedor produtivo

Papel e caneta na mão, pois é hora de anotar as dicas que vão ajudar a tornar seu empreendimento muito mais produtivo. São elas:

1 – Aprenda a definir prioridades

Um dos pontos mais importantes para que você seja um empreendedor produtivo é aprender a definir prioridades. 

Sabe aquela pessoa que vive dizendo que não tem tempo para nada? Das duas, uma: ou ela acumulou tantas tarefas que não está dando conta e precisa de ajuda; ou não está sabendo gerir seu tempo de forma eficiente.

Frequentemente caímos no erro de pensar que tudo é super urgente, mas ao colocar no papel, percebemos que a coisa não é bem assim. Ao aprender como priorizar tarefas você certamente irá se tornar um empreendedor mais produtivo!

Neste sentido, uma boa estratégia de gestão de tempo é a Matriz de Eisenhower, feita a partir da análise da relação importância x urgência de cada atividade. Aplicando este método você consegue definir o nível de prioridade de uma tarefa.

Para entender como aplicar a Matriz de Eisenhower na prática, confira o vídeo abaixo:

2 – Mantenha suas tarefas organizadas

Para estabelecer prioridades, você primeiro precisa ter clareza do que há para fazer, concorda? E para isso, organização é fundamental.

Alguma vez já aconteceu de você perder um prazo devido a esquecimento, ou lembrar em cima da hora e fazer correndo de qualquer jeito? Quem nunca esqueceu uma reunião, não é mesmo? Confiar apenas na memória pode gerar problemas como esses.

No entanto, quem mantém as tarefas organizadas, dificilmente passa por isso, e certamente consegue ser um empreendedor mais produtivo. Por isso, para manter o controle de tudo o que você tem por fazer e evitar saias justas, é importante recorrer às anotações. 

Alguns se dão bem com a tradicional agenda física. Já outros, preferem ferramentas online, que podem ser acessadas de qualquer lugar. Um grande exemplo é o Trello, que permite que você organize suas tarefas em um sistema de quadros, listas e cartões super prático e intuitivo. Vale a pena experimentar!

3 – Elimine as distrações

Os maiores vilões da nossa produtividade são as distrações. 

Sabe aquela olhadinha de cinco minutos nas redes sociais? Em um primeiro momento pode parecer inofensiva, mas, quando você menos espera, os cinco minutos se tornam meia hora, depois uma hora… Quando você se dá conta, já perdeu metade do dia e não produziu quase nada.

Portanto, desinstale aplicativos que sugam o seu tempo, mantenha a aba do Facebook fechada enquanto trabalha, enfim, elimine o máximo de distrações que conseguir.

Ao fazer isso, você se dará conta de duas coisas: quanto tempo essas distrações sugavam do seu dia, e quão produtivo você é capaz de ser sem elas para te atrapalhar. Faça o teste! 😉

4 – Otimize seu tempo

Eliminar as distrações já contribuirá para te tornar um empreendedor muito mais produtivo, mas ainda é possível fazer mais!

Sabe aquelas tarefas que você demora um tempão para executar? Será que não há uma maneira de fazê-las mais rapidamente mantendo a qualidade? 

Por exemplo, para criar um post para redes sociais usando o photoshop você precisa conhecer o programa que, diga-se de passagem, é bem complexo. 

Por outro lado, você pode criar artes incríveis utilizando uma ferramenta de edição online como a Trakto, que disponibiliza diversos templates prontos para você criar as artes do seu negócio em poucos cliques. É ou não é uma boa forma de otimizar seu tempo?

Você pode aplicar o mesmo raciocínio a outras atividades, buscando maneiras de tornar seus processos mais eficientes e produtivos.

5 – Aprenda a delegar tarefas

Saber delegar tarefas é uma característica essencial do empreendedor produtivo. 

Se você trabalha sozinho, deve estar acostumado a abraçar todas as atividades na sua empresa, correto?

Enquanto o negócio é pequeno e você dá conta do recado, tudo bem. No entanto, conforme cresce, você vai acumulando funções e, aos poucos, acaba ficando sobrecarregado. Isso não é bom nem para a sua saúde e nem para a saúde da sua empresa, que acaba tendo seu crescimento limitado. 

Se você está nesta situação, é sinal de que está precisando de ajuda. Entenda que quanto mais sobrecarregado estiver, menos produtivo será. Portanto, considere delegar funções.

Se você quer ser um empreendedor produtivo, siga essas dicas!

Manter a organização, aprender a definir prioridades, eliminar as distrações, otimizar seu tempo e delegar funções são algumas das principais estratégias para quem quer se tornar um empreendedor mais produtivo.

Experimente seguir as dicas deste post em sua rotina de trabalho e você certamente começará a ver os resultados.

Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

More posts by Flavia Secaf

Comentários no Facebook