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Comunicação não verbal nas empresas: o que é, por que é importante e dicas de como aplicar no ambiente organizacional

By 30 de janeiro de 2021 No Comments
Comunicação não verbal nas empresas

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O corpo fala. Nossos gestos, expressões faciais, posturas corporais, aperto de mão e até mesmo a nossa respiração podem transmitir uma mensagem para as outras pessoas sem que utilizemos uma palavra sequer.

A essa forma de se expressar dá-se o nome de comunicação não verbal. Você já ouviu falar?

Apesar de não ser tão explícita como a verbalização, essa forma de se comunicar permite dizer muito mais do que você imagina.

Neste artigo, vamos explicar o que é comunicação não verbal, sua importância para as empresas e seus diferentes tipos:

  1. Comunicação não verbal cinésica;
  2. Comunicação não verbal de paralinguagem;
  3. Comunicação não verbal proxêmica;
  4. Comunicação não verbal de vestuário.

Além disso, você vai conferir mais a frente 4 dicas valiosas de como aplicar a comunicação não verbal para criar um ambiente mais engajado e produtivo:

  1. Observe o comportamento dos colaboradores e a linguagem não verbal adotada por eles;
  2. Não subestime o poder do contato visual;
  3. Alinhe postura corporal com o que você quer dizer;
  4. Evite a entonação baixa e introspectiva quando precisar motivar os colaboradores.

Leia também: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

O que é comunicação não verbal?

Podemos definir o que é comunicação não verbal como a utilização de códigos e que substituem a fala para emitir uma mensagem.

Na comunicação não verbal, a pessoa consegue se expressar sem dizer uma única palavra. Para isso, faz-se uso de gestos corporais, expressões faciais (o famoso “caras e bocas”), olhares, toques, vestimenta etc.

A comunicação não verbal se refere à maneira com que o corpo se expressa e reage a determinados estímulos. Sua principal função é complementar a verbalização, dando ênfase àquilo que se quer dizer.

Veja mais um pouco sobre a comunicação não verbal neste vídeo do Paulo Vieira:

Quais são os tipos de comunicação não verbal?

Existem diferentes tipos de comunicação não verbal aos quais recorremos em nosso dia a dia para nos expressarmos. Veja a seguir quais são eles:

Comunicação não verbal cinésica

Esse tipo de comunicação não verbal se refere à nossa linguagem corporal. Trata-se dos movimentos que a gente faz com o corpo para se expressar, como a postura, as expressões da face e os gestos das expressivos mãos, por exemplo.

Comunicação não verbal de paralinguagem

A paralinguagem é um tipo de comunicação não verbal que tangencia o vocabulário utilizado durante a fala.

Trata-se, por exemplo, do tom de voz adotado, das pausas feitas durante a fala, da entonação presente na pronúncia de determinadas palavras.

Comunicação não verbal proxêmica

Já na comunicação não verbal do tipo proxêmica, estamos nos referindo à maneira com que a pessoa utiliza o espaço ao seu redor para se expressar.

Basicamente, trata-se da distância em que os indivíduos mantêm um dos outros durante as interações.

Comunicação não verbal de vestuário

As roupas que uma pessoa utiliza também estão transmitindo uma mensagem.

Neste tipo de comunicação não verbal, estamos falando da forma com que a pessoa se veste e o que ela quer dizer a partir de sua vestimenta.

Qual a importância da comunicação não verbal nas empresas?

No contexto organizacional, a comunicação não verbal é importante por várias razões. Uma delas se refere à qualidade das relações interpessoais dentro da empresa.

Compreender o que os colaboradores estão dizendo por meio de códigos que vão além da fala e da escrita é essencial para se ter uma percepção mais apurada sobre a satisfação deles com o ambiente de trabalho, os conflitos internos e o engajamento.

Através da observação e do entendimento da comunicação não verbal, fica mais fácil identificar problemas e propor soluções mais eficazes.

Além disso, a importância da comunicação não verbal nas empresas também reside no fortalecimento da cultura organizacional, na produtividade das equipes e no relacionamento com os clientes.

O domínio sobre a comunicação não verbal nas empresas contribui para uma interpretação mais assertiva a respeito do outro.

4 dicas de como implementar a comunicação não verbal na sua empresa

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da comunicação não verbal nas empresas, é hora de conferir algumas dicas-chave para aplicá-la no seu modelo de negócio e melhorar o ambiente de trabalho.

1 – Observe o comportamento dos colaboradores e a linguagem não verbal adotada por eles

Assim, você poderá entender como se dá esse tipo de comunicação entre eles e entender menagens sutis que antes não percebia.

2 – Não subestime o poder do contato visual

Estimule o contato visual, ele transmite boa parte da informação durante uma conversa.

Por isso, se não é possível fazer reuniões presenciais, incentive o uso da videoconferências no lugar de chats sem imagem.

3 – Alinhe postura corporal com o que você quer dizer

Ao se comunicar com os colaboradores, lembre-se de transmitir mais de suas mensagens enfatizando-as com ajuda de suia postura corporal.

Este TED Talk tem dicas fantásticas sobre como fazer isso:

4 – Evite a entonação baixa e introspectiva quando precisar motivar os colaboradores

Ponto importante: mantenha sempre uma atitude confiante por meio de um tom de voz adequado e na modulação certa.

Bom, ficou claro o que é comunicação não verbal nas empresas? Nosso corpo pode emitir sinais que serão interpretados pelas pessoas com as quais nos relacionamos no trabalho.

Por isso, procure ficar atento para evitar transmitir a mensagem errada através da comunicação não verbal.

A Setting é uma empresa de consultoria corporativa que tem foco na excelência e na satisfação de seus clientes, por isso, toma decisões baseadas em fatos, por meio de uma metodologia sistêmica que gera valor e entrega resultados.

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Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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