Skip to main content

Compartilhe isso!

Como nada no mundo é permanente, a acomodação pode se transformar em uma grande inimiga ao longo da sua carreira profissional. Se você é daqueles que defendem com unhas e dentes a velha premissa de que “sempre fiz assim e deu certo”, tome cuidado, você pode estar entrando na estagnação profissional.

Afinal, é quando muitos profissionais surfam na autoconfiança que a frustração vem como uma bala de prata em razão de uma demissão inesperada. E quanto mais a sua carreira estiver estagnada, maior será o tempo para conseguir uma recolocação profissional.

Mas, como descobrir se você parou no tempo e foi pego pela estagnação profissional?

Estagnação profissional: fique de olho neste sinais

Bem, há vários indícios e apontaremos quatro neste post para você ficar atento! E, claro, vamos te mostrar como agir para evitar uma estagnação profissional.

1. Perda da perspectiva de novos aprendizados

Você se lembra do último curso que fez? E os seminários e feiras do seu setor, como está a frequência? Já fala um segundo ou terceiro idioma?

Se a maior parte das respostas for negativa, levante a antena. É hora de se atualizar. Quem não busca novos conhecimentos e aprendizados sintonizados com as tendências do mercado pode acabar com as perspectivas de crescimento e até mesmo de recolocação.

Uma boa dica é começar agora. Veja cursos que se entrelaçam com sua profissão e não pense duas vezes para se inscrever, claro fazendo o devido planejamento.

Busque formações à distância, que podem ser úteis na otimização do tempo e, caso tenha parado, volte ao seu curso de idiomas. Movimentar-se é fundamental.

2. Desmotivação constante na carreira profissional

Sabe aquela sensação de inutilidade? Pois é isto que acontece, muitas vezes, com profissionais que se sentem desmotivados e incapazes de oferecer todo o potencial.

Se você sentir que a sua carreira profissional chegou a um determinado estágio em que não há mais para onde crescer, é hora de traçar novas metas e ter foco.

Assumir a responsabilidade por sua carreira é uma valiosa orientação. Vá atrás e aceite desafios. Que tal se envolver em um projeto dentro da empresa? Ou atuar como voluntário em determinada entidade para doar seu tempo livre?

O que muitas vezes soa como perda de tempo pode ser a alavanca necessária para a superação de limitações que vêm impedindo o seu devido crescimento profissional.

3. Fofocas e críticas no expediente

Quem geralmente ficou estagnado no tempo e deixou de evoluir profissionalmente valoriza muito as fofocas ao longo do expediente. E ainda alimenta o péssimo hábito de falar mal dos chefes ou superiores.

Critica o salário, os benefícios, o deslocamento que tem que ser feito até o trabalho, o ambiente, os equipamentos, enfim, expressa uma grande insatisfação, mas não mexe um membro do corpo para sair da empresa.

Ou seja, é a chamada liderança negativa, que acaba contaminando outros colaboradores. A dica é você repensar sobre o seu ideal de vida e ir atrás do que realmente te preenche. Pare de reclamar e faça acontecer os seus sonhos. Afinal, ficar parado não vai resolver!

4. Distanciamento das novas tecnologias

Depois de ter aprendido o software necessário para a conclusão das suas atividades diárias, o que motivaria você a conhecer novos programas e aplicativos?

Ficar alheio aos recursos tecnológicos disponíveis hoje no mercado também é um sinal de estagnação profissional, pois demonstra uma estagnação na carreira profissional.

Busque conhecer e aprender a se virar com a informática e outros recursos. Aprenda sempre e saiba que o investimento não será em vão!

Outra dica muito importante é conversar com pessoas de sua confiança sobre a sua atual situação. Peça ajuda e indicações referentes ao seu atual estágio profissional e corra atrás das atualizações.

Deixe marcas positivas por onde passar e certamente você poderá ser indicado para outros trabalhos mais interessantes. Faça de tudo para espantar a procrastinação, acomodação e pensamentos negativos.

Invista em você, faça um plano de carreira e viva com entusiasmo para alcançar seus objetivos. O sucesso da sua carreira profissional será uma consequência inevitável!

Como estamos passando por um momento de crise, veja em nosso outro artigo dicas para controlar o clima organizacional ao longo dos períodos mais difíceis!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook