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Contar com bons colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma organização. Embora o mercado ofereça cada vez mais pessoas com boa formação técnica, isso nem sempre quer dizer que aquele indivíduo se encaixará perfeitamente nas características buscadas por aquele empreendimento naquele momento. Não existe um modelo de profissional perfeito, que irá sempre fazer tudo corretamente e conforme o esperado. Porém, cada empresa consegue definir, a partir de sua cultura, de seus objetivos e costumes, qual o tipo de colaborador que vai melhor se adaptar ao que é esperado e, como resultado final, trará bons rendimentos. Quer descobrir como definir qual é o perfil ideal de funcionário para sua empresa? Então confira no texto a seguir:

Como encontrar o perfil ideal de funcionário?

São diversas as questões que precisam ser levadas em conta na hora de buscar esse profissional. E a contratação precisa estar adequada, com um processo seletivo que leve em conta tanto a missão e os valores da organização, quanto as necessidades de formação técnica e experiência que esse colaborador precisa oferecer para integrar a equipe.

Para isso, é essencial que os profissionais do RH estejam em perfeita sinergia com o que está sendo buscado, identificando valores pessoais e organizacionais para não correr o risco de contratar um talento cujos objetivos pessoais estejam completamente desalinhados com a cultura da companhia. Quando esse serviço não é bem feito, corre-se o risco de contratar uma pessoa e descobrir na rotina diária que ela não tem condições de integrar a equipe, culminando em um processo de demissão que provavelmente será dispendioso e estressante para todas as partes.

Além da entrevista, que se faz primordial nesta realidade, uma boa forma de analisar esse indivíduo é conhecendo o perfil das empresas que ele trabalhou, sabendo se elas se encaixam no modelo que a sua organização propõe, saber quais atividades ele desenvolvia e por que ele se desligou do cargo. Tudo isso precisa e deve ser levado em consideração.

Características positivas e negativas

Muitas vezes sua empresa precisará mais de alguém empenhado em buscar bons resultados e comprometido em cumprir o que se espera dele, do que um profissional que tem muitas habilidades técnicas adquiridas na faculdade, em cursos, pós-graduações ou MBAs. O cargo e o momento que a organização se encontra contam muito. Para uma posição gerencial, por exemplo, é necessário um perfil com capacidade em desenvolver o negócio e gerar engajamento, ao mesmo tempo em que deve demonstrar habilidades de liderança e comportamento claro e objetivo.

O perfil ideal de funcionário geralmente é aquele que busca crescimento na carreira, interesse em constantes melhorias e alta capacidade de manter contato com pessoas mais experientes na sua área de atuação. Esse deve também buscar feedbacks, se interessar pelas atividades e absorver observações, tanto positivas quanto negativas, sem deixar que isso abale sua atuação. Individualismo, ausência de caráter, pouco caso, falta de ética e espírito de equipe, bem como pouca visão de mercado, são adjetivos que nenhuma companhia deseja para seu quadro e devem ser eliminatórias em qualquer processo de seleção.

É dessa forma que qualquer empresa deve buscar seu perfil ideal de funcionário. Contratar o colaborador ideal é primordial para que as equipes se tornem cada vez mais eficazes e para que os resultados finais sejam ainda mais satisfatórios. E você, está tendo facilidade ao procurar as pessoas certas para sua organização ou ainda falta algo para encontrar o funcionário que melhor se adeque às necessidades da empresa? Conte para nós através dos comentários!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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