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O cenário econômico mundial ainda está em recessão e muitas empresas ainda não sabem ao certo o que fazer para fugir da crise. Com a elevada competitividade e o receio das pessoas em comprar, é fundamental que o empresário aposte em estratégias eficazes de diferenciação no mercado.

Apesar de ser inicialmente desestimulante, esse momento esconde muitas oportunidades interessantes, ainda que muitos gestores e empresários não saibam como identificá-las ou se aproveitar delas.

Quer descobrir que ações adotar para aumentar seus lucros e ganhar mais espaço no seu segmento? Então confira o conteúdo a seguir:

1. Ouça ainda mais os seus clientes

O primeiro passo para fugir da crise é ouvir – e muito – o que os seus clientes têm a dizer. Afinal, em um momento no qual as pessoas estão mais receosas em comprar, a marca ou empresa que atender com mais eficiência às demandas e expectativas das pessoas terá um tremendo diferencial competitivo.

Para conhecer melhor o seu público, você pode pedir aos clientes para preencher pesquisas (com perguntas simples e diretas) e também usar a própria base de dados da sua empresa para obter informações interessantes sobre os consumidores do seu produto ou serviço.

Dessa forma, você pode traçar perfis detalhados e segmentados por idade, gênero, localização, ticket médio, histórico de compras e outros dados.

Essa atitude pode mostrar exatamente o que o seu público precisa e quer da sua empresa e, consequentemente, direcionar melhor suas campanhas.

2. Conte com o poder do Inbound Marketing

Muitos gestores e empresários tendem a ficar estagnados em períodos de crise, mas isso é um tremendo erro. Na realidade, é preciso aproveitar o momento e investir em estratégias mais eficazes para marcar presença no seu segmento, atrair novo público e fidelizar os compradores mais antigos. E, certamente, uma dessas estratégias deve ser o marketing digital.

Ações de Inbound Marketing, como a criação de conteúdo relevante em blogs e campanhas de e-mail marketing, são muito efetivas e pouco dispendiosas. As redes sociais também são fundamentais e perfis da empresa ou Fanpages costumam trazer bons resultados.

Por fim, não se esqueça também de construir um bom site e de traçar uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization – para melhorar o posicionamento da sua empresa ou marca no universo digital.

3. Aposte no diferencial do overdelivering

O overdelivering é uma maneira relativamente nova de encantar os clientes, mas que vem se popularizando muito ao redor do mundo. A estratégia consiste, como diz o nome em inglês, em “entregar algo a mais” para o seu público. Isso quer dizer que, quando uma pessoa fizer uma compra, você deve surpreendê-la com um benefício inesperado.

Para isso, você pode entregar o produto em menos tempo, enviar cupons de desconto para compra de artigos agregados ou oferecer serviços exclusivos para aquele consumidor. O segredo é exatamente provocar o sentimento de admiração e passar, de forma bem efetiva, a certeza de que adquirir algum produto da sua empresa é uma experiência realmente vantajosa.

5. Invista em uma consultoria de gestão empresarial

Investir em uma consultoria de gestão empresarial é uma atitude estratégica, que pode colocar o seu negócio de volta aos trilhos do sucesso.

A consultoria o ajudará a fazer um planejamento inteligente, capaz de melhorar o desempenho sem atrapalhar a hierarquia da organização e oferecer soluções novas para seus problemas antigos.

Ao planejar, você consegue ter uma noção muito mais exata da sua performance e aprimora a gestão do seu empreendimento. Dessa forma, também é possível ter muito mais controle financeiro, o que é primordial em períodos nos quais a conjuntura econômica não permite erros.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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