Estratégia

Entendendo a diferença das vendas Inbound e Outbound

By 29 de julho de 2015 No Comments
Vendas inbound e outbound

São diversos os tipos de estratégias a serem utilizadas na hora de atrair a atenção do consumidor. Desde a abordagem direta, no melhor estilo caçador, ou investindo na atração, deixando seu conhecimento e outros tipos de sedutoras iscas no intuito de iniciar uma relação com aquele que se interessou por sua marca.

Caso não saiba, estes dois casos estão inseridos nos dois tipos de marketing mais comuns, e são classificados com o nome de vendas InboundOutbound. E é sobre isso que vamos falar em nosso post de hoje.

Acompanhe-nos e compreenda melhor!

Diferenças entre vendas Inbound e Outbound

Como são feitas as vendas Outbound?

Este tipo de venda é concluída a partir de uma forma de prospecção de clientes de maneira ativa, ou seja, vamos supor que a conversão se deu a partir do contato realizado com o cliente através de mailings ou listas que foram adquiridas pelo vendedor, e logo após, uma reunião foi marcada para continuar o processo de convencimento.

Isto é o Outbound. Ou seja, é a busca pelo comprador ou contratante de algum serviço por iniciativa da força de vendas através de recursos que busquem convencer o consumidor de maneira imediata.

E a respeito das vendas Inbound?

Nesta modalidade, os contatos são atraídos a partir de conteúdos relevantes disponibilizados em locais que ele possa acessar, normalmente acontecendo através da internet.

Assim, o cliente em potencial é atraído por algum tipo de post, vídeo, e-book, ou outro tipo de produção daquela marca publicada em algum blog, no próprio site do empreendimento, nas redes sociais, ou até mesmo em algum e-mail encaminhado para aquela pessoa.

Ao sentir que aquele conteúdo é interessante e que possa lhe oferecer alguma solução, o consumidor fornece seu contato para que algumas etapas sejam cumpridas na relação entre a marca e este potencial cliente, até que a venda do produto ou serviço e o encantamento do cliente (pós-venda) sejam consolidados.

Vendas Inbound e Outbound: qual é o melhor método?

Definir qual é a forma mais eficaz de se obter sucesso na venda de produtos ou serviços vai depender, na verdade, do que o negócio comercializa.

Muitos poderiam ser taxativos em dizer que o retorno trazido pelo Inbound Marketing seria maior em função do potencial cliente entrar em contato com o vendedor, já previamente interessado no produto ou serviço em função de ter oferecido seus dados para contato. Tal abordagem funciona muito bem para as vendas realizadas na internet, por exemplo.

Mas imagine um empreendimento que comercializa imóveis ou outro que vende iogurtes? É claro que demonstrar conhecimento a respeito do assunto neste caso faz todo a diferença, mas nesta situação, a possibilidade de realizar uma venda é bem maior caso alguém esteja cara a cara oferecendo amostras grátis de um novo produto, ou convidando um potencial cliente para visitar um apartamento decorado.

Pesquise antes de definir a estratégia

O grande segredo para se dar bem no mundo das vendas Inbound e Outbound, antes de definir sua estratégia, é estabelecer e conhecer o público-alvo mais apropriado para seus produtos ou serviços, saber onde estas pessoas estão, realizar testes e estar sempre por dentro das novas tendências no que diz respeito à captação de potenciais clientes.

O empenho da força de captação de compradores na aplicação das vendas Inbound ou das vendas Outbound, será muito mais eficaz após um planejamento bem realizado.

Entedeu as características das vendas Inbound e Outbound? Esteja à vontade para comentar se ainda tem dúvidas a respeito da realização de vendas de diferentes formas.

Compartilhe conosco os seus questionamentos e experiências sobre Inbound e Outbound marketing nos comentários!

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