Skip to main content

Compartilhe isso!

As organizações têm passado por constantes mudanças em seu modelo de gestão organizacional, como resposta ao aumento da competitividade e às flutuações na economia. Por isso, torna-se cada vez mais indispensável a adoção de uma visão abrangente do seu negócio que permita uma análise cuidadosa das ações e processos da empresa.

O planejamento estratégico é um dos processos gerenciais que podem oferecer a qualquer organização, independente do tamanho ou área de atuação, as ferramentas necessárias para o gerenciamento dos processos. O bom planejamento estratégico é responsável por impulsionar a sua empresa na direção mais favorável, auxiliando para que ela possa se antecipar às crises e ameaças por meio do diagnóstico de oportunidades e melhorias. Assim, separamos neste post algumas dicas para você aprender mais sobre a importância do planejamento estratégico para o seu negócio. Confira!

O que é o planejamento estratégico empresarial?

De modo genérico, o planejamento estratégico é um conjunto de compromissos e ações criados para que os planos desejados sejam implementados. Dentro da empresa, o planejamento estratégico funciona como um processo gerencial que vai apresentar, de maneira integrada, um amplo conjunto dos objetivos do seu negócio, definidos a partir da filosofia, da missão e da orientação de sua instituição. Entretanto, não considere o planejamento apenas como uma reunião das aspirações de uma empresa, pois ele inclui também tudo o que precisa ser feito para transformar essas aspirações em realidade.

As vantagens do planejamento estratégico

Aquelas empresas que investem na elaboração e manutenção do planejamento estratégico têm como vantagem a estruturação de metas claras, reconhecimento da área em que atuam, ordenação dos esforços e o estabelecimento de objetivos de longo prazo.

Além de ser uma poderosa ferramenta gerencial, outro benefício do planejamento estratégico é a possibilidade de efetivar planos de ação exclusivos, que diferenciam o seu negócio da concorrência, seja porque eles não conseguirão copiar, seja porque eles consideram custosos demais para imitar.

Por último, o planejamento estratégico serve ainda como um instrumento pedagógico a partir do momento em que ele estimula a ação, a criatividade e o raciocínio crítico dos colaboradores que atuam nos vários níveis da sua empresa.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook