Estratégia

Usando o Método SWOT para planejamento estratégico

By 24 de junho de 2015 No Comments
Método SWOT para planejamento estratégico

Análise SWOT é uma ferramenta simples, mas poderosa para o planejamento estratégico de qualquer organização. Ela permite analisar a situação atual do negócio e tirar conclusões que irão ajudá-lo no futuro.

Usar o método SWOT para planejamento estratégico implica em reconhecer elementos internos e externos que afetam o cumprimento dos objetivos pretendidos pela empresa.

Veja, nesta postagem, detalhes importante que vão ajudá-lo a usar esta metodologia de forma ágil e prática.

Dicas para o uso do método SWOT para planejamento estratégico

As informações obtidas por meio do método SWOT para planejamento estratégico ajudarão a definir ações futuras e tornarão mais fácil a maneira de abordar a solução de possíveis problemas.

Uma vez feita a análise, você pode potencializar os elementos positivos, minimizar ou evitar os elementos negativos e ainda ter suporte para:

  • Tomar melhores decisões;
  • Planejar objetivos mais concretos e realizáveis;
  • Identificar os recursos necessários ao negócio;
  • Reconhecer as vantagens e desvantagens de diferentes opções e alternativas;
  • Definir prioridades;
  • Rever ou atualizar o seu planejamento estratégico.

Entendendo os níveis de diagnóstico                          

O diagnóstico da matriz SWOT é composto por dois níveis: a análise interna e a análise externa.

A primeira consiste em fatores que fazem parte da rotina da sua empresa e nos quais você pode exercer o controle. Já a segunda, refere-se a elementos que estão fora da organização, que interagem com ela e que a afetam, mas não sobre os quais não se tem controle direto.

Na perspectiva interna:

Essa análise deve verificar os pontos fortes e fracos da empresa: Elementos positivos e negativos que constituem o seu negócio e os recursos para atingir seus objetivos. Exemplos disso podem ser: a clareza dos objetivos de negócio, a motivação da força de trabalho, a reputação da marca, entre outros.

Na perspectiva externa:

Essa análise deve considerar quais são os elementos do ambiente que a sua empresa pode (e deve) levar em consideração para a realização eficaz de suas metas e objetivos. Estes elementos podem ser sociais, econômicos, políticos, ambientais ou tecnológicos. Alguns exemplos são: a concorrência de outras organizações, novas tecnologias, necessidades não atendidas no mercado, impactos  da política econômica, entre outros.

Diagnóstico estratégico da análise SWOT

A análise SWOT oferece um olhar adequado aos gestores para as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente, a fim de obter o equilíbrio adequado entre a estratégia interna e competitividade externa.

Uma vez que o objetivo final do método SWOT para planejamento estratégico é encontrar a posição para onde o negócio deve se mover e observar a concorrência, esta análise nos ajuda a ter uma visão geral da empresa, apontando o que é necessário procurar para identificar e medir os seus pontos fortes.

Sempre temos de nos concentrar em melhorar os nossos pontos fortes para compensar nossas fraquezas e aproveitar as oportunidades para tornar o negócio rentável, evitando assim certas ameaças.

É essencial realizar uma análise SWOT periodicamente para nos ajudar a avaliar nossa competitividade no mercado, valendo-se dela como uma ferramenta para propor possíveis novas estratégias.

E lembre-se que conduzir a análise SWOT como base para a realização ou revisão do plano de negócio ajuda a eliminar a subjetividade no processo de tomada de decisão, tornando, assim, a ferramenta realmente útil ao planejamento estratégico da empresa.

E então? Alguma dúvida sobre a importância de considerar o método SWOT para planejamento estratégico de sua empresa? Então conte para nós deixando seu comentário.

Veja também em nosso blog: Matriz de decisão: saiba o que é e veja exemplos de aplicação

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