Category

Estratégia

Análise competitiva de mercado: 5 métodos que funcionam!

By | Estratégia | No Comments
Análise competitiva de mercado

A análise competitiva de mercado é uma prática que serve para qualquer tipo de empresa: pequena, média, grande, iniciante ou já consolidada.

Por meio dela, é possível conhecer melhor o mercado em que o negócio está inserido, além de compreender o seu potencial competitivo e descobrir como explorá-lo de maneira eficiente.

Esse tipo de análise mercadológica fornece informações valiosas que permitem entender como os concorrentes atuam e se posicionam.

Assim, a empresa pode adotar estratégias mais assertivas e com base em dados concretos.

Mas como fazer uma análise competitiva de mercado?

Confira agora os 5 principais métodos.

Read More

Conheça os tipos de planejamento estratégico que podem impulsionar o seu negócio

By | Estratégia | No Comments
Tipos de planejamento estratégico

Você sabe quais são os tipos de planejamento estratégico?

No mundo corporativo, planejar é definir caminhos que levarão a empresa ao sucesso: As decisões que devem ser tomadas no presente e as ações que serão realizadas longo de um cronograma para se alcançar um cenário futuro desejado.

E isso é válido para negócios de pequeno, médio ou grande porte, não importa: toda empresa precisa de planejamento.

O bom planejamento é aquele que determina, antecipadamente, quais, quando e como determinadas ações devem ser tomadas para que se alcance objetivos específicos.

As organizações que planejam são capazes de otimizar seus recursos e de tomar decisões mais assertivas e eficientes, o que reflete nos resultados positivos e no crescimento da empresa.

Read More

Quer saber como fazer uma análise SWOT da sua empresa? Confira o passo a passo

By | Estratégia | No Comments
Como fazer uma análise SWOT da sua empresa

Para saber quais estratégias adotar para melhorar cada vez mais os resultados de sua empresa, é imprescindível, antes de qualquer tomada de decisão, realizar uma boa análise.

Mas muitos gestores ficam em dúvida sobre quais metodologias e ferramentas estratégicas são mais adequadas para fornecer uma visão certeira de seus negócios.

Entretanto, há técnicas no mundo corporativo que são reconhecidas por sua execução eficaz em diversos tipos de negócios.

Uma das mais famosas é a chamada análise SWOT.

Todo empresário já deve ter, pelo menos, ouvido falar dessa sigla.

Mas não são todos que realmente sabem como fazer uma análise SWOT da sua empresa, na prática.

Por isso, podem estar deixando de aproveitar uma importantíssima ferramenta, capaz de auxiliar no planejamento estratégico de sua organização e influenciar positivamente em seus resultados.

Quer aprender como fazer uma análise SWOT da sua empresa?

Read More