Skip to main content

Compartilhe isso!

 Um bom clima organizacional pode beneficiar a empresa em diversos aspectos, já que funcionários trabalhando em um bom ambiente empresarial desempenham suas funções com mais qualidade, rendem mais e repassam uma imagem positiva da organização para outras pessoas, independentemente do momento em que a empresa ou a economia se encontram. Neste post você vai conhecer 5 dicas para melhorar o clima organizacional de sua empresa e utilizar a harmonia no ambiente de negócios como um diferencial competitivo.

Mostre a importância do clima organizacional

O meio organizacional pode ser definido como uma atmosfera de características próprias de uma organização. O clima organizacional está ligado às qualidades de um ambiente empresarial e de como ele é percebido por seus colaboradores.

Desta forma, é preciso mostrar a importância que um bom clima organizacional tem para todos os níveis hierárquicos e que um ambiente de harmonia e com regras bem definidas pode ser vantajoso para todos. Também é preciso mostrar de forma clara os papéis de cada um dos envolvidos e a necessidade de engajamento de todos para um bom clima organizacional.

Ofereça oportunidades e reconheça talentos

Para que os funcionários estejam motivados e engajados, é preciso frequentemente oferecer oportunidades e reconhecer os talentos que se destacam em sua organização. As empresas que valorizam os funcionários são reconhecidas de forma positiva não só pelos colaboradores, mas pela sociedade em geral.

Permita o equilíbrio da vida pessoal e profissional

Outro tópico muito importante e que pode afetar positivamente o clima organizacional é a possibilidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Horários flexíveis, auxílio-creche ou ainda a existência de academia e outras amenidades no ambiente de trabalho tendem a estimular muito mais os funcionários do que a própria remuneração oferecida.

Ofereça programas de capacitação e aperfeiçoamento

A melhoria contínua nos processos e, por consequência, no clima organizacional, pode ser fomentada com programas de capacitação e aperfeiçoamento, que além de mostrarem a importância que os colaboradores têm para a organização, ainda permitem a estes o conhecimento adequado para que desempenhem suas funções da melhor forma possível, fazendo com que a empresa também ganhe em produtividade.

Avalie e dê feedbacks

O estabelecimento de um programa de avaliação pode contribuir com a evolução do clima organizacional de uma empresa. Entretanto, é preciso criar diretrizes claras e objetivos bem definidospara cada um dos funcionários, demonstrando onde este está e para onde ele pode evoluir.

feedback também deverá ser um aliado neste processo, já que o funcionário tem que ser avaliado e conhecer seus pontos fortes e fracos para que continue desenvolvendo e melhorando sua performance.

Realize uma gestão integrada

Um dos grandes problemas no clima organizacional das empresas é a falta de integração entre as diferentes áreas. Para que o trabalho flua bem e os objetivos sejam alcançados, é necessário que todas as equipes estejam alinhadas e em sintonia. Por isso, é muito importante fazer um planejamento estratégico, realizar uma gestão integrada e definir metas e diretrizes claras que sejam do conhecimento dos funcionários. Assim, todos os profissionais podem se unir em torno dos mesmos objetivos, melhorando a sensação de pertencimento e o trabalho em equipe.

Ao seguir estas dicas, você contribuirá para melhorar o clima organizacional da sua empresa e, consequentemente, terá funcionários mais motivados e produtivos. Quer mais dicas? Então clique aqui e veja outro artigo sobre gestão de desempenho!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook