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A gestão empreendedora sustentável é uma forma de crescimento seguro e contínuo. É um crescimento planejado de acordo com os recursos da empresa e a situação real do mercado.

Muitos empreendedores cometem o erro de focar muito no seu crescimento como critério de sucesso. No entanto, é preciso ter atenção, uma vez que o crescimento mal planejado pode ser uma rota direta para o fracasso. Uma boa metáfora para isso é o crescimento humano: não viramos adultos de um dia para o outro. É um processo lento e gradual, no qual o corpo cria condições ideais para sustentar o crescimento.

Em uma empresa, a dinâmica do crescimento é igualmente complexa: os gastos que você tem com o crescimento não são proporcionais a ele. Com um crescimento expressivo repentino, a sua empresa pode migrar para outro regime fiscal ou ter de se adaptar a novas regras da legislação do trabalho, por exemplo.

Com isso, os gastos podem ser bem maiores do que o crescimento poderia bancar. Assim, caso cresça demais ou cresça sem planejamento, uma empresa que tinha um caixa consistentemente positivo pode se ver mergulhada em dívidas. Confira algumas dicas para ter uma gestão empreendedora sustentável:

Gestão financeira consciente

Conforme dissemos, há empreendimentos que, mesmo com todas as métricas favoráveis, acabam falindo por falta de caixa. Nesses casos, as empresas vendem muito e rápido, o lucro é alto, há vários clientes na carteira, mas tudo isso é feito a um custo muito grande, com uma alta dívida agregada.

É preciso ter em mente que crescer demanda muita nutrição. Você precisará fazer promoções para agradar clientes, diminuindo o influxo de capital, e deverá investir bastante em marketing, contratações e infraestrutura, interferindo no fluxo de caixa. Com isso, o dinheiro passa a ser cada vez mais curto, apesar da sua empolgação.

Por isso, sua gestão financeira deve ser personalizada. Para tal, você deverá conhecer profundamente a situação de sua empresa e acompanhar métricas e indicadores ao longo do tempo. Também é importante fazer investimentos pequenos para ver como seu negócio responde a cada um deles e, então, escolher quais são os melhores a curto e a longo prazo.

Gestão de infraestrutura

O crescimento do seu negócio deverá ser acompanhado de mudanças em sua infraestrutura. Pensando em uma empresa de software em nuvem, por exemplo, à medida que se ganha mais clientes, precisará de novos computadores e servidores. Todavia, há um momento em que o crescimento chega a um limite da sua capacidade atual, mesmo com a substituição eventual de equipamentos. Então, nesse caso, você deve reformular todo o setor de TI para responder ao crescimento.

Por isso, o crescimento deve ser acompanhado e planejado. Assim, você poderá substituir os equipamentos gradualmente, sem interromper o seu serviço e, ainda, conseguindo um maior tempo de negociação com os fornecedores e os financiadores.

Gestão de Recursos Humanos

Aqui, recomendamos um maior cuidado: não adianta crescer sobrecarregando seus funcionários. Muitos empreendedores, para continuar crescendo sem aumentar os gastos, acabam cometendo o erro de colocar mais trabalho para a sua equipe, em vez de aumentá-la.

 

Com isso, os funcionários vão acumulando estresse e a sua produtividade diminui bruscamente. Nesse caso, você acabará contratando novos funcionários quando for tarde demais e a equipe já estiver indisposta em contribuir com o crescimento da empresa.

Outra razão para prestar atenção a esse quesito é que há consequências legais, como taxas e tributos que são pagos a partir da referência do número de funcionários. O Microempreendedor Individual, por exemplo, só pode ter até um funcionário – ultrapassando esse número, a empresa deverá mudar de regime empresarial.

Por todos esses motivos, não se pode empolgar com o crescimento, tomando-o como sinônimo de sucesso imediato da empresa. Pelo contrário, ele deve ser um momento de prudência e, acima de tudo, muito planejamento. Pense e planeje antes de qualquer passo que der!

Está vendo colegas cometendo erros para uma gestão empreendedora sustentável? Compartilhe o link desta postagem e salve-os dessa armadilha!

 

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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