Gestão de pequenas empresas: como controlar pequenos negócios

By | Gestão Empresarial | No Comments
gestão de pequenas empresas

A gestão de pequenas empresas pode não ser tão simples quanto parece. Isso porque, independente do tamanho da empresa, existem tarefas complexas que devem ser executadas todos os dias.

Além das rotinas administrativas comuns, como as tarefas contábeis e fiscais, ainda há áreas como marketing e gestão de pessoas que devem ser gerenciadas com eficiência, de modo a gerar resultados a curto e a longo prazo, uma vez que disso pode depender a sobrevivência da pequena empresa.

Read More

Entenda as 5 etapas do diagnóstico organizacional e sua importância para entender melhor seu negócio

By | Gestão Empresarial | No Comments
Etapas do diagnóstico organizacional

Um mercado sujeito a instabilidades econômicas frequentes torna desafiador, para as empresas, a busca de bons resultados de maneira contínua e sustentável.

Nesse cenário, cabe aos gestores buscarem as soluções necessárias para resolver as dificuldades da empresa, sempre que elas se apresentarem.

E, como nos orienta a tão conhecida matriz SWOT, se a observação do ambiente externo (que não podemos controlar) mostra ameaças ou oportunidades, é preciso analisar o ambiente interno da empresa, aquele que controlamos, para descobrir o que precisa ser melhorado e quais os pontos fortes a serem aproveitados.

E a melhor maneira de fazer isso é com um bom diagnóstico organizacional.

Realizar todas as etapas do diagnóstico organizacional pode prevenir problemas de crescimento, dificuldades em se manter competitivo frente à concorrência ou o planejamento de investimentos para expandir suas atividades.

Read More

Conheça os Estilos de gestão empresarial mais usados nas organizações

By | Gestão Empresarial | No Comments
Estilos de gestão

Murros na mesa e gritaria? Ou consenso, orientação e feedback? Qual seu estilo de gestão empresarial?

Os resultados de uma empresa são fortemente influenciados pelos estilos de gestão empresarial adotados internamente.

Eles podem ser responsáveis pela alta produtividade da equipe e o bom andamento dos processos internos ou prejudicar o ambiente organizacional, afetando relacionamentos e a atuação da empresa.

Nesse contexto, o gestor deve estar consciente que é sua responsabilidade definir a comunicação por meio de seu estilo de gestão empresarial.

Sendo a grande referência para os demais integrantes do seu time, suas tomadas de decisões, julgamentos e ações influenciam o comportamento dos demais colaboradores.

Read More